Começou nesta segunda-feira, dia 1°, e termina no dia 7 de agosto, a Semana Municipal do Aleitamento Materno em atendimento a Lei n° 6.960/2009 de autoria do Vereador Geraldinho da Saúde (PR). Neste período são desenvolvidas ações com o objetivo de promover os benefícios da amamentação tanto para o bebê quanto para a mãe.
O vereador Geraldinho da Saúde, autor do projeto que tornou-se a lei , acredita que o estímulo a amamentação aumenta os índices de crianças saudáveis. “Além do valor nutritivo do leite materno, o ato de amamentar é uma forma natural de alimentar, proteger e demonstrar amor”, afirma o parlamentar. O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão.
Apesar da data ser também de cunho mundial, a intenção da lei municipal é trazer o valor de grandes campanhas para os munícipes. “A Semana Municipal do Aleitamento Materno é uma medida preventiva. O leite materno é como uma vacina, que futuramente irá contribuir para que as crianças não tenham alergias, diarreia e pneumonia, por exemplo”, informa Geraldinho.
O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) defendem o apoio de todos para garantir às mães condições de amamentar seus filhos até os dois anos de idade, seguindo recomendação da Organização Mundial de Saúde.
O aleitamento materno é um ato natural, mas que precisa de apoio de todos, da família, dos profissionais de saúde, empregadores, e dos formadores de opinião.
“Art. 3o A Semana Municipal do Aleitamento Materno tem como objetivo:
I - estimular atividades de promoção, proteção e apoio à amamentação;
II - apoiar a mulher e conscientizá-la de seu papel como mãe e nutriz.
III - sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para que compreendam e apoiem a mulher que amamenta. ”