terça-feira, 21 de junho de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 21 de junho de 2011

O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento agradecendo aos internautas que acompanham o seu trabalho. O parlamentar informou que hoje já são quatro mil pessoas acompanhando seu trabalho pela internet. Beto Machado comemorou também a realização de obras na Rua 10 de outubro, conforme indicação de sua autoria para melhorias no local. O Vereador relatou ainda obras no bairro LP Pereira, a construção da alça da trincheira da Rua Goiás e a construção do Hospital Público como benfeitorias importantes para Divinópolis.  Beto Machado utilizou seu pronunciamento também para parabenizar o Padre Christian Shankar pelo lançamento de seu CD evangelizador e comunicou que a Missa da Família poderá ser transmitida pela TV Canção Nova. O Vereador ressaltou que projeto de sua autoria transformou o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde acontece a Missa da Família, em pólo turístico religioso. Beto Machado finalizou seu pronunciamento afirmando que ficou emocionado com o trabalho social prestado pela ONG SOS do Câncer no último final de semana quando foi promovido um arraial junino.
  
O Vereador Milton Donizeti (PRTB) informou que esteve reunido com a equipe de governo para tratar de uma erosão que tem preocupado moradores do bairro Realengo. O Vereador informou que será feito estudo para solução do problema. Milton Donizete informou também que em reunião com a Equipe e Governo, também informado de que as obras de pavimentação na região do bairro Maria Peçanha terão início até o final do ano. O Vereador informou que conversou também sobre problemas na região do bairro São Simão e foi informado que esta região deverá receber as obras de melhoria no início de 2012. Milton Donizete informou também que está apresentando Projeto de Lei que obriga consultórios médicos a disponibilizarem cadeira de rodas e macas para seus pacientes. O parlamentar falou também sobre outro Projeto de sua autoria, que prevê colocação de avisos com orientações para evitar acidentes com elevadores.
  
O Vereador Roberto Bento (PT do B) abriu seu pronunciamento reafirmando que não é contra a despoluição do Rio Itapecerica, mas, acredita que existem alternativas melhores do que o contrato firmado pelo município para tratamento do esgoto que hoje é despejado no mesmo. O parlamentar afirma que o Rio Itapecerica faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e por isso seria mais fácil captar recursos para sua despoluição. Roberto Bento voltou também a defender o uso do ICMS de grandes empresas da cidade para custeio do tratamento do esgoto em Divinópolis.  O Vereador entende que vários pontos que afetam diretamente o meio-ambiente não foram discutidos no contrato firmado com o Governo do Estado e COPASA e defende a realização de processo licitatório para escolha da empresa que prestará o serviço de tratamento de esgoto no município.

O Vereador Paduano (DEM) abriu seu pronunciamento manifestando se pesar com o passamento do ex-presidente da ACID e CDL, o Sr. Jorge de Oliveira. Paduano informou também que esteve reunido com moradores da comunidade de Cachoeirinha que sofrem com dificuldades no abastecimento de água. Segundo Paduano são mais de 80 famílias que atualmente enfrentam problemas desta natureza. Paduano fez um apelo também para que sejam recuperadas as estradas de acesso àquela comunidade, principalmente as vias de acesso a algumas propriedades que não se encontram próximas às vias principais.
  
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) abriu seu pronunciamento falando sobre os fortes laços que possui com a Comunidade de Córrego do Paiol, onde nasceu no local conhecido como Boiadeira. O Vereador fez questão de falar de seus laços para pedir a aprovação do Projeto que altera o perímetro urbano do município para permitir a realização de empreendimento na Fazenda de Santa Cruz e Cambrália que irá levar desenvolvimento e urbanização para aquela região. O parlamentar relatou que o Projeto tem apoio de toda a comunidade do Córrego do Paiol, principal comunidade beneficiada com o empreendimento. Adair Otaviano diz que entre os vários benefícios está a pavimentação da estrada de acesso ao Córrego do Paiol e outras 10 comunidades daquela região. O parlamentar diz que a aprovação do PL EM 038 representa benefício para a coletividade de uma região que sofre com a ausência e verbas parlamentares.
  
O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) abriu seu pronunciamento informando sobre a assinatura da Ordem de serviço para abertura das Ruas Caratinga e José de Alencar no bairro São José. O Vereador diz que se trata de uma reivindicação antiga da comunidade e agradeceu aos moradores que aceitaram fazer permuta de terrenos para permitir a realização da obra. Edmar Rodrigues informou também que Rua Caratinga irá receber obra de pavimentação asfáltica e comunicou que já fez solicitação de sinalização adequada para evitar que o local se torne palco de acidentes de trânsito. Edmar Rodrigues informou também que foi assinada a Ordem de Serviço para pavimentação de ruas do bairro Jardinópolis, resolvendo assim o problema de acesso aquela região durante os períodos de chuva. Edmar Rodrigues sugeriu também a realização de algum trabalho no sentido de promover em Divinópolis o replantio de árvores que foram derrubadas pela última forte chuva. O parlamentar voltou a cobrar também que seja feito o reparo do semáforo localizado na Avenida Autorama, próximo a entrada do bairro São Judas, que está estragado, deixando o local suscetível a acidentes.
  
