quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Comenda da Consciência Negra marca as comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente


A Câmara Municipal de Divinópolis realizou nesta quarta-feira (16), Reunião Especial de entrega da Comenda da Consciência Negra do Ano de 2011, em reconhecimento aos que contribuíram para a evolução e o respeito ao negro Divinópolis.



Vereador Adair Otaviano homenageou DJ Mestre Lau

Músico Pratista, como são chamados os DJs, Mestre Lau excerce a profissão há 15 anos. Participa ativamente de vários Projetos Sociais, todos ligados de alguma forma a musicalidade e a dança, com enfoque especial nas manifestações culturais urbanas com forte influência da cultura afro-brasileira. Dj Mestre Lau é grande incentivador das parcerias sociais com as organizações não governamentais com destaque para o projeto de rádio itinerante nas periferias dos grandes centros urbanos. Pesquisador da cena B.Boyng e músicas que fazem parte deste universo é também coordenador do Projeto Hip Hop pela paz tendo se apresentado em todas as edições do evento. Mestre Lau também esteve presente em todas as edições da Festa da Consciência Negra e em vários eventos da cidade.

Vereador Anderson Saleme entregou da comenta Consciência Negra 2011 a José Teodoro de Miranda



Nascido em Belo Horizonte e registrado em Oliveira, José Teodoro de Miranda é filho de Silvino Nascimento de Miranda e Teodora Santos Miranda. Trabalha na construção Civil desde os 14 anos, ofício que aprendeu com o pai. Com 56 anos de atividade, o Mestre de Obras hoje está aposentado, mas não se afastou do serviço do qual nunca tirou férias. Orgulha-se de ter administrado o Edifício Olavo na Avenida Primeiro de Junho, o Primeiro Prédio de Divinópolis com 10 andares, a mais alta obra construída por divinopolitano na época. Trabalhou em mais de 200 obras com destaque para 15 prédios com mais de 5 andares. O Mestre de Obras José Teodoro Miranda é fã de música clássica e tem por hobby várias coleções de revistas, lápis, notas antigas, miniaturas e chaveiros. O seu lado atleta conquistou cerca de 20 troféus jogando como quarto zagueiro nos cubes Palmeiras, Vasco e Ferroviário. 

Vereador Antônio Paduano entrega da comenta a José Beraldo dos Santos

O Vereador Geraldinho da Saúde representou o Vereador Paduano que não comparecer por estar de licença médica

José Beraldo dos Santos é filho de Teresa Maria de Jesus.. É tratorista aposentado, tendo trabalhando por mais de 20 anos na Prefeitura Municipal de Divinópolis, é morador do Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida, Com larga contribuição ao Reinado Divinopolitano, uma vez ao ano trabalha na organização da festa de Reinado do Distrito e também colabora com as festas promovidas em outras regiões da cidade. Casado há 26 anos com Aparecida Malvina dos Santos. É pai de três filhos, sendo que um deles é adotivo. José Beraldo dos Santos contribui há mais de 50 anos com a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.

Vereadora Dra Heloisa Cerri homenageou Adão Máximo


Nascido na cidade de Araújos Minas Gerais em outubro de 1957 com vários parentes na cidade de Carmo do Cajurú, filho de Geraldo Domingos Moreira e Vicentina Ferreira de Camargos Moreira Adão participa de festas de reinado desde criança em Divinópolis. Em sua caminhada conviveu com vários capitães, reis e rainhas do Congado Hoje com 54 anos passa seus ensinamentos de Moçambiqueiro aos mais jovens com o intuito de preservar as tradições do reinado.

Vereador Edmar Rodrigues congratulou Alisson Augusto Ferreira


Natural de Divinópolis, Alisson Augusto Ferreira é filho do Sr. Jésus Ferreira (já falecido) e da Sra. Ângela Maria Ferreira. Formado em História pela Fundação Educacional de Divinópolis – FUNEDI-UEMG e Pós-Graduado em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana pela PUC-MG. É professor da Rede Municipal de Ensino de Divinópolis, na Escola Municipal Professor Bahia. Tem em sua trajetória de vida um histórico de lutas sociais e um importante trabalho dentro das pastorais da Igreja Católica. Trabalhou como missionário em comunidades rurais e assentamentos de Sem-Terras no Alto Paranaíba e Centro-Oeste de Minas Gerais. Alisson Ferreira tem lutado de forma incansável pela melhoria das relações humanas. Vem há muito tempo se dedicando aos estudos étnico-raciais e afro-brasileiros. 

