terça-feira, 16 de agosto de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 16 de agosto de 2011


O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento cumprimentando o Tribuno “Toninho Ermida” por seu trabalho junto ao esporte e agradecendo o apoio dos Servidores da Câmara para o funcionamento do Legislativo Municipal. Em seguida, o parlamentar informou que durante a manhã esteve ao lado do Deputado Federal Jaime Martins Filho (PR) e do Prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) visitando as obras do Hospital Público Regional. Geraldinho entende que esta é uma obra muito importante e que ao lado do Hospital São João de Deus e das Unidades de Pronto Atendimento estará complementando a rede de saúde do município. Durante o pronunciamento, o Vereador Geraldinho da Saúde apresentou também fotografias que mostram a situação precária em que se encontram as ruas do bairro Jardinópolis.  São ruas tomadas pelo mato, esburacas e com vários outros problemas. Segundo o parlamentar a rua onde está a sede do Programa da Saúde da Família no bairro Jardinópolis não permite acesso para portadores de necessidades especiais e pessoas doentes. Geraldinho da Saúde pediu que Secretários Municipais acompanhem de maneira mais próxima a situação dos bairros da cidade e que tem várias demandas a serem atendidas e esperam há muito por uma solução.  O Vereador também informou que outros bairros da cidade como o bairro Del Rey também se encontram em situação precária.


O Vereador Hilton e Aguiar (PMDB), abriu seu pronunciamento cumprimentando o Vereador Presidente Pr Paulo César (PRB) pelo nascimento de seu primeiro neto. Em seguida, Hilton de Aguiar pediu que seja dada atenção especial à entrada do bairro Santa Lúcia que devido à falta de segurança no trânsito tem se tornado palco de acidentes. O parlamentar informou também, que na condição de Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, esteve visitando o Presídio Floramar e que constatou que é precária a situação dos detentos que lá se encontram com vários problemas que foram relatados. Hilton informou que irá atender as demandas individuais dando o encaminhamento necessário.  Entre as dificuldades verificadas está da superlotação com o presídio absorvendo mais do que o dobro da sua capacidade. Hilton de Aguiar voltou a cobrar melhor atuação por parte dos Secretários Municipais que segundo ele só atendem o Centro da cidade. O Vereador denunciou também situação de abandono no Cemitério do bairro Interlagos que requer manutenção urgente.


O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento parabenizando o jogador “Toninho Ermida” por sua brilhante carreira para a qual anuncia aposentadoria. Em seguida, o parlamentar informou que baseado em decisão do Judiciário já protocolou Projeto de Lei que extingue no município de Divinópolis a exigência da Carteira da Ordem dos Músicos do Brasil para apresentações no município. O parlamentar informou também que continuará trabalhando junto a Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos para garantir melhores condições de trabalho e oportunidade para a categoria.  Em seguida, o Vereador registrou o nascimento do primeiro neto do Presidente da Câmara, Pr Paulo César e lamentou o passamento de Tinho do Afonso Pena, tio do Vereador Rodyson do Zé Milton. Beto Machado manifestou ainda, apoio ao Movimento contra a corrupção, iniciado no Senado Federal e pediu o envolvimento dos demais vereadores. O parlamentar informa que a criação deste movimento coincide com os seis de aprovação do Projeto Ficha Limpa Municipal de sua autoria. Beto Machado registrou também que continua batalhando para que seja revertida decisão federal de cortar Varas da Justiça do Trabalho que seriam criadas em Divinópolis.  Beto Machado já entrou em contato com o Deputado Eros Biondini que informou acreditar que seja possível reverter o quadro.