A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento criticando a situação da segurança pública no município. Segundo a vereadora os bairros periféricos estão completamente desprotegidos e na região central a situação não é diferente. A parlamentar relatou o caso de uma padaria na Avenida sete de setembro que foi assaltada pela oitava vez no último final de semana. A parlamentar também reproduziu em plenário, fala da jornalista Maria Cândida em programa de rádio, onde a mesma critica a obra do viaduto da Castro Alves considerada falha em aspectos técnicos.  Heloisa Cerri, lembrando que no próximo mês é comemorado o dia do rio, voltou a criticar a postura do atual prefeito Vladimir Azevedo que enquanto vereador se manifestou contra a terceirização do tratamento do esgoto e optou por este sistema quando assumiu o cargo de executivo. Heloisa Cerri voltou a cobrar também que seja apresentado o contrato assinado para tratamento do esgoto de Divinópolis e disse que o Secretário de Governo mentiu ao afirmar no rádio que vereadores não haviam solicitado cópia do mesmo. A parlamentar elogiou também o vereador Roberto Bento por apresentar várias alternativas para a terceirização do tratamento do esgoto.
  
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) utilizou seu pronunciamento para falar da soma de esforços que resultou na realização de obras de melhoria na Rua 10 de outubro. O Vereador que é autor de indicação que data de outubro de 2009 ressaltou também os pedidos que foram feitos posteriormente pelos Vereadores Pr Paulo César e Beto Machado que ajudaram a sensibilizar o Prefeito Vladimir Azevedo para início dos trabalhos. O Vereador Rodyson do Zé Milton falou também de obras de pavimentação que serão realizadas em ruas do bairro Tietê e informou que recebeu pedido de moradores da Rua Monte Cristo para que seja feita a implantação de redutores de velocidade no local. O parlamentar disse que já está trabalhando para que a reivindicação seja atendida. O Vereador elogiou ainda a assinatura da ordem de serviço para que seja feita a abertura da Rua Caratinga no bairro São José. O parlamentar informou que também acompanhou assinatura de ordem de serviço para pavimentação de ruas no bairro Jardinópolis. Finalizando Rodyson do Zé Milton falou sobre as ações que serão desenvolvidas pela Aliança da Cidadania no local conhecido como “carrapateiro” para promover urbanização do local e assim retirar daquela área os usuários de drogas que geram transtornos para a população.

O Vereador Edson Sousa (sem partido) abriu seu discurso falando sobre o significado da palavra demagogo e diz que políticos são demagogos sim, mas não no sentido pejorativo da palavra. Edson Sousa criticou também a situação do bairro Santa Cruz, na região periférica de Santo Antônio dos Campos, Ermida, que segundo ele se encontra abandonado. Edson Sousa acusou mais uma vez o Secretário de Governo Antônio Faraco de falsidade ideológica. Segundo o parlamentar, o mesmo estaria mentindo em documentos oficiais ao responder os questionamentos feitos pelos vereadores. Edson Sousa citou também gravações que ele considera criminosas que estão sendo distribuídas na cidade envolvendo seus familiares, políticos e empresários com denúncias de corrupção e diz que irá levar investigações até o final. O Vereador autorizou quebra de seu sigilo telefônico e de sua esposa para que CPI que investiga denúncias possa trabalhar.  Edson Sousa pede que reuniões de CPI sejam feitas em plenário pra que todos possam acompanhar os depoimentos.

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento ressaltando a importância do papel social que é desenvolvido pela Associação dos Doentes Renais e Transplantados de Divinópolis (ADORTRANS). O parlamentar falou também sobre a importância de se apoiar o encontro promovido pela Universidade Federal de São João em Divinópolis para discussão de assuntos relativos a área da saúde. Geraldinho entende que a vinda da UFSJ foi importante para cidade e que a mesma tem importante papel na formação de profissionais da saúde. Geraldinho da Saúde apresentou ainda um relatório da viagem feita a cidade de Uberlândia onde comitiva divinopolitana esteve conhecendo o Hospital Público daquela cidade com o objetivo de encontrar modelo de gestão que possa ser aplicado em Divinópolis. Geraldinho informou que a cidade Uberlândia adota o modelo de Gestão de Organização Social e que a idéia deverá ser debatida no município.

O Vereador Andersom Saleme (PR) abriu seu pronunciamento informando que trâmites legais estão atrasando a compra de um aparelho acelerador linear para realização de exames na rede pública divinopolitana. O parlamentar disse que o Deputado Federal Jaime Martins está trabalhando para garantir os recursos, mas que se não for melhorado o relacionamento burocrático do setor que a cidade poderá ficar prejudicada. Andersom Saleme falou também sobre a importância do trabalho social realizado por entidades como os grupos de AA. O parlamentar disse que não está combatendo usuários de álcool, cigarro e outras drogas, mas combatendo um vício que é nocivo para a saúde destes indivíduos que precisam de apoio e de trabalhos como os dos grupos e alcoólicos anônimos. O Vereador Andersom Saleme ressaltou ainda o sucesso do I Encontro Inclusão e Cidadania realizado na última sexta-feira na Câmara de Vereadores de Divinópolis. O Parlamentar ficou muito feliz por ver a casa legislativa lotada de pessoas interessadas em debater o tema proposto que foi educação inclusiva para deficientes auditivos. Andersom Saleme falou ainda da discussão em torno do projeto que tramita na casa autorizando publicidade na parte externa das bancas de jornais e revistas que está em tramitação na Câmara.