O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento comentando a utilização da Tribuna Livre por parte da cidadã Elizabete Diógenes que ressaltou a importância da mulher na política. Geraldinho da Saúde informou que seu partido, o PR, está incentivando e fortalecendo a presença feminina na política. Geraldinho da Saúde falou também sobre a expectativa que tem diante da posse do Prefeito Vladimir Azevedo como Presidente da Frente de Prefeitos Mineiros. O parlamentar acredita que este cargo dará mais visibilidade política ao município o que poderá resultar em mais investimentos por parte do Governo do Estado. Geraldinho entende que o Governo hoje é omisso com a saúde e a educação e promove grandes gastos com publicidade. O Vereador criticou também a falta de investimentos na cidade que não recebe grandes empresas para geração de empregos e fomento da economia. Geraldinho da Saúde diz que anunciam investimentos que nunca saem do papel e que quer ver ações concretas. O parlamentar afirma que os políticos que disputam o Governo do Estado só se lembram de Divinópolis na época da campanha e depois de eleitos não retornam para anunciar ações em benefício da comunidade. Finalizando, o Vereador informou que está acompanhando as obras para construção da Nova Unidade de Pronto Atendimento do Município – UPA e que os trabalhos começaram a sair do papel.
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) abriu seu pronunciamento criticando comentários feitos na imprensa local que o acusavam de ser apenas um carregador de bandeja. O Vereador afirma que tem muito orgulho da profissão que exerceu e inclusive parabenizou os profissionais garçons em razão de seu dia que é comemorado nesta quinta-feira. Hilton de Aguiar exibiu mais uma vez um vídeo sobre a situação do bairro Maria Helena onde a FCA fechou um cruzamento de via urbana com via férrea com barras ferro. Segundo o parlamentar a empresa não só ignorou o apelo dos moradores para que não fechasse a rua como ampliou a barreira física. Hilton de Aguiar informou ainda que já agendou uma reunião dos moradores do bairro Maria Helena com o Prefeito Vladimir Azevedo para que o problema seja exposto ao Chefe do Executivo Municipal.
A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento elogiando o pronunciamento de Elizabete Diógenes na Tribuna Livre da Câmara e destacou o pedido da cidadã para que seja colocado em funcionamento o Ultrasom para qual a verba de aquisição já foi viabilizada por emenda parlamentar através da intervenção da Vereadora. Heloisa Cerri disse que a população feminina está prejudicada por não conseguir pagar exames de ultrasom através da rede particular. A parlamentar também concordou com a Tribuna ao denunciar gastos excessivos em publicidade e por também relatar que a Prefeitura conta hoje com mais de 220 cabos eleitorais empregados, inclusive nas Unidades de Saúde, fazendo campanha eleitoral antecipada. Heloisa Cerri disse também que proposta de aumento no número de vereadores não deve ser considerada uma “queda de braço" e deve ser discutida tecnicamente. A Vereadora questiona os gastos que foram feitos para adaptar a Câmara o número atual e diz que todo este dinheiro terá sido desperdiçado com nova reforma. A parlamentar afirmou ainda que o aumento no número de vereadores aumentará gastos com combustível, telefone e outras despesas. Heloisa Cerri diz que aumento no número de vereadores aumentará a prática do clientelismo porque isso fará com que o voto seja mais disputado. Heloisa Cerri afirma ainda que teme que serviços que são prestados à população deixem de existir, assim como também poderá deixar de existir a TV Câmara porque seu custeio será inviabilizado devido ao aumento de gastos com gabinetes.
O Vereador Milton Donizete (PRTB) abriu seu pronunciamento destacando a importância da figura paterna na estrutura familiar. Em seguida, o parlamentar pediu que seja feito um “passeio” adequado nas proximidades das Ruas Rubi e Niquelina para diminuir número de acidentes já que pedestres estão trafegando pela rua. Milton Donizete pediu também que seja restaurada a rede pluvial da Rua Damasco onde as manilhas se romperam provocando inundações. Milton Donizete pediu também pavimentação da Rua Itamogi para garantir maior segurança no tráfego de veículos. O Vereador também pediu que seja feita uma ponte onde hoje há uma pinguela em córrego. Milton Donizete informou também que já conseguiu junto a Prefeitura de Divinópolis a confirmação de que será pavimentada a Rua do Bronze nas proximidades do Hospital São João de Deus. Milton Donizete falou também que já foi feita indicação para que seja feito um “calçadão” na Rua que leva até o Morro da Antena para que moradores das indicações possam praticar exercícios e fazerem caminhadas. Milton Donizete informou ainda sobre várias outras indicações que foram feitas pedindo canalização pluvial e outras obras para ruas da cidade que se encontram em situação precária. O Vereador finalizou seu pronunciamento dizendo que as mulheres são bem vindas na política e que o seu partido, PRTB, está de braços abertos para recebê-las.
