terça-feira, 9 de agosto de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 09 de agosto de 2011


O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) elogiou a postura da cidadã Neusa Maria Dias que usou a Tribuna Livre da Câmara para denunciar a ausência de galerias para drenagem pluvial na Rua Iguatama no bairro Bom Pastor, o que tem feito com que a água das chuvas entrem em sua residência. Hilton de Aguiar afirma que várias residências da cidade enfrentam o mesmo problema e não tem conseguido a sensibilidade por parte dos setores responsáveis na Prefeitura Municipal. Hilton de Aguiar informou também sobre o atendimento de sua indicação para que fosse instalado um redutor de velocidade (quebra-molas) na proximidade da Igreja do bairro Interlagos.  O Parlamentar também utilizou seu pronunciamento para pedir que seja feita a recomposição do “passeio” da Rua Bom Sucesso que foi danificado devido às obras realizadas no local o que está fazendo com que as pessoas tenham que trafegar pelo “meio da rua”. Hilton de Aguiar reclamou ainda da medida adotada pela loja da Avenida Primeiro de Junho do Supermercado ABC, que está cobrando para que seja utilizado o seu estacionamento. O parlamentar entende que este serviço deveria ser gratuito já que o cliente está fazendo compras no local. Hilton de Aguiar sugeriu que os cidadãos divinopolitanos optem por comprar em outros estabelecimentos da cidade que oferecem estacionamento gratuitamente.

  
O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) abriu seu pronunciamento manifestando solidariedade à Tribuna Neusa Dias e denunciou que a Rua Noel Rosa no bairro Bela Vista também enfrenta o mesmo problema: a falta de drenagem pluvial provocando inundações nas residências. Em seguida, Edmar Rodrigues reforçou a necessidade de se mobilizar as lideranças da cidade para que seja feita a ligação da BR 494 com o Aeroporto de Divinópolis. Segundo o Vereador seria uma excelente alternativa para se desafogar o trânsito na região Central da cidade. Edmar Rodrigues sugeriu também que seja revista a legislação municipal que trata da ligação de água nas residências divinopolitanos que muitas vezes oneram o cidadão. O parlamentar acredita que estas ligações, que hoje são pagas pelo cidadão poderiam ser feitas pelo município, através de parceria com a COPASA. O Vereador sugere que no momento em que seja liberado o alvará de construção, que já seja providenciada a instalação da extensão de rede. Edmar Rodrigues elogiou também a realização do Encontro de agronegócios realizado no Parque de Exposições durante o final de semana e que possibilitou ao público além da troca de experiências, a oportunidade de acompanhar palestras importantes para o setor. Edmar Rodrigues também utilizou seu pronunciamento para parabenizar o Prefeito Vladimir Azevedo pela posse como Presidente da Frente Mineira de Prefeitos que acontecerá na próxima quinta-feira. Edmar Rodrigues informou também que agora tem certeza da construção da sede própria da Prefeitura de Divinópolis no antigo terreno da FACED já que as pendências legais foram extintas com o arquivamento do Projeto que questionava a transação jurídica realizada


O Vereador Edson Sousa (sem partido) utilizou seu pronunciamento para informar que a polêmica em torno da reaquisição do terreno da FACED para construção da sede própria do município não está encerrada. Edson Sousa elogiou o Jornal Gazeta do Oeste e o site Divinews que segundo o parlamentar lidaram com a questão de maneira imparcial. Edson Sousa diz que tem prazo para contradizer a decisão da justiça. O parlamentar criticou o Jornal Agora que segundo ele não presta informações com clarezas por ter linha editorial simpática ao Prefeito Vladimir Azevedo. Edson Sousa não concorda com a Prefeitura de Divinópolis pagar para reaver o terreno que foi doado á FACED. O parlamentar afirma que não é contra a construção de uma sede própria para o município, mas que não concorda com a Prefeitura pagar para reaver um terreno que foi doado e não foi utilizado para sua finalidade.


