O Vereador Edson Sousa (PSB) abriu seu pronunciamento citando o filósofo Confúcio, que disse que “antes de tentar consertar o mundo, dê primeiro três voltas em sua casa." Edson citou a frase para reclamar da postura de algumas pessoas que não conseguem dirigir a própria vida, mas tentam a todo momento interferir na vida dos demais. Edson Sousa apresentou ainda um estudo sobre a receita orçamentária do município mostrando que houve redução no orçamento do município e criticou a divisão dos recursos a serem aplicados nas diversas áreas. Edson Sousa considera excessivos os gastos do Governo Vladimir com publicidade que se equivalem aos gastos em saneamento. O Vereador afirma que irá apresentar emendas alterando o orçamento municipal para limitar os gastos com imprensa e ampliar nas áreas de políticas públicas que atendem efetivamente a população.
O Vereador Milton Donizete (PRTB) leu ofício assinado por todos os Vereadores que foi encaminhado ao Prefeito Vladimir Azevedo pedindo que seja instalado em Divinópolis o serviço de SAMU e afirmou que aguarda resposta da Secretaria Municipal de Saúde. Em seguida, Milton Donizete pediu providências para o manilhamento da Rua Damasco que está sendo danificado pela chuva. Milton Donizete pediu também que seja feita a limpeza de dois bueiros na Avenida Brigadeiro Cabral. O parlamentar também parabenizou fisioterapeutas e professores em razão dos dias da categoria. Finalizando, Milton Donizete falou de seu apoio ao movimento pela valorização do comércio na região do bairro Niterói.
O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento afirmando que respeita o direito legítimo de greve, mas não concorda com os transtornos pelos quais passa a população com a greve dos Bancos e Correios. Beto Machado diz que o cidadão comum é o mais preocupado, principalmente aposentados, já que grandes empresas continuam sendo atendidas. Beto Machado também utilizou seu pronunciamento para pedir apoio para o futebol amador do município. Beto Machado temem o fechamento das escolinhas esportivas devido à intervenção do Corpo de Bombeiros que vem interditando estes espaços. Beto Machado sugeriu a realização de uma Reunião Especial para tratar do assunto. O Vereador também utilizou seu pronunciamento para manifestar o pesar por Divinópolis ter sido ignorada pelo Deputado Federal Eros Biondini que não incluiu o município na relação de cidades a serem beneficiadas com a criação de Varas da Justiça do Trabalho.
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) utilizou seu pronunciamento para criticar a postura de cidadãos que fazem denúncias na Tribuna Livre, mas não citam os nomes dos envolvidos. Hilton de Aguiar também utilizou seu pronunciamento para solicitar que seja instalada uma linha de ônibus para atendimento dos moradores do bairro São Bento. Hilton de Aguiar também manifestou preocupação com passeios que estão danificados ao longo da Avenida Bom Sucesso. O Vereador também utilizou seu tempo de fala para parabenizar as pessoas e entidades que no dia das Crianças promoveram ações sociais no município. O parlamentar finalizou informando que está enviando ofício para Prefeitura solicitando abertura de diversas ruas da região Sudeste para favorecer a integração dos bairros.
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) criticou pessoas que utilizam a Tribuna Livre, fazem críticas, não apresentam nomes de envolvidos nas denúncias e depois vão embora sem ouvir o posicionamento dos Vereadores. Adair Otaviano disse que leva sua vida pública com seriedade e desafiou quem quiser a provar que o mesmo em alguma momento tenha faltado com o decoro. Em seguida, Adair Otaviano elogiou o uso da Tribuna Livre, na última terça-feira, pelo Engenheiro André Gonçalves que apresentou sugestão de melhorias para o trânsito divinopolitano. Adair Otaviano anunciou também a ampliação do Serviço de Coleta Seletiva de Lixo que a partir de Primeiro de Novembro atenderá toda a cidade. Adair Otaviano lembrou que tentou implantar o Projeto através de Lei, mas não foi possível devido a vício de iniciativa. Adair pediu o apoio dos cidadãos divinopolitanos para a Coleta Seletiva e que os mesmos divulguem através das redes sociais o início do serviço no dia primeiro de novembro. O parlamentar finalizou elogiando a Câmara pela entrega da Medalha do Centenário na última segunda-feira e parabenizou os agraciados.