A Vereadora Heloisa Cerri (PV), abriu seu pronunciamento esclarecendo que não é contra a publicidade feita pelo poder público, mas que entende que esta deveria ser feita para a divulgação de campanhas educativas e não para promoção pessoal. Heloisa Cerri criticou em especial a publicidade feita em torno do Tratamento do Esgoto do Município que segundo a parlamentar é inútil e não traz informações verdadeiras. Heloisa Cerri critica em especial a alegação de que a ARSAE será competente para fiscalizar o serviço. A parlamentar entende que a ARSAE não fará um bom trabalho fiscalizando a COPASA já que seus agentes são nomeados pelo Governo que é também acionista da empresa de saneamento. Heloisa Cerri pediu que os gastos em publicidade do município sejam feitos de maneira bem distribuída e igualitária para os veículos que irão apoiar as campanhas desenvolvidas. A parlamentar denuncia que mudanças na instalação de outdoors, a legislação sugerida pela Aliança da Cidadania garantida em lei municipal sancionada no ano passado, só foi cumprida pela metade e que dezenas de outdoors continuam estão espalhadas pela cidade descumprindo a Legislação sem nenhuma ação da fiscalização.  Em seu discurso, Heloisa Cerri pediu ainda a realização de uma campanha preventiva contra as queimadas e voltou a denunciar falta de médicos no Pronto Socorro. A parlamentar finalizou parabenizando a Comissão que Analisa a possibilidade de aumento no numero de vereadores.


O Vereador Edson Sousa (sem partido) abriu seu pronunciamento solicitando Moção de Repúdio contra o Desembargador do TJ/RJ que ignorou alerta sobre agressão contra juíza. Em seguida, o parlamentar falou sobre o que considera um caos na saúde pública, ao informar que um motorista que se encontra aguardando cirurgia urgente na sua mão e não consegue atendimento Segundo Edson Sousa o motorista está impossibilitado de trabalhar e não sabe quando voltará para sua profissão, já que 14 pessoas se encontram na sua frente aguardando atendimento. Em seguida, o parlamentar disse que estranhou a entrevista do ex-assessor do Deputado Domingos Sávio (PSDB), Ricardo Salgado, ao jornal Divinews, já que o mesmo é funcionário do CISVI, e em horário de trabalho esteve no jornal para apresentar multa que recebeu ao estacionar próximo a casa do parlamentar federal. Edson Sousa apresentou relatórios da SETTRANS nos quais constata que desde janeiro de 2009 ninguém foi multado no quarteirão da Avenida Sete de setembro onde reside o Deputado Domingos Sávio. Edson Sousa aponta o que considera contradição nos vários documentos apresentados e pede providências. O parlamentar voltou a cobrar seguimento nas investigações sobre denúncias apresentadas contra sua pessoa e a solicitar a presença do Secretário de Trânsito Júlio Valério na Câmara para prestar esclarecimentos. Edson Sousa também pediu que seja convocada a servidora Celma Bosque para esclarecer denúncias de corrupção na Secretaria de Cultura.
  

O Vereador Adair Otaviano (PMDB), abriu seu pronunciamento cumprimentando o tribuno “Toninho Ermida” por sua contribuição ao esporte divinopolitano. Em seguida, o Vereador iniciou um relato completo sobre os diversos danos que as queimadas irregulares causam ao meio-ambiente e a saúde do cidadão. O parlamentar pede que seja apoiada a ação dos bombeiros e de outros órgãos que combatem este tipo de problema e solicita principalmente o envolvimento da população nas campanhas preventivas. Adair Otaviano cobrou também que seja cumprida a lei Municipal 5.231 que Institui ações preventivas contra as queimadas. O parlamentar pede principalmente a conscientização da população, que muitas vezes desrespeita o direito do outro ao promover queimadas que colocam em risco às residências e provocam outros danos como sujeira e contaminação. Adair Otaviano também utilizou seu pronunciamento para denunciar caso de paciente que teria sido vítima de maus tratos e dificuldade de atendimento no Pronto Socorro Regional. O parlamentar informa que no Pronto Socorro existem várias pessoas que estão há dias aguardando atendimento.  Adair Otaviano pediu mobilização dos Deputados Divinopolitanos para que sejam resolvidos os problemas do Pronto Socorro Regional. Adair sugere que seja feita uma lei que obrigue hospitais a reservarem cotas de internação para pacientes do Sistema Único de Saúde.


