quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 19 de agosto de 2011


O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento pedindo maior participação popular nas reuniões de prestação de contas que ocorrem na Câmara de Divinópolis, em especial as prestações da Secretaria de Saúde, momento ideal para se dirigir questionamentos aos gestores do setor no município. Geraldinho da Saúde ressalta que os gastos e investimentos na saúde são explanados nesta reunião, onde o cidadão pode verificar se os recursos estão sendo aplicados conforme as demandas reais do município. Geraldinho da Saúde destacou também a importância do trabalho da Comissão Legislativa de Saúde, da qual é presidente e que tem acompanhado os problemas apresentados no município. O parlamentar pede que a população acompanhe mais os trabalhos desta comissão.  Geraldinho da Saúde falou também da importância da valorização da cultura local e informou que está solicitando oficialmente ao Executivo Divinopolitano que faça investimentos de recursos públicos nas Festas de Reinado do Município. Geraldinho da Saúde finalizou pedindo providências urgentes para o esgoto que corre a céu aberto no bairro Del Rey provocando diversos transtornos para a população.


O Vereador Edson Sousa (Edson Sousa) não fez pronunciamento na Reunião Ordinária desta quinta-feira (19). O parlamentar informou que não estava se sentindo bem e anunciou retirada do plenário. Antes de se ausentar, Edson Sousa registrou seu apoio ao Movimento Grevista dos trabalhadores da rede estadual de ensino.


O Vereador Beto Machado (PSDB) denunciou em seu pronunciamento que as casas populares construídas no Conjunto Vila das Roseiras (Minha Casa, Minha Vida) que ainda não estão ocupadas, estão sendo alvo das ações de vândalos que estão depredando os imóveis e furtando diversos materiais, O parlamentar informou que está encaminhando um ofício ao Executivo Municipal solicitando que as casas sejam repassadas o mais rápido possível àqueles que foram sorteados pelo Programa de Habitação.  Beto Machado registrou também que o dia 20 de agosto é o dia do Maçom e aproveitou sua palavra para cumprimentar a entidade por sua contribuição social. O parlamentar denunciou ainda que cidades menores que Divinópolis hoje já possuem sinal digital de televisão o que não ocorre no município. O parlamentar afirma que a demora na chegada desta tecnologia é mais uma demonstração do descaso com Divinópolis que também foi excluída da listagem de cidades a serem contempladas com nova Vara da Justiça do Trabalho. Beto Machado informou ainda que prossiga o seu movimento na tentativa de reverter este quadro e que um ofício enviado pela ACID, Associação Comercial Industrial de Divinópolis manifesta apoio para um desfecho favorável ao município. O Vereador finalizou seu pronunciamento informando que a comunidade de Lages será contemplada com a pavimentação da via de acesso.


O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) voltou a cobrar que sejam atendidas as demandas dos bairros da cidade que hoje se encontram sem infraestrura básica e pediu aos secretários municipais que não utilizem a máquina administrativa em interesse próprio e sim em benefício da população. Hilton de Aguiar teme uso das ferramentas públicas para promoção pessoal com fins eleitoreiros. O Vereador voltou a falar de sua visita ao Presídio Floramar, na condição de Presidente da Comissão de Direitos Humanos e informou que uma das demandas da população carcerária é a de maior agilidade da Defensoria Pública ao dar seguimento nas demandas judiciais apresentadas pelos mesmos. O parlamentar informou que já enviou ofícios para o órgão solicitando providências. Hilton de Aguiar voltou a cobrar também, que seja feita a limpeza do campo de futebol do bairro Terra Azul que se encontra tomado pelo mato impedindo o uso por parte da população. Hilton de Aguiar também voltou a cobrar que seja feita a pavimentação das ruas do bairro Terra Azul, onde a poeira tem gerado uma série de problemas para os moradores do local.