O Vereador Antônio Paduano (DEM) abriu seu pronunciamento reforçando a importância do trabalho do Agente Político, independente da esfera. Paduano diz que é uma responsabilidade muito grande colocar o nome para ser apreciado pela população como um candidato a representá-la. O parlamentar falou também sobre a importância de Divinópolis no contexto político nacional e sobre a necessidade do equilíbrio democrático. Antônio Paduano destacou também a importância do discurso político bem elaborado e bem fundamentado para que não haja decadência do parlamento. Paduano disse também que deve haver consciência ao se fazer oposição para que ela não se torne uma atitude sistemática e sem propósito. O Vereador destacou também em seu pronunciamento, a importância das mulheres na política e citou algumas figuras do sexo feminino que contribuíram para a história da cidade.
O Vereador Edson Sousa (sem partido) abriu seu pronunciamento informando que o custo da energia industrial em Minas Gerais é uma das mais caras do mundo e disse que o Governo do Estado hoje cobra para praticamente tudo através da política do PSDB. Edson Sousa disse que Minas Gerais atual não é mais Minas dos Inconfidentes. Edson Sousa voltou a cobrar explicações por parte da Secretária de Saúde Rosenilce Mourão, a Cherie que teria acusado a Câmara de Divinópolis de envolvimento em negociata. Edson Sousa pede que a Secretária seja convocada para prestar esclarecimentos. Edson Sousa também cobrou mais agilidade da CPI que apura denúncias apresentadas contra sua pessoa. O Vereador informou também que recebeu denúncia e que a Secretaria de Trânsito e Transporte está proibida de aplicar multas na Avenida Sete de Setembro, no quarteirão onde mora o Deputado Federal Domingos Sávio (PSDB), o Vereador apresentou número da SETTRANS que indicam que desde janeiro deste ano nenhuma multa foi aplicada nesta localidade. Edson Sousa criticou também a ida de comitiva divinopolitana à cidade de Ouro Preto onde toma posse hoje como Presidente da Frente Mineira dos Prefeitos o Chefe do Executivo Divinopolitano, Vladimir Azevedo. O Vereador questionou os gastos desta viagem e a responsabilidade sobre o custeio. Edson Sousa pediu ainda que o Secretário de Trânsito e Transporte seja convocado à Câmara para prestar esclarecimento sobre as denúncias apresentadas.
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) abriu seu pronunciamento destacando a importância da presença feminina na política. Em seguida, Adair Otaviano apresentou críticas relacionadas a separação de assentos nos ônibus coletivos. O Vereador informa que muitas vezes os lugares reservados aos portadores de necessidades especiais e idosos são ocupados por passageiros pagantes que ocupam estas poltronas e se recusam a ceder o lugar. O parlamentar faz um apelo aos passageiros do transporte coletivo para que sejam solidários e respeitem o direito adquirido dos deficientes e idosos. Adair Otaviano também pediu fiscalização no interior dos ônibus que prestam o serviço. Outro Vereador fez também uma crítica a notícia de que duas obras foram embargadas pela promotoria do meio-ambiente em Divinópolis: a abertura da Rua Jésus Jota e a alça da trincheira Alvimar Mourão, a trincheira da Rua Goiás. Adair Otaviano finalizou seu pronunciamento parabenizando os profissionais garçons pelo seu dia.
O Vereador Anderson Saleme (PR), que presidiu a Reunião Ordinária da Câmara, cedeu temporariamente a função para se pronunciar e falou sobre a importância da mídia e principalmente da criação da TV Câmara que permite à todos os divinopolitanos acompanharem o trabalho dos Vereadores divinopolitanos. Anderson Saleme afirmou ser contrário a ações que inibem o trânsito de Divinópolis, mas ressaltou que a implantação de ”quebra-molas” em frente ao Posto Marreco e ao Campo do Flamengo é bem vinda proporcionar maior segurança a população. Anderson Saleme informou também que acompanhou na quarta-feira (10/08) a Reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública – ACASP e que Poluição Sonora deve ser pauta de trabalho em conjunto nos próximos dias. O parlamentar afirma entender a necessidade de lazer, mas concorda que a diversão de alguns não pode se tornar tormento para outros. Andersom Saleme cobrou também que sejam cumpridas pelo Executivo as leis aprovadas pela Câmara que muitas vezes são negligenciadas. O Vereador cumprimentou também os estudiosos da logosofia pelo dia desta nova ciência e os advogados, garçons e estudantes que hoje comemoram seu dia. Finalizando, o Vereador Andersom Saleme insistiu na realização de exames de prevenção para detecção do câncer de mama e pediu que sejam disponibilizados aparelhos adequados para que as mulheres possam se prevenir contra esta doença que não pode contar apenas com o toque como forma de diagnóstico.