quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 25 de agosto de 2011


O Vereador Milton Donizeti (PRTB) abriu seu pronunciamento cobrando desfecho para o que considera a “novela da Rua Bom Sucesso”. O parlamentar considera que foi feito um bom trabalho no local que recebeu obras de melhorias, mas entende que um erro gravíssimo foi cometido ao permitirem que a COPASA mantivesse a mesma rede de abastecimento, que atualmente não comporta a demanda da região. Milton Donizeti afirma que a nova pavimentação da Rua Bom Sucesso já se encontra toda danificada por causa dos buracos abertos pela empresa para recomposição de rede. O Vereador exibiu em plenário diversas fotos dos pontos que foram danificados pela COPASA e cobrou que sejam tomadas providências porque o estrago na nova pavimentação representa dinheiro público desperdiçado. Milton Donizete sugere a elaboração de uma lei na qual as concessionárias de serviços sejam obrigadas a ressarcir os cofres públicos em caso danos causados ao patrimônio municipal. Milton Donizete informou também que está fazendo um ofício que será encaminhado à Prefeitura de Divinópolis, com assinatura de lideranças e moradores do entorno da Rua Bom Sucesso, para que a Secretaria competente cobre a construção de “passeios” adequados ao local já que o tráfego de pedestres se encontra prejudicado. Milton Donizeti informou também que foi feita a inauguração do novo campo do bairro Icaraí, em atendimento a indicação de sua autoria, proporcionando nova área lazer para aquela região.


O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) abriu seu pronunciamento cumprimentando atletas de futebol amador que tem se destacado nos campeonatos locais.  Hilton de Aguiar falou também sobre a situação da Rua Bom Sucesso, agradecendo aos Prefeito Vladimir Azevedo para o trabalho realizado na região. Hilton de Aguiar afirmou que a COPASA é incompetente na sua prestação de serviços e disse que a região Sudestes conta com vários representantes eleitos para defender seus interesses junto à Câmara. Hilton de Aguiar agradeceu a intervenção do Vereador Milton Donizete, mas declarou que as denúncias já estão sendo acompanhadas pelos representantes eleitos naquela região. Hilton de Aguiar informou também que esteve reunido com o Deputado Estadual Durval Ângelo, da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia para tratar da situação do Presídio Floramar que se encontra com vários problemas. Hilton de Aguiar, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara alega que foi orientado pelo parlamentar estadual para um trabalho mais eficiente e em bre3ve terá novidades. Hilton voltou a denunciar também que detentos do Presídio Floramar reclamam de ausência dos Defensores Públicos para acompanhamento de seus processos. O Vereador também utilizou seu pronunciamento para exibir imagens colhidas no Distrito Industrial onde o a Prefeitura está realizando obras de pavimentação em ruas que não tem residências. Outro assunto abordado foi a demora no reinício das obras de pavimentação, rede de esgoto e drenagem pluvial no bairro Terra Azul, local que o Vereador entende estar em situação de calamidade pública.


O Vereador Adair Otaviano (PMDB) informou em seu pronunciamento a ampliação da frota de ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais que estarão fazendo parte da frota de coletivos do município. Segundo Adair Otaviano ao todo serão 81 ônibus adaptados circulando pela cidade. O parlamentar parabenizou as empresas do transporte pelo investimento realizado. Adair mencionou, porém, que não concorda com o valor da tarifa do serviço no município que entende ser um dos mais altos do pais. Adair Otaviano informou também sobre a autuação de empresa que executava obra do Minha Casa Minha Vida em Divinópolis, por manter trabalhadores sob regime de escravidão. O parlamentar disse estar indignado e sugeriu que condições de trabalho sejam exigidas e especificadas nos editais de licitação do serviço público para evitar que outras situações como estas ocorram na cidade. O parlamentar sugeriu ainda que os trabalhadores que foram retirados da empresa sejam absorvidos pela EMOP, a Empresa Municipal de Obras Públicas. Adair Otaviano finalizou comunicando da decisão do Supremo Tribunal Federal que obriga o Estado de Minas Gerais a pagar o piso salarial dos trabalhadores da educação.