O Vereador Beto Machado (PSDB) utilizou seu pronunciamento para informar da boa recuperação do empresário e amigo João da Majopel que se submeteu a uma cirurgia cardíaca e passa bem. Beto Machado também utilizou seu pronunciamento para parabenizar a Comunidade Católica Sacramento de Amor pelos 12 anos de serviços sociais prestados em Divinópolis. Em seguida, o parlamentar comemorou um ano e meio de existência da Central de Documentos Perdidos, criada através de Projeto de Lei de sua autoria, que tem servido como exemplo para implantação deste serviço nas Câmara Municipais de outras cidades. Beto Machado citou como exemplo as cidades de Pompeu, Arcos e Piumhí que em breve terão Centrais de Documentos Perdidos. Beto Machado informou também que estará participando nesta quarta-feira (10/08) da Reunião Ordinária da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública – ACASP para discutir a proibição de apresentações musicais em bares da cidade, questionada pelos integrantes da Frente em Defesa dos Músicos e Compositores. Beto Machado informou também que na oportunidade estará tratando da criação da Comissão Legislativa Permanente de Segurança Pública, no que foi informado pelo Presidente Pr Paulo César (PRB) de que proposta já consta do Projeto do Novo Regimento Interno. Beto Machado citou também reportagem de Jornal Local na qual o Vereador Paduano teria afirmado que se deixasse a Câmara, o Distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida) perderia seu representante. Beto Machado informou que também é um representante dos eleitores do distrito e que continuará trabalhado por melhorias no local. Beto Machado finalizou seu pronunciamento manifestando apoio ao novo Secretário de Agronegócios: Paulo Marius.


O Vereador Adair Otaviano (PMDB) utilizou seu pronunciamento para concluir explanação iniciada na última Reunião Ordinária quando o parlamentar mostrou a desigualdade no tratamento dos municípios mineiros por parte do Governo Estadual e órgãos de desenvolvimento. Adair Otaviano não concorda com a criação de um anel de desenvolvimento ao redor de Belo Horizonte para focar nestes municípios os investimentos na área de desenvolvimento. Adair Otaviano inclusive questionou a nomeação de cargos no Instituto de Desenvolvimento Industrial o INDI que segundo ele está sendo ocupado por pessoas que não cumprem seu papel técnico e estão na verdade canalizando investimentos para suas cidades de origem. Adair Otaviano falou também sobre matéria publicada pelo Jornal o Tempo na qual o impresso defende canalização de verbas públicas viabilizadas por deputados para grandes obras em detrimento de serviços prestados à população. Adair não concorda com esta prática e diz que os investimentos devem ser distribuídos de maneira equilibrada para garantir o desenvolvimento de todas as cidades mineiras.
  

O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento manifestando apoio a Neusa Dias, que utilizou a Tribuna Livre para falar da situação da Rua Iguatama no bairro Bom Pastor que não possui drenagem pluvial e com isto tem sofrido com freqüentes inundações nas residências. Rodyson do Zé Milton informou ter ciência do problema e já estar trabalhando para sua resolução já que inclusive mora próxima a denunciante e por isto tem noção da gravidade da denúncia. O Vereador lamentou estar em viagem no último final de semana, quando atendeu a compromisso familiar porque assim não pôde estar presente no Feirão de Divinópolis quando foi assinado convênio que permitirá o repasse de 60 mil reais para a manutenção do mesmo. Rodyson do Zé Milton destacou que o Feirão de Divinópolis, hoje gerenciado com o apoio do Sindicato Rural é um grande projeto social, inclusive premiado pelo SEBRAE por sua iniciativa empreendedora. Rodyson do Zé Milton falou também da importância da liberação da transação de reaquisição do “Terreno da FACED” que agora permitirá ao município construir a sua sede própria. O Vereador entende que deixar de pagar aluguel é caminho para que o município tenha mais recursos para investir em obras e serviços para a população.


O Vereador Roberto Bento (PT do B) falou em seu pronunciamento, da importância do equilíbrio no trabalho do Vereador. Roberto Bento afirma que não concordar com alguma outra ação do Executivo, não significa estar contra todo um projeto político de gestão. Roberto Bento afirma que apesar de criticar em alguns momentos a Prefeitura de Divinópolis, compreende que várias ações positivas vem sendo realizadas e citou como exemplo as várias obras de pavimentação e drenagem pluvial que atendem demandas antigas da população. Algumas destas obras inclusive foram indicadas para atendimento através de ofício enviado pelo próprio Vereador. Roberto Bento também elogiou as recentes melhorias que vem sendo feitas no trânsito de Divinópolis através da Secretaria de trânsito e transporte e que deverão garantir maior segurança.  
  

