terça-feira, 12 de abril de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 12 de abril de 2011

Inscrito para fazer uso da Tribuna Livre na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Divinópolis, o cidadão Tadeu de Sousa não compareceu.  Na pauta estava o tema “acessibilidade no transporte coletivo de Divinópolis”.

Durante seu pronunciamento na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Divinópolis, o Vereador Hilton de Aguiar (PMDB), apresentou em vídeo, imagens da infestação de caramujos no bairro Interlagos.  São vários os pontos do bairro que estão tomados por este molusco. No vídeo exibido pelo Vereador, também foram apresentados depoimentos de moradores que além da infestação de caramujos, reclamam também da falta de segurança devido ao grande número de lotes vagos cobertos por matagais. O Vereador Hilton de Aguiar pediu também a permanência da Feira do Bairro Niterói no local onde ela hoje acontece na Rua do Cobre.

 O Vereador Antônio Paduano (DEM) abriu seu pronunciamento pedindo um minuto de silêncio em memória do Ex-Vereador Sargento Antônio Geraldo, em razão dos três anos de seu falecimento.  Paduano fez também um balanço das obras que os vários prefeitos de Divinópolis realizaram no Distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida), através das indicações de sua autoria.  Paduano fez tal pronunciamento no sentido de mostrar como as parcerias são fundamentais para o sucesso de uma gestão administrativa. Após citar as várias obras realizadas, o Vereador afirmou que acredita que o atual prefeito, Vladimir Azevedo, também irá atender aos anseios da comunidade.
  
Durante seu pronunciamento na Câmara Municipal de Divinópolis, o Vereador Roberto Bento (PTdoB) apresentou experiências bem sucedidas do método APAC, na recuperação de condenados pela justiça.  A leitura dos relatos tem por objetivo alertar para as experiências positivas deste método que surge como alternativa para a ressocialização de presos, com baixos índices de reincidência. Roberto Bento pediu ainda a nomeação de uma comissão de vereadores para acompanhar a implantação da APAC em Divinópolis.

O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento parabenizando o professor de Jiu-Jitsu, Iran Brasileiro pela reinauguração da Academia Pantera Negra, no bairro Danilo Passos O Vereador ressaltou que a academia já formou atletas de destaque no cenário esportivo nacional e comemorou a chegada dos 50 novos atletas que estão ingressando nos treinos, que serão ministrados pelo professor, que é também delegado da Confederação Mineira de Jiu-Jitsu. Beto Machado anunciou também, para 23 de maio, a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos que terá como um dos principais objetivos garantir a correta destinação dos recursos arrecadados pelo ECAD e pela Ordem dos Músicos do Brasil. O vereador afirma que hoje, devido às altas taxas cobradas pelas instituições, alguns músicos não tem conseguido se apresentar na cidade. Outro assunto abordado pelo Vereador, foi a reportagem publicada por jornal local que aponta o grande número de proposições apresentadas pelos vereadores divinopolitanos. Beto Machado afirma que se orgulha de ser um dos parlamentares que mais aprovou projetos na Casa Legislativa e destaca algumas leis como a Ficha Limpa Municipal, Criação da Central de Documentos Perdidos e obrigação dos bancos em instalar guarda-volumes para seus clientes.
  
O Vereador Edson Sousa (PDT) abriu seu pronunciamento parabenizando o empresário José Alonso Dias pela realização do concurso Miss Terra Minas Gerais no último sábado em Divinópolis. Edson Sousa elogiou, em especial, a temática sócio-ambiental do concurso que expôs, através dos trajes típicos das candidatas, diversos problemas ecológicos enfrentados pelas suas cidades de origem.  Edson Sousa usou seu pronunciamento também, para cobrar o reinício das obras de calçamento no município e reclamou do uso de seu nome por parte de algumas pessoas, no sentido de justificar o atraso das obras. O vereador, em vários momentos, disse que algumas pessoas estão utilizando seu nome de maneira indevida.  Outro assunto abordado foi a constatação de que o preço da gasolina em Divinópolis é 14% mais alto do que em Belo Horizonte. Edson Sousa afirmou também que os preços praticados na cidade são muito parecidos, o que sugere a formação de cartel. Finalizando, Edson Sousa criticou a postura da Prefeitura de programar para o mês de julho a implementação do projeto de tratamento do esgoto do município, já que neste período, a câmara estará em recesso.
  
