Durante seu pronunciamento o vereador Geraldinho da Saúde (PR) avaliou como positivos os resultados da Audiência Pública realizada na noite da quarta-feira (13), para tratar do atendimento no setor de nefrologia do Hospital São João de Deus. O vereador ressaltou que na oportunidade, foi definida a criação de um fórum permanente para tratar de assuntos relacionados ao atendimento dos doentes renais da região. Geraldinho da Saúde leu em plenário, a correspondência de um cidadão que manifestou preocupação com o trânsito na área urbana da Rodovia MG 050, enfocando principalmente as travessias de pedestres que não oferecem segurança.
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) comentou a realização de obras na região dos bairros Nações e Mangabeiras, mas lamentou que o ritmo das obras ainda esteja muito lento. O vereador se pronunciou também sobre as mudanças efetuadas no trânsito do bairro Porto Velho. Hilton de Aguiar não concorda com a maneira em que as mudanças ocorreram e disse que os comerciantes da região foram os maiores prejudicados. Hilton de Aguiar aproveitou seu discurso para se despedir da jornalista Amanda Quintiliano, que depois de quase dois anos cobrindo as reuniões da Câmara estará deixando o jornalismo divinopolitano para se mudar para o Canadá onde pretende aperfeiçoar seus estudos.
O vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento cumprimentando a jornalista Amanda Quintiliano pelo bom trabalho desenvolvido junto à imprensa divinopolitana. Beto Machado exibiu em plenário, o vídeo elaborado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, com o objetivo de mobilizar a sociedade para discussão do Projeto Ficha Limpa. O Vereador ressaltou que Divinópolis foi pioneira em aprovar um projeto desta natureza e solicitou que seja feito um ato solene para marcar a promulgação da Lei aprovada pela Câmara de Divinópolis. O Vereador falou ainda sobre a Trincheira Alvimar Mourão, a Trincheira da Rua Goiás que constantemente apresenta problemas e mais uma vez está recebendo obras de reforma.
O Vereador Antônio Paduano (DEM) cobrou a instalação de um semáforo na Rua Itambé, para garantir mais segurança aos pedestres que passam pelo local. Paduano pediu também que seja regulamentada a lei de autoria do radialista e ex-vereador Nilmar Eustáquio, aprovada na última legislatura, obrigando supermercados a instalarem banheiros e bebedouros para clientes.
O vereador Edson Sousa (PDT) criticou a postura de alguns funcionários da Prefeitura Municipal de Divinópolis que estão usando o horário de trabalho para fazer uso das redes sociais para fins particulares. O Vereador Edson Sousa citou em especial o funcionário Ronaldo Maurício, gerente da Secretária de Desenvolvimento Comunitário - SADEC, que estava postando mensagens ofensivas à Câmara em seu twitter. O Vereador pediu a elaboração de uma Moção de repúdio que deverá ser encaminhada à Prefeitura de Divinópolis.
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) se pronunciou sobre o Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que permite a nomeação de parentes de agentes públicos para cargos de confiança. O Vereador se diz indiferente ao projeto e diz que nunca usará as brechas da lei para se beneficiar ou beneficiar algum parente, mas afirmou que entende que juridicamente a aprovação do projeto é necessária para não limitar o crescimento da carreira de funcionários concursados.
A Vereadora Heloisa Cerri (PV) utilizou seu pronunciamento para discordar da Liderança do Executivo na Câmara de Vereadores, que em entrevista, afirmou que os salários dos médicos do SUS poderiam chegar a R7. 000,00. A Vereadora disse que vários profissionais da área reclamaram das declarações e apresentou em plenário o contracheque de um médico, mostrando que o salário-base do mesmo não passa de R$1.809,00. A Vereadora cobrou também, que lhe sejam apresentados, os endereços das sedes do Programa da Saúde da Família, criados pela atual administração municipal. Ela diz não saber da existência de nenhum.
O Vereador Andersom Saleme (PR) elogiou a consistência dos dados apresentados durante a Audiência Pública que tratou sobre o atendimento do SUS aos doentes renais. O Vereador considerou as informações prestadas pelos técnicos da área de grande valia. Andersom Saleme apresentou também em plenário uma cartilha que trata sobre “violência contra mulheres” impressa na linguagem BRAILE e informou que estará deixando cópias deste material em vários órgãos e entidades da cidade, em especial na delegacia de atendimento a mulheres vítimas de violência.