O Vereador Antônio Paduano (DEM) informou que está visitando as diversas comunidades rurais da cidade para acompanhar as obras de infraestrutura que vem sendo realizadas pela Prefeitura. Paduano manifestou, porém, preocupação com a falta de canalização pluvial em algumas ruas o que poderá fazer com que as obras sejam danificadas durante o período chuvoso. Antônio Paduano falou também sobre a importância do Projeto Divina História do qual foi palestrante na última semana. Paduano afirma que a palestra teve boa repercussão e frisou a importância de se valorizar o resgate da história do município. Paduano se colocou a disposição para ministrar novas palestras sobre a história do Distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida).
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) utilizou seu pronunciamento para criticar as pessoas que segundo o mesmo, se mobilizam para criticar o trabalho alheio, mas não se mobilizam para resolver os problemas da coletividade. O parlamentar afirma que muitas vezes os Projetos pessoais são priorizados em detrimento do bem estar coletivo. Rodyson do Zé Milton criticou também a aprovação de vários loteamentos de maneira indiscriminada criando diversos problemas para o município já que foram criados diversos bairros sem infraestrutura. Rodyson afirma que hoje a Prefeitura gasta muitos recursos para corrigir esta situação, prejudicando outros setores que poderiam receber mais investimentos. Rodyson do Zé Milton acusa de demagógico o discurso de que a cidade não tem favelas graças aos loteamentos aprovados no passado.
O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) registrou em seu pronunciamento o dia Mundial da Saúde Mental e falou da necessidade de ampliação do atendimento nesta área. Em seguida, Geraldinho da Saúde pediu apoio para as vendas do CD do Padre Chrystian Shankar que tem parte da renda revertida para o Hospital do Câncer de Divinópolis. O Vereador falou também sobre a necessidade da cidade se organizar e se mobilizar para atrair indústrias de grande porte para a cidade. Geraldinho da Saúde fala da necessidade de um Projeto de reorganização do Distrito industrial. O parlamentar inclusive está programando Audiência Pública para tratar do desenvolvimento do município. Geraldinho da Saúde cobrou também andamento nas obras para transposição dos trilhos que hoje passam pela área urbana do município.
O Vereador Anderson Saleme (PR) chamou a atenção para a necessidade de políticas públicas de prevenção de acidentes que muitas vezes aleijam e tornam a pessoa um deficiente físico. O parlamentar fala da importância investimentos em campanhas de prevenção e na conscientização dos cidadãos. Anderson Saleme falou também sobre a importância de que ocorra uma mobilização no sentido de impedir o fechamento da UNIR, Unidade de reabilitação do Município e sugeriu a realização de uma audiência Pública para tratar do assunto. Anderson Saleme registrou também a mobilização dos fiéis católicos no dia de Nossa Senhora Aparecida e falou das manifestações de fé e devoção que ocorreram nas várias festas registradas em Divinópolis e outras cidades da região. O parlamentar finalizou informando que agora as donas de casa também podem fazer contribuição previdenciária para ter direito a aposentadoria por idade, invalidez, auxílio por morte e outros benefícios. Anderson Saleme colocou seu gabinete à disposição para donas de casa que precisarem de orientação.
A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) sugeriu que seja encaminhada ao Banco Central uma Moção e Repúdio contra os transtornos provocados pela greve dos bancos. Em seguida, Heloisa Cerri criticou o anúncio de que Divinópolis foi considerada uma das 300 cidades mais dinâmicas do mundo. A parlamentar não concorda e cita vários problemas como a falta de água, falta de vagas no SUS, aparelhos estragados na Secretaria de Saúde, ar-condicionado estragado no Teatro Gravatá, fim dos 4% sobre o faturamento da COPASA e outros. Dra. Heloisa Cerri informou também que já possui nove assinaturas para que seja instalada uma CPI para apurar denúncia de suposto esquema de corrupção envolvendo a Câmara. A parlamentar afirma que a CPI tem por objetivo limpar o nome da Câmara e dar ao Vereador Beto Machado a possibilidade de apresentar as graves denúncias das quais tomou conhecimento. Dra. Heloisa Cerri afirmou ainda que pedirá quantas CPIs forem necessárias e criticou o resultado da CPI do calçamento. Dra. Heloisa Cerri finalizou informando que em várias cidades mineiras o repasse do tratamento do esgoto par a COPASA está sendo investigado pela Assembléia Legislativa do Estado.