quarta-feira, 20 de julho de 2011

Câmara lamenta o falecimento do empresário Mayrinck Pinto de Aguiar


A Câmara de Vereadores de Divinópolis lamenta o falecimento, ocorrido às 11 horas desta quarta-feira, dia 20 de julho, do empresário Mayrinck Pinto de Aguiar, Diretor Presidente e Fundador do Sistema MPA de Comunicação que compreende as Rádios Minas AM/FM, Nova FM e 94 FM, Portal MPA e TV Candidés.

Com 80 anos de idade completos no último dia 14 de maio, Mayrinck Pinto de Aguiar se encontrava internado no Hospital São João de Deus devido a problemas de saúde, não respondeu ao tratamento, vindo a falecer na manhã desta quarta-feira.
Mayrinck Pinto de Aguiar,  filho de Arthur Pinto e Marti das Dores Aguiar, nasceu em 14 de maio de 1931, em Mateus Leme, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Mudou-se para Divinópolis em 1947, onde começou a sua trajetória como radiofusor. Em abril de 1961, seu tio, o Coronel Jovelino Rabelo, fundador da Rádio Cultura de Divinópolis, LTDA, propôs a ele uma sociedade na rádio. Assim, Mayrinck passou a administrar a emissora fundada em 1946.

Ao assumir a administração da emissora, Mayrinck percebeu que além de não ter certeza dos anunciantes locais, a situação financeira da rádio era precária. A partir daí, o jovem administrador resolveu colocar no ar todos os acetatos comerciais de clientes nacionais, dando a impressão que a rádio havia mudado e, dessa forma, chamou a atenção dos anunciantes locais que fizeram contratos com a Rádio Cultura gerando lucros.

Depois dos lucros, Mayrinck Pinto de Aguiar pode investir em um novo transmissor caciqued de 1000 watts e passou a ser presença garantida em todos os eventos políticos, esportivos e religiosos da cidade, criando então a forte identidade com a comunidade.

A sua trajetória não parou por aí. Em 1968 fundou com Januário Carneiro a AMIRT ( Associação Mineira de Rádio e Televisão) e durante oito anos compôs a chapa como vice-presidente. No ano de 1980, Mayrinck inaugurou a primeira rádio FM do Centro-Oeste, que foi a Rádio Castelo Branco Ltda. 94,5 (Rádio 94 FM). Após um longo período de adaptações, fundou mais uma emissora a Rádio Brasileira de Divinópolis Ltda. (Rádio Nova 95, MHZ) e logo depois a Rádio Minas 99,3 FM (antiga Rádio Cultura), que agora opera também em FM. Mesmo sendo AM até 2008, a Rádio Minas conseguiu consolidar-se com a maior audiência entre as emissoras AM e FM da cidade.

Atualmente, a Rádio mantém mais de sete horas de jornalismo voltado para as notícias locais e conta com uma sede de 1.200 metros quadrados bem no centro de Divinópolis onde emprega mais de 50 pessoas.

Deixa três filhos e esposa mais um legado de empreendedorismo ao se tornar o patriarca da radiofusão em Divinópolis e região. Sua visão empreendedora permitiu a criação de várias outras empresas que geraram emprego, renda e desenvolvimento econômico para o município.

Mayrinck Pinto de Aguiar recebeu da Câmara de Divinópolis em 2007 o Título de Cidadão Honorário devido a sua contribuição histórica para o progresso da cidade.

O Corpo do empresário está sendo velado no Plenário Vereador Dr. Zózimo Ramos Couto e o sepultamento está previsto para às 17h no Cemitério do Centro. Devido ao passamento do empresário o Presidente da Câmara Ver. Pr. Paulo César através da portaria CM 124 decretou luto oficial com expediente no legislativo se encedrrado às 15h.