A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) voltou a criticar a gestão do setor de saúde no município e criticou os posicionamentos que culpam o povo pelos problemas detectados. Heloisa Cerri mencionou matéria do Estado de Minas que denuncia desperdício de medicamentos do SUS em Divinópolis. A parlamentar se pronunciou também sobre o reajuste salarial dado aos Deputados Federais, Senadores, Ministros e outros cargos do Governo Federal. Heloisa Cerri considera o reajuste de 133% exagerado, principalmente quando comparado ao reajuste 9% que foi dado aos aposentados que já ganham salários bem inferiores ao das autoridades públicas. A Vereadora falou da situação dos vários aposentados que continuam trabalhando, mesmo sem a capacidade necessária porque o ganho previdenciário não é suficiente para seu sustento. Heloisa Cerri anunciou também o envio de uma Moção de Repúdio ao descaso para com os aposentados do país. Ainda seu pronunciamento, Heloisa Cerri manifestou indignação para com as denúncias apresentadas contra a Secretaria de Cultura do município e pediu mais seriedade nas políticas públicas para este setor. A Vereadora registrou também o sucesso do grupo Rose Ballet que tem se destacado no cenário nacional. Finalizando Dra. Heloisa Cerri manifestou apoio aos trabalhadores da rede estadual de ensino que se encontram em greve.


O Vereador Adair Otaviano (PMDB) abriu seu pronunciamento cumprimento os servidores públicos, em especial os professores da rede estadual de ensino a quem manifestou apoio em sua luta por melhores salários. Adair Otaviano manifestou indignação com a forma de tratamento que o Estado de Minas dá aos trabalhadores da educação. Adair Otaviano falou também sobre as denúncias apresentadas na Tribuna Livre, referentes a saúde no município. O parlamentar citou casos de pessoas que estão esperando por atendimento no Pronto Socorro Regional, em estado grave sem conseguir atendimento. Adair Otaviano respondeu também as críticas feitas ao empréstimo de ônibus para vereadores para que populares sejam transportados para velórios de seus familiares. O Vereador afirmou que os gabinetes intermedeiam estes pedidos porque o município não oferece este serviço para pessoas carentes. Adair Otaviano informou também que esteve reunido com a equipe de governo para tratar do poço artesiano da Comunidade de Boa Vista que hoje enfrenta dificuldades no abastecimento de água. O parlamentar informou que estão sendo buscadas alternativas para redução do custo da obra de maneira que ela seja realizada. Adair Otaviano falou também sobre as obras que se encontram embargadas no município, para construção da trincheira da Rua Goiás e Abertura da Rua Jésus Jota, por falta de licenciamento. Adair Otaviano pede que processo burocrático seja agilizado para que população não seja prejudicada. Finalizando, Adair Otaviano cobrou a construção de um aterro sanitário em Divinópolis e citou matéria do Jornal Gazeta do Oeste que denuncia despejo de irregular de lixo.


O Vereador Antônio Paduano (DEM) utilizou seu pronunciamento para falar sobre o episódio que gerou suspeita de que autoridades divinopolitanas poderiam estar envolvidas em algum negócio ilícito, conforme denunciado em plenário pelo Vereador Beto Machado.  O suposto esquema ilegal se referia a pagamento em dinheiro para aprovação de projetos na Câmara. Paduano informou que na época foi acionada a Comissão de Ética da Câmara que ao ouvir Beto Machado que reafirmou as denúncias. Diante desta situação, Paduano está solicitando a presidência da Câmara que crie uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para apurar estas denúncias que deram conta de pagamento de até 200 mil reais para aprovação de projeto. O Vereador disse que por ser uma denúncia generalizada a todos os vereadores tenham sido atingidos e que posteriormente todos sejam cobrados durante a Campanha Eleitoral. Paduano não quer uma mácula em seu nome devido a não apuração destas denúncias.


