quarta-feira, 6 de julho de 2011

Câmara sedia segunda palestra do Projeto Divina História



A Câmara de Vereadores de Divinópolis apresentou na tarde desta quarta-feira (06/07) a segunda palestra do Projeto Divina História que busca resgatar o passado de Divinópolis através de seus protagonistas e pesquisadores.

Para a segunda palestra, foi convidado o Sr. Elizeu Ferreira, pesquisador e membro de uma das famílias fundadoras da Igreja Batista no município. O tema apresentado foi “A presença Evangélica em Divinópolis”.

Além da imprensa e convidados, acompanharam a palestra os alunos do Oitavo Período da Escola Martin Cyprien, o Pastor Tarcísio da Igreja Batista e o Gerente Regional dos Correios José Francisco Araújo.

Na apresentação, Elizeu Ferreira discorreu sobre os primórdios das Igrejas Evangélicas estabelecidas na cidade e falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos então chamados protestantes em fazerem valer seu direito constitucional de liberdade religiosa. Mesclando fatos curiosos com dados históricos, Elizeu Ferreira contou por exemplo, que era proibido o sepultamento de evangélicos e dos chamados pagãos nos cemitérios da cidade, como o Cemitério do Rosário.

Elizeu Ferreira contou que religião e política entraram em conflito porque da mesma forma em que era proibido o sepultamento de não católicos em cemitérios locais, uma lei da Câmara de Vereadores, também proibia o sepultamento fora destas áreas.

A luta dos Evangélicos por aceitação social promoveu o surgimento de várias personalidades locais que trabalharam em prol de uma sociedade mais justa e com capacidade de aceitar melhor as diferenças, como é hoje a sociedade divinopolitana.

Também foi registrada a presença dos evangélicos no desenvolvimento de vários projetos sociais do município, inclusive da área da educação e de prevenção e tratamento do uso de drogas.

A palestra “A presença Evangélica em Divinópolis” com Elizeu Ferreira, será veiculada pela TV Candidés no próximo dia 15 de julho, às 22h e pela Rádio Minas no dia 17 de julho às 9h. Além do Sistemampa de comunicação, a Câmara de Vereadores tem como parceira do Projeto Divina História a Fundação Educacional de Divinópolis – FUNEDI.

Todo o material produzido pela projeto será utilizado para compor um livro que será lançado pela Câmara como referência para pesquisas das gerações futuras.

A próxima palestra do Projeto Divina História será apresentada no dia 16 de agosto com tema ainda ser definido.