A Vereadora Heloisa Cerri (PV) voltou a criticar a área da saúde no município. A vereadora abriu pronunciamento denunciando mais mortes por falta de atendimento e apontou como um dos motivos para o caos no serviço público, o baixo salário que é pago aos profissionais do setor, em especial aos médicos. A Vereadora reproduziu em plenário uma fala do Deputado Federal Domingos Sávio, na época em que este ainda atuava como Deputado Estadual, em entrevista concedida à emissora de rádio local, na qual o parlamentar anunciava salário de R$10.000,00 para médico de saúde da família, afirmando que ainda assim não apareciam profissionais interessados. A vereadora discordou da afirmação e apresentou edital de concurso para convocação de médicos no qual o salário ofertado seria de R$1.800,00. Em seu pronunciamento, a Vereadora denunciou também a ocorrência de uma morte no Pronto Socorro Regional devido à falta de vagas para internação através do SUS e questionou a ausência de um tomógrafo para garantia de diagnósticos mais eficientes.
  
O Vereador Adair Otaviano (PMDB), durante o seu pronunciamento na Câmara Municipal de Divinópolis citou episódio envolvendo a empresa GERDAU que instalou um tanque de resíduos na zona rural do município prejudicando os moradores da região. Adair pede que a empresa ofereça alguma contrapartida para os moradores e sugere a instalação de uma quadra para prática de esportes. Adair Otaviano pediu também que seja implementada a lei de sua autoria que prevê ferramentas para o combate ao bullying nas escolas de Divinópolis. O vereador sugere que seja oferecido um curso para os profissionais da educação com qualificação na área de prevenção e combate a prática do bullying
  
O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) cobrou da Secretaria Municipal de Saúde que sejam implantadas ferramentas mais eficazes para o combate aos problemas do setor no município. O Vereador criticou em especial a falta de leitos para atendimento no SUS e as falhas no atendimento no Pronto Socorro Regional. O Vereador utilizou seu pronunciamento também, para convidar a população para a Audiência Pública que será realizada amanhã (13), para discutir o atendimento no setor de nefrologia no Hospital São João Deus. Finalizando, Geraldinho da Saúde cobrou uma política de fomento do setor econômico do município através de programas de incentivo para instalação e ampliação de empresas na cidade.
  
O Vereador Milton Donizeti (PRTB), fazendo coro com o Vereador Hilton de Aguiar, se pronunciou em defesa das feiras tradicionais do município, como as realizadas nos bairros Niterói, Esplanada e Porto Velho. Milton Donizeti comunicou também que retomará seu tratamento de saúde, no qual periodicamente passa por exames e que caso necessário terá que se submeter novamente à quimioterapia. O Vereador disse que este procedimento médico provoca perda de cabelos e criticou pessoas que o acusaram de utilizar deste efeito colateral para ganhos políticos. O Vereador informou que torce para que tudo corra bem e espera continuar com sua luta em defesa dos interesses dos cidadãos divinopolitanos.
  
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) informou em seu pronunciamento, que esteve acompanhando a última reunião da Aliança da Cidadania e que um dos assuntos discutidos foram os problemas sociais provocados pelo local conhecido como “Carrapateiro”, que é utilizado como ponto para consumo de drogas, principalmente de crack. Rodyson informou que esteve no local e constatou situações chocantes, como por exemplo, a de uma mãe adolescente que estava fazendo uso de droga. O vereador disse que em breve haverá uma grande mobilização, envolvendo vários setores da sociedade, entre eles polícias e promotoria de justiça, no sentido de atacar o problema de frente e que dentre as ações estão previstas operações especiais de combate. Rodyson do Zé Milton utilizou seu pronunciamento também, para apresentar em plenário, fotos de ações do executivo municipal, que tem investido na implantação e recuperação da infraestrutura dos bairros e no patrolamento das estradas da zona rural do município.