O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) abriu seu pronunciamento parabenizando a líder comunitário Carmem Gualberto que falou sobre o CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil que em breve será inaugurado no bairro Lagoa dos Mandarins. Em seguida, Edmar Rodrigues registrou a presença do ex-Prefeito e ex-vereador Aristides Salgado em plenário e afirmou que tem orgulho de ter sido Vereador ao lado do político. Edmar Rodrigues declarou ainda que o Partido dos Trabalhadores deve estar em festa com o anúncio de que Aristides Salgado fará parte de suas fileiras. Em seguida, o parlamentar parabenizou os diretores da empresa Trancid pelo investimento na nova frota de ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais. Edmar Rodrigues utilizou seu pronunciamento também, para sugerir a implantação do sistema de estacionamento rotativo na Rua Goiás no trecho compreendido entre o Viaduto dos Expedicionários (Ponte do Porto Velho) até a Praça Dulphe Pinto de Aguiar. Edmar Rodrigues pediu também que seja feito o trabalho de recuperação das rotatórias da cidade, que em algum lugar não são visíveis e tem provocado acidentes Um dos pontos considerados crítico pelo Vereador é a Rua Cascalho Rico onde várias ocorrências já foram registradas. O parlamentar pediu também que seja feito um trabalho para regularizar a situação de moradores da Rua Pedestre que não conseguem ligar rede de água em suas residências devido a ausência da certidão de número. Edmar Rodrigues finalizou seu pronunciamento informando que a pavimentação apresentada pelo Vereador Hilton de Aguiar em plenário, de rua onde não existem residências, é um trabalho particular e não do município.


O Vereador Paduano (DEM) mencionou em seu pronunciamento que leu em Jornal Local a informação da filiação do ex-Prefeito e ex-vereador Aristides Salgado dos Santos ao Partido dos Trabalhadores – PT. Paduano, diante da notícia, teceu vários elogios à pessoa do político Aristides Salgado que segundo o parlamentar, foi um grande Prefeito que muito trabalhou para o crescimento político e econômico da cidade. Paduano não deixou de mencionar também o grande trabalho de Aristides Salgado na profissão de arquiteto. Paduano também utilizou seu pronunciamento para agradecer as diversas melhorias que vem sendo realizada na Zona Rural da cidade, em especial nas estradas que há muito necessitavam de reparos urgentes.


A Vereadora Heloisa Cerri (PV) exibiu em seu pronunciamento, reportagem produzida após denúncias que chegaram ao seu gabinete, sobre a existência de uma Rua na região central da cidade que conta com três nomes. O problema existe há 40 anos e nenhuma providência foi tomada no sentido de resolvê-lo. Moradores do local enfrentam uma série de transtornos. Heloisa Cerri voltou a falar também sobre a proposta de aumento no número de vereadores na Câmara de Divinópolis A parlamentar afirma que relatório apresentado tem os mesmos argumentos que seu posicionamento, mas que não concorda com a elevação do número e insiste que sejam mantidos 13 vereadores na Câmara. Heloisa Cerri insiste que seja feito um plebiscito para que a população seja ouvida e defina o número de representantes que deseja junto a Câmara.  Heloisa Cerri cobrou também que seja enviado com urgência para a Câmara o Plano de Cargos, Carreira e Salário dos Trabalhadores da saúde municipal. Outro assunto abordado pela Vereadora Heloisa Cerri foi a ausência de aparelho para fazer exame de prevenção ao câncer de mama nas mulheres. A Vereadora informa que o recurso foi viabilizado através de emenda parlamentar estadual e que a Prefeitura até hoje não fez a aquisição do aparelho.  Finalizando a Vereadora explicou seu posicionamento contrário ao apostilamento de alguns servidores municipais que segundo a mesma são apadrinhados políticos querendo receber altos salários.