O Vereador Antônio Paduano (DEM) abriu seu pronunciamento informando que havia separado outro tema para sua fala, mas que devido ao uso da Tribuna Livre por parte do atleta “Toninho Ermida”, que anunciou sua aposentadoria, não poderia deixar de falar sobre o trabalho do mesmo. Paduano disse que ficou feliz com a homenagem prestada pelo atleta e disse que foi tocado em seu coração. Paduano diz que Toninho Ermida sempre agiu com humildade e sabedoria e que é testemunha dos mil e seiscentos gols marcados pelo esportista. Paduano relembrou também a importância da presença do pai do atleta na história do esporte de Santo Antônio dos Campos, Ermida, já que se existe o time Campista, é graças ao envolvimento da família de Toninho Ermida. O atleta acompanhou todo o pronunciamento do Vereador, ficando muito emocionado com as palavras do parlamentar que registrou toda a sua trajetória no esporte.


O Vereador Milton Donizete (PRTB) informou em seu pronunciamento que promoveu reunião entre o Secretário de Governo Antônio Faraco com moradores do bairro Cacôco para tratar das demandas da região. O parlamentar afirmou que preferiu que o representante do Executivo Municipal ouvisse dos próprios populares as dificuldades que enfrentam no bairro. Milton Donizete exigiu em plenário, imagens da Rua Damasco que segundo ele está com várias manilhas de canalização quebradas, provocando transtornos para os moradores. O parlamentar falou ainda sobre outras obras que em breve estarão sendo realizadas através de sua intervenção junto ao executivo e dedicou atenção especial a criação de uma área de lazer no bairro Icaraí. Milton Donizete informou também que em breve estará sendo realizada a eleição da Associação dos Feirantes de Divinópolis o que representará um ganho significativo para a categoria. Milton Donizete finalizou lamentando o passamento de “Tinho do Afonso Pena”, tio do Vereador Rodyson do Zé Milton para quem pediu um minuto de silêncio.


O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) abriu seu pronunciamento falando sobre a situação do bairro Jardinópolis, que teve fotos de suas ruas exibidas em plenário mostrando a precariedade das mesmas. Edmar Rodrigues informou que estará solicitando do Secretariado Municipal que tome providências com maior agilidade para que as demandas populares sejam atendidas.  O vereador informa também, que seu pedido para que seja feita a pintura estatigráfica dos pontos de ônibus da cidade em breve será atendido. Edmar Rodrigues citou ainda várias outras demandas do trânsito da cidade que já foram encaminhadas para a Secretaria de Trânsito e Transporte e citou em especial a situação da região da Rua Cascalho Rico que necessita da instalação de um sinal luminoso. Edmar Rodrigues também registrou em seu pronunciamento a posse do Prefeito Vladimir Azevedo como Presidente da Frente Mineira de Prefeitos o que considera que poderá atrair benefícios para a cidade. A posse aconteceu em Ouro Preto na última semana e segundo Edmar Rodrigues um dos pontos positivos foi perceber o crescimento da presença da mulher na política brasileira.


O Vereador Roberto Bento (PT do B) abriu seu pronunciamento registrando sua presença em Ouro Preto, onde acompanhou a posse do Prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) como Presidente da Frente Mineira de Prefeitos. Roberto Bento entende que é um cargo importante e que isto mostra o prestígio que Divinópolis possui hoje no cenário estadual. Roberto Bento fez questão também de registrar que na última semana foi comemorado o dia da consciência ambiental que foi criado através de Projeto de Lei de sua autoria.  Roberto Bento explicou seu objetivo de envolver toda a comunidade nas ações de conscientização e falou principalmente da importância e se trabalhar com as crianças e adolescentes as noções ambientais. Roberto Bento apresentou também informações sobre o Projeto de Lei de sua autoria que autoriza a instalação de containers para incentivar a coleta seletiva de lixo no município. Roberto Bento mostrou que seu mandato tem sempre esta preocupação com o meio-ambiente e anunciou ainda novo projeto que trata do incentivo para adoção de um agente ambiental.