quarta-feira, 20 de julho de 2011

Câmara lamenta o falecimento do empresário Mayrinck Pinto de Aguiar


A Câmara de Vereadores de Divinópolis lamenta o falecimento, ocorrido às 11 horas desta quarta-feira, dia 20 de julho, do empresário Mayrinck Pinto de Aguiar, Diretor Presidente e Fundador do Sistema MPA de Comunicação que compreende as Rádios Minas AM/FM, Nova FM e 94 FM, Portal MPA e TV Candidés.

Com 80 anos de idade completos no último dia 14 de maio, Mayrinck Pinto de Aguiar se encontrava internado no Hospital São João de Deus devido a problemas de saúde, não respondeu ao tratamento, vindo a falecer na manhã desta quarta-feira.
Mayrinck Pinto de Aguiar,  filho de Arthur Pinto e Marti das Dores Aguiar, nasceu em 14 de maio de 1931, em Mateus Leme, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Mudou-se para Divinópolis em 1947, onde começou a sua trajetória como radiofusor. Em abril de 1961, seu tio, o Coronel Jovelino Rabelo, fundador da Rádio Cultura de Divinópolis, LTDA, propôs a ele uma sociedade na rádio. Assim, Mayrinck passou a administrar a emissora fundada em 1946.

Ao assumir a administração da emissora, Mayrinck percebeu que além de não ter certeza dos anunciantes locais, a situação financeira da rádio era precária. A partir daí, o jovem administrador resolveu colocar no ar todos os acetatos comerciais de clientes nacionais, dando a impressão que a rádio havia mudado e, dessa forma, chamou a atenção dos anunciantes locais que fizeram contratos com a Rádio Cultura gerando lucros.

Depois dos lucros, Mayrinck Pinto de Aguiar pode investir em um novo transmissor caciqued de 1000 watts e passou a ser presença garantida em todos os eventos políticos, esportivos e religiosos da cidade, criando então a forte identidade com a comunidade.

A sua trajetória não parou por aí. Em 1968 fundou com Januário Carneiro a AMIRT ( Associação Mineira de Rádio e Televisão) e durante oito anos compôs a chapa como vice-presidente. No ano de 1980, Mayrinck inaugurou a primeira rádio FM do Centro-Oeste, que foi a Rádio Castelo Branco Ltda. 94,5 (Rádio 94 FM). Após um longo período de adaptações, fundou mais uma emissora a Rádio Brasileira de Divinópolis Ltda. (Rádio Nova 95, MHZ) e logo depois a Rádio Minas 99,3 FM (antiga Rádio Cultura), que agora opera também em FM. Mesmo sendo AM até 2008, a Rádio Minas conseguiu consolidar-se com a maior audiência entre as emissoras AM e FM da cidade.

Atualmente, a Rádio mantém mais de sete horas de jornalismo voltado para as notícias locais e conta com uma sede de 1.200 metros quadrados bem no centro de Divinópolis onde emprega mais de 50 pessoas.

Deixa três filhos e esposa mais um legado de empreendedorismo ao se tornar o patriarca da radiofusão em Divinópolis e região. Sua visão empreendedora permitiu a criação de várias outras empresas que geraram emprego, renda e desenvolvimento econômico para o município.

Mayrinck Pinto de Aguiar recebeu da Câmara de Divinópolis em 2007 o Título de Cidadão Honorário devido a sua contribuição histórica para o progresso da cidade.

O Corpo do empresário está sendo velado no Plenário Vereador Dr. Zózimo Ramos Couto e o sepultamento está previsto para às 17h no Cemitério do Centro. Devido ao passamento do empresário o Presidente da Câmara Ver. Pr. Paulo César através da portaria CM 124 decretou luto oficial com expediente no legislativo se encedrrado às 15h.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Câmara recebe visita de Vereador Presidente de Catanduva-SP


O Presidente da Câmara de Vereadores de Divinópolis Vereador Pr. Paulo César (PRB) recebeu hoje em seu gabinete o Presidente da Câmara de Catanduva-SP, Daniel Palmeira (PDT), que a caminho de Betim fez uma visita cordial para troca de experiências e conhecer o funcionamento da Câmara de Divinópolis.

Na companhia do Presidente da Câmara de Divinópolis, o Vereador de Catanduva conheceu toda a estrutura do legislativo divinopolitano, em especial a TV Câmara que tem sido referência para várias cidades brasileiras devido a sua importância como ferramenta democrática e de promoção social.

Em sua visita, o Vereador Daniel Palmeira pode verificar os equipamentos e a tecnologia empregados para que aconteçam as transmissões também via NET Câmara e trocou informações sobre a produção de conteúdo e veiculação de programas através da TV do Legislativo.

Fantasia e Realidade em desenhos inspirados em HQ e animação no Espaço GTO



Pode ser visitada no Espaço Cultural GTO na Câmara de Vereadores de Divinópolis até o próximo dia 05 de agosto, a Exposição “Meu Mundo: Fantasia e Realidade” do artista Raphael Silva de Oliveira com desenhos baseados no universo dos quadrinhos e da animação.

Nascido em 1986, o artista passou sua infância e adolescência no bairro Porto Velho e desde criança já manifestava seu talento através de desenhos feitos à lápis. Com a entrada no mercado brasileiro dos desenhos animados japoneses e dos quadrinhos produzidos pela Marvel Comics, Raphael absorveu influência deste estilo e passou produzir peças com este tipo de traçado.

Em 2001, por volta dos 15 anos de idade, o desenhista iniciou estudos de pintura com a artista e professora Carol Canto frequentando as aulas por pouco tempo. Apesar de não ter seguido com a pintura, Raphael Silva de Oliveira absorveu algumas técnicas deste estilo e passou a incorporá-las em sua arte.

Hoje, estudante universitário vem aos poucos incorporando também os recursos de informática em seus trabalhos utilizando principalmente as ferramentas de photoshop para seus trabalhos individuais ou sob encomenda.

Além dos desenhos, o artista também produz máscaras utilizando a técnica de papel machê e confeccionadas em bisquit externando também através destas formas suas fantasias e sentimentos realistas.

A exposição pode ser visitada de 12h às 18h no Espaço Cultural GTO no segundo piso da Câmara de Divinópolis na Rua São Paulo, 277 ( quarteirão fechado).

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Câmara sedia segunda reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos



A Câmara de Vereadores sedia nesta terça-feira, 19 de julho, às 19h, a segunda reunião com a Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos e Compositores.

O encontro, solicitado pelo Vereador Beto Machado (PSDB), presidente da Frente, objetiva apresentar as alterações feitas na lei municipal que obriga a contratação de músicos divinopolitanos para os eventos que forem realizados na cidade.

Outro assunto a ser abordado é a proposta de extinção da exigência da carteira da Ordem dos Músicos do Brasil para se apresentar na cidade. A reunião irá debater também a dificuldade que a classe vem enfrentando para encontrar espaços adequados para suas apresentações.

Além de músicos e compositores, a reunião contará com a presença de vereadores e imprensa local.