terça-feira, 19 de abril de 2011

Pronunciamento dos Vereadores no dia 19 de abril de 2011

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) exibiu em plenário, reportagem veiculada por redes de televisão de Minas Gerais, que colocam em dúvida a qualidade da água fornecida pela COPASA. O vereador utilizou as reportagens para questionar se há segurança na qualidade da água que é fornecida à população divinopolitana. Geraldinho da Saúde questionou também a eficiência da distribuição de água da empresa, já que moradores da região dos bairros Padre Eustáquio e Santa Lúcia ficaram por cinco dias sem água. Em seu pronunciamento o parlamentar relatou ainda falhas no atendimento à população e demora em apresentar solução para os problemas. O Vereador informou que estará encaminhando um ofício para a COPASA solicitando informações sobre a segurança dos reservatórios de água do município no que diz respeito à qualidade da água conservada nestes locais.

Durante o seu pronunciamento o Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) exibiu em plenário um vídeo que mostra a conclusão das obras de infraestrutura em ruas do bairro Jardim das Oliveiras.  O local recebeu obras de pavimentação, canalização e acabamento. Rodyson do Zé Milton apresentou também os pontos do bairro onde há necessidade de melhor sinalização de trânsito. O Vereador informou que na próxima semana exibirá novas imagens durante a Reunião Ordinária da Câmara, desta vez mostrando as melhorias realizadas no “Canto da Mina”.

           
Durante seu pronunciamento, o Vereador Adair Otaviano (PMDB) leu em plenária matéria publicada por jornal local, na qual é relatado o drama vivido por moradores dos bairros Padre Eustáquio, Santa Lúcia e Davanuze que há cerca de cinco dias estão com o abastecimento de água interrompido. Adair Otaviano pediu que a COPASA cumpra com sua obrigação contratual de fornecer água para todas as residências divinopolitanas. Em seu pronunciamento, Adair Otaviano apresentou também, o Projeto de lei de sua autoria que proíbe o uso de aparelhos sonoros, exceto com uso de fone, nos veículos que prestam o serviço de transporte coletivo na cidade. A justificativa do Vereador é de que o uso de aparelhos prejudica o trabalho dos motoristas e incomoda os passageiros.

O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) utilizou seu pronunciamento para protestar contra a falta de água que se tornou freqüente na região dos bairros Padre Eustáquio e Santa Lúcia. Na última interrupção do abastecimento moradores ficaram cinco dias sem água. O pronunciamento do vereador foi interrompido com a chegada de manifestantes desta região da cidade que protestavam justamente contra o mesmo problema que motivou o discurso do parlamentar. Ao concluir seu pronunciamento, Hilton de Aguiar, na companhia dos Vereadores Rodyson do Zé Milton, Hilton de Aguiar e Edmar Rodrigues, se reuniu com os moradores destes bairros para tratar do problema da falta de água.

O Vereador Milton Donizeti (PRTB), anunciou em plenário que está apresentando na Câmara, Projeto de Lei de sua autoria, que estabelece ações para intensificar o combate ao uso de drogas no município e pediu apoio aos vereadores para que a proposta seja aprovada. Milton Donizeti também abordou o assunto da falta de água em alguns bairros da cidade e afirmou que já tentou vários contatos com o Gerente Regional da empresa, o Sr. Carlos Edésio, mas que não recebeu nenhuma resposta. Finalizando, Milton Donizeti apresentou em plenário a Revista Essencial que é produzida em Divinópolis e que segundo o mesmo apresenta um conteúdo de excelente qualidade.

O Vereador Beto Machado (PSDB) informou em seu pronunciamento, que já comunicou a Prefeitura sobre o não cumprimento da lei que obriga os bancos a instalarem guarda-volumes para uso de clientes. O vereador lembrou que a multa pode chegar a quase cem mil reais e pediu que o setor de fiscalização da Prefeitura inicie o trabalho de autuação das agências bancárias que ainda não estão cumprindo a lei. Beto Machado informou também que esteve reunido com representantes da Sociedade Columbófila de Divinópolis que anunciaram a realização de uma revoada de pombos no aniversário de 99 anos de Divinópolis. Beto Machado finalizou pronunciamento falando sobre a ineficiência da Lei do Desarmamento que segundo ele não resolve o problema da violência, já que o cidadão de bem não é violento e não anda armado, sendo este um hábito de pessoas ligadas ao exercício da criminalidade.

O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) abriu seu pronunciamento falando sobre os transtornos causados pela falta de água em alguns bairros da cidade e cobrou um posicionamento mais firme junto a COPASA, que não tem atendido de maneira adequada todos os bairros da cidade. Edmar Rodrigues informou também, que representantes da COPASA estiveram reunidos com a equipe da Prefeitura Municipal de Divinópolis e na oportunidade se comprometeram a trabalhar para que não ocorram novas interrupções no abastecimento de água na região dos bairros Padre Eustáquio e Santa Lúcia. Edmar Rodrigues pediu também a Presidência da Câmara que agende uma reunião com representantes da COPASA e também da SETTRANS, para tratar de constantes demandas relacionadas a esta empresa e a esta secretaria, que tem motivado muitas denúncias nos gabinetes dos vereadores da Câmara Municipal.

O Vereador Paduano (DEM) usou seu pronunciamento na Câmara Municipal para noticiar o passamento do ex-vereador Totonho Carvalho. Paduano relatou em plenário um breve histórico do político, ressaltando a grande contribuição que o mesmo deu para o desenvolvimento do Distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida). O pronunciamento de Paduano foi aparteado pelo vereador Beto Machado (PSDB), que sugeriu inclusive que seja pedido ao Deputado Estadual Fabiano Tolentino que apresente projeto de lei denominando a AMG 335 com o nome de Rodovia Totonho Carvalho.

O Vereador Roberto Bento (PTdoB) fez pronunciamento cobrando a conclusão das obras de infraestrutura que foram iniciadas na região dos bairros Terra Azul, Costa Azul, Quinta das Palmeiras e Maria Peçanha. O Vereador diz que o local enfrenta sérios problemas, como falta de pavimentação, rede de esgoto e excessivo número de lotes vagos que tem favorecido a ação de criminosos e o surgimento de animais peçonhentos. Ao término do seu pronunciamento Roberto Bento também abordou a situação dos bairros Padre Eustáquio, Santa Lúcia e Santa Rosa, que segundo ele sofrem há 10 anos com as constantes interrupções no abastecimento de água.

O Vereador Edson Sousa (PDT) apresentou em plenário uma série de planilhas gráficas nas quais estavam dados sobre a progressão do número de multas de trânsito aplicadas no município e Divinópolis. O Vereador entende que o crescimento foi exagerado quando comparadas as médias anuais, mensais e diárias de multas de trânsito aplicadas na atual gestão municipal e na gestão passada. Édson Sousa conclui seu raciocínio informando que enquanto em Belo Horizonte o número de autos de infração caiu nos últimos anos, em Divinópolis ele tem apresentado crescimento gradual.