O Vereador Milton Donizete (PRTB) abriu seu pronunciamento manifestando solidariedade aos trabalhadores da educação que se encontram em greve há mais de 70 dias. O parlamentar criticou o Governo de Minas por não implantar o piso nacional da categoria e tentar driblar a legislação que trata do assunto criando um subsídio para os vencimentos Milton Donizete registrou a importância da educação na formação do indivíduo e disse que se hoje existem entre nós médicos, engenheiros e outros profissionais, antes, estes passaram pelos ensinamentos de um professor. Em seu pronunciamento o Vereador apresentou também um balanço resumido de seu mandato, apresentando principalmente os números que mostram a grande quantidade de pessoas que foram atendidas nos últimos meses, com destaque para crescimento de seu mandato nas redes sociais que são utilizadas como forma de interação com a população para conhecimento de suas demandas. Milton Donizete também falou sobre a situação do bairro Candidés, que em breve receberá obras de canalização pluvial, mas através de imagens, mostrou a necessidade de revisão no projeto da obra que será realizada por que a vazão das águas poderá não ser comportada pela manilha que se pretende utilizar. Milton Donizete criticou também a falta de estrutura do bairro Jardim das Mansões que não possui infraestrutura como pavimentação e drenagem.


O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento agradecendo as diversas manifestações populares em razão do passamento de seu tio, o “Tinho do Afonso Pena” que faleceu na última segunda-feira. Em seguida o Vereador informou que esteve na Comunidade de Quilombo onde participou de algumas atividades junto a comunidade e afirmou que todo o tempo e energia que tiver será gasto na construção de uma cidade melhor, sempre ao lado da população. Rodyson do Zé Milton disse também que esteve reunido hoje, durante mais de duas horas, com o Prefeito Vladimir, para tratar de algumas demandas populares e na oportunidade o Chefe do Executivo confirmou o atendimento de algumas delas. Rodyson do Zé Milton informou, por exemplo, que conseguiu confirmação para instalação de um “quebra-molas” na Rua Cristo Redentor no bairro Casa Nova. O Vereador informou também que estará se reunindo com a Deputada Estadual Luzia Ferreira (PPS) para tratar da disponibilização da verba já conseguida para a compra de instrumentos musicais para reinadeiros de Divinópolis. Rodyson d Zé Milton informou também que conseguiu do Prefeito Vladimir Azevedo o compromisso de pavimentação da Rua Pains no trecho compreendido entre Rua Mato Grosso e Avenida 7 de Setembro. Rodyson do Zé Milton inclusive apresentou em plenário o projeto da obra que já foi elaborado e tem o compromisso de ser executado até o ano de 2012. Rodyson do Zé Milton ressaltou que a pavimentação da Rua Pains é um sonho antigo do seu pai, o Ex-Vereador José Milton de Oliveira como também é a abertura da Avenida 21 de Abril no trecho compreendido entre as ruas Além Paraíba e São Sebastião que também é compromisso do Prefeito Vladimir Azevedo.


O Vereador Presidente da Câmara de Vereadores, Pr. Paulo César (PRB) utilizou da palavra na Reunião Ordinária desta quinta-feira (19) e na oportunidade lamentou que as casas do Vila das Roseiras estejam sendo depredadas, já que são casas populares, mas afirmou que a posse das mesmas deverá demorar, já que a cidade tem apenas um cartório de registro de imóveis para fazer os procedimentos necessários para que as 500 famílias sejam donas em definitivo destas residências. O Presidente da Câmara, Pr Paulo César também utilizou seu pronunciamento para anunciar que em breve Divinópolis terá o seu primeiro canal digital que será a TV Câmara.  O Parlamentar informou que todos os investimentos necessários e capacitação de profissionais já vem sendo feitos e que em breve, a cidade será uma das 8 cidades mineiras, pioneiras em todo o Brasil, a ter um canal legislativo com transmissão 24 horas.  A TV Câmara, segundo o Pr Paulo César terá capacidade de transmitir todas as reuniões da casa, inclusive as especiais, além de produzir jornais e programas próprios com noticias de interesse da comunidade.