O Vereador Antônio Paduano (DEM) abriu seu pronunciamento informando que foi comunicado pela Administração Municipal que serão atendidas algumas indicações de sua autoria para instalação de redutores de velocidade (quebra-molas) em vários pontos do Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida, onde o tráfego é intenso. Serão beneficiadas ruas que permitem acesso, por exemplo, a escola e unidade de saúde do Distrito. Paduano falou também da importância do trabalho do Vereador e diz que muitas vezes os parlamentares são criticados por aprovar projetos de autoria do Executivo.  Paduano afirma que os Vereadores não aprovam Projetos para o Prefeito, mas para o desenvolvimento do município. O parlamentar respondeu também ao Vereador Beto Machado (PSDB), pela afirmação de que teria assumido para si a responsabilidade por representar o Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida, junto a Câmara de Divinópolis. Paduano disse que em nenhum momento quis excluir a importância do trabalho de Beto Machado e que apenas defendeu que o Distrito não fique sem um representante já que através do trabalho parlamentar é que o Distrito conseguiu vários benefícios.
  

A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento informando que presenciou o problema denunciado pela Tribuna Neusa Maria que tem sua casa inundada sempre que chove devido à ausência de canalização pluvial. A Vereadora pediu apoio dos demais parlamentares para o envio de ofício ao Executivo Municipal para que seja resolvido o problema da Rua Iguatama onde vive a cidadã. Em seguida a Vereadora Heloisa Cerri voltou a insistir na criação de uma CPI para apurar gastos do município que segundo ela não se justificam. A Vereadora em seguida denunciou diversas irregularidades que acredita existir na administração municipal e questionou sobre o destino de verba viabilizada para compra de um aparelho de ultrasom para o município. A parlamentar diz que quer ser informada sobre o destino da verba ou do aparelho caso o mesmo tenha sido comprado. Heloisa Cerri se pronunciou também sobre a proposta de aumento no número de Vereadores em Divinópolis afirmando ser contra a elevação do número atual. Heloisa Cerri diz que aumento de Vereadores provocará elevação dos custos do legislativo, gerando mais gastos e despesas. Heloisa Cerri insiste na realização de um plebiscito para que população seja ouvida sobre o tema e afirmou que irá iniciar uma mobilização popular para impedir o aumento no número de parlamentares. Heloisa Cerri elogiou ainda postura da Rádio Minas de colocar no ar enquete que pede a opinião dos ouvintes sobre o tema.

  
O Vereador Andersom Saleme (PR) abriu seu pronunciamento registrando a importância das mídias eletrônicas para garantir o acesso do cidadão as informações que lhes são necessárias. Em seguida, o Vereador informou que também está mobilizado para resolver o problema da Rua Iguatama que tem as casas dos moradores inundadas sempre que chove devido a ausência de galerias para drenagem pluvial. Andersom Saleme informou também de seu trabalho no sentido de garantir que nenhum “passeio” seja reformado ou construído no município sem que antes seja garantida a acessibilidade por parte de portadores necessidades especiais. Andersom Saleme falou também sobre a importância do convênio assinado entre Prefeitura de Divinópolis e FACED para garantir maior agilidade no trabalho das juntas de conciliação, possibilitando melhor atendimento a população e oportunidade de aprendizado para os estudantes do curso de Direito. Andersom Saleme também elogiou a escolha do novo Secretário de Agronegócios, Paulo Marius e parabenizou o grupo político do mesmo pela demonstração de força e competência. Andersom Saleme também se posicionou sobre o apostilamento de servidores municipais, afirmando que entende o direito adquirido dos que já estão em exercício, mas defendendo que seja estabelecida uma data para o fim deste instituto que provoca gastos excessivos por parte do executivo. Finalizando, o Vereador registrou que hoje se completa um ano da morte do empresário Dinho Mourão que continua sem esclarecimento.