O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento registrando a presença e os méritos do político Aristides Salgado dos Santos. Em seguida, denunciou a dificuldade dos estudantes da Faculdade Pitágoras, antiga FADOM, que não conseguem estacionar seus carros próximo ao local devido a uma proibição da SETTRANS. O Vereador informou que já encaminhou oficio a Prefeitura de Divinópolis pedindo solução para o problema.  Beto Machado informou também que o movimento que pede reversão da decisão de não contemplar Divinópolis com novas Varas da Justiça do Trabalho, em detrimento do município de Formiga já tem dado frutos e que recebeu correspondência do Deputado Federal Domingos Sávio (PSDB) anunciando que está trabalhando no assunto e convidando Vereador para participar reuniões em Brasília para discutir a questão. Beto Machado falou também sobre a criação da Associação Mineira das entidades de Ciclismo que irá valorizar o esporte e promover maior integração entre os atletas. O parlamentar pediu também que seja votada a lei de sua autoria que cria
Processo seletivo para contratação de estagiários na Câmara e na Prefeitura de Divinópolis. Beto Machado afirma que o projeto coloca condições mais justas na seleção destes estudantes que querem aprender na prática o que aprendem na faculdade. Finalizando, o Vereador pediu que seja instalado um semáforo ou uma rotatória no cruzamento das Ruas Goiás com Itambé onde vários acidentes tem ocorrido.


O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento cumprimentando Carmem Gualberto que utilizou a Tribuna Livre falar da importância de um CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil no bairro Jardim das Oliveiras, atendendo também ao bairro Lagoa dos Mandarins. Rodyson informou que foi o primeiro pedido seu atendido pela Prefeitura após o encaminhamento de indicação desta natureza. Em seguida, o parlamentar cumprimentou o ex-Prefeito Aristides Salgado, presente em plenário, pelos trabalhos prestados à Divinópolis.  Outro assunto abordado pelo Vereador Rodyson do Zé Milton, foi a mobilização feita junto aos Taxistas para ampliação da oferta do serviço de táxi no município. Há 40 anos Divinópolis trabalha com o mesmo número de veículos. Rodyson do Zé Milton lembrou que foi nomeado através de ata assinada pelos taxistas, côo procurador para resolver a questão junto ao município. O Vereador anuncia que a ampliação foi conseguida e novos 11 pontos de táxi em breve estarão atendendo a cidade com 86 veículos circulando. O pronunciamento do Vereador Rodyson foi apartado pelo Vereador Hilton Aguiar (PMDB) que parabenizou pelo trabalho. Rodyson informou ainda que a cidade será uma das poucas no Estado que contará com veículos de táxi adaptados para portadores de necessidades especiais. Finalizando, o parlamentar convidou os cavaleiros para cavalgada que irá acontecer no dia 04 de setembro na Comunidade de Quilombo.


O Vereador Edson Sousa (sem partido) abriu seu pronunciamento cumprimentando os trabalhadores da educação presentes em plenário e que aguardam a votação do Projeto que trata do apostilamento da categoria. Edson Sousa informou que o Projeto deverá estar em votação e discussão na próxima terça-feira durante a Reunião Ordinária. Edson Sousa falou também sobre prestígio do Partido dos Trabalhadores (PT) de Divinópolis que hoje conta com vários nomes de filiados que poderão disputar eleições para o Executivo. Edson citou alguns nomes como o do ex-Prefeito Demétrius, do EX-Vereador Beto Cury e agora do Ex-Prefeito Aristides Salgado. Edson Sousa utilizou seu pronunciamento também para pedir apoio dos demais parlamentares na instalação de uma CPI para apurar denúncia de superfaturamento em show do cantor Daniel contratado para cantar com portões abertos ao público na DivinaExpô.  Edson Sousa informou também que é contra o aumento no número de Vereadores na Câmara e que só vota para aumentar se reduzir o salário dos parlamentares.