Em seu trabalho nas escolas abre inúmeros debates quanto à temática afro- descendente. É militante do Movimento Unificado Negro de Divinópolis e hoje ocupa a Vice-Presidência da do mesmo. É membro da Comissão de Educação da entidade e vem juntamente com o Movimento Negro erguendo patamares sólidos para edificação das relações ético-raciais de nossa cidade Em suas palestras e formações é conhecido por sua inquietude e descontentamento quanto as desigualdades sociais e a nefasta descriminação racial.


Vereador Edson Sousa Adair Otaviano homenageou a Ministra Luiza Bairros
O Presidente do Movimento Negro de Divinópolis, Geraldo Cubu, recebeu a comenda pela Ministra


A Ministra LUIZA BAIRROS nasceu em Porto Alegre, RS, onde cursou graduação em Administração Pública e Administração de Empresas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vive em Salvador, BA, desde 1979, quando passou atuar no Movimento Negro Unificado (MNU). Sua militância no movimento de mulheres teve início com a formação, em 1981, do Grupo de Mulheres do MNU. Participou ativamente das principais iniciativas do movimento negro na Bahia e no Brasil, sendo que, em 1991, foi eleita como a primeira coordenadora nacional do MNU, organização em que permaneceu até 1994 .

No mesmo período, trabalhou na então Secretaria do Trabalho e Ação Social do Estado da Bahia e dessa experiência resultou sua dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, “Pecados no Paraíso Racial: O negro no mercado de trabalho da Bahia – 1950-1980”, na Universidade Federal da Bahia (UFBA. Cursou pós-graduação em Sociologia, na Michigan State University, tornou-se Pesquisadora Associada do Centro de Recursos Humanos (CRH), da UFBA, e fundou, em parceria com a Conferência Nacional de Cientistas Políticos Negros, organização norte-americana, o Projeto Raça e Democracia nas Américas. Trabalhou como consultora do Sistema Nações Unidas no Brasil no processo da III Conferência Mundial contra o Racismo e em projetos de interesse da população afrobrasileira. Vários Projetos seus foram implementados em diversos países e seus trabalhos são expostos em muitos seminários ao redor do mundo. Em janeiro de 2011, assume o cargo de Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) do governo Dilma Roussef.

Vereador Hilton de Aguiar entregou a comenta Consciência Negra 2011 para Léo Faustino de Sousa

Leo Faustino de Sousa é filho de Jaci Faustino de Sousa e Alvina Fontes de Sousa, nasceu na Comunidade de Velho da Taipa, Distrito de Pitangui – MG. Ainda criança, com sete anos de idade, veio para Divinópolis, onde já residiam seus . Em Divinópolis, estudou na Escola do Professor João Pânfilo. É casado com Marilza dos Santos Cordeiro e pai de Cinara Santos de Sousa, de César Santos Cordeiro e reside hoje no bairro das Nações. Leo Faustino trabalhou na Fundição e Indústria Perene, e depois na Fábrica de Tecidos Divinópolis, FITED, por aproximadamente quarenta anos, onde firmou grande amizade com os empresários Fábio Notini (ex- prefeito de Divinópolis) e Caubi Notini, donos da FITED. Aos 32 anos de idade Sr. Leo ingressou na Rádio Cultura de Divinópolis (ZYH2), hoje Rádio Minas, como locutor, entrevistador e comentarista de futebol. Transmitiu ao vivo, pela Rádio Minas, vários eventos como Carnaval de Rua e muitos desfiles comemorativos do aniversário de Divinópolis. Nas festas da antiga Exposição Agropecuária de Divinópolis, na Vila Belo Horizonte, entrevistou vários cantores como: Antônio Marcos, Vanusa, Wanderléia, Jerry Adriano, Miltinho, dentre outros. Hoje, ainda atua locutor da Radio Minas apresentando o “Você faz o Programa”, que vai ao ar todos os domingos, de 10 as 12 h da manhã.

Vereador Beto Machado homenageou Maria Geralda dos Santos

Maria Geralda Santos nasceu na cidade de Barão de Cocais, Estado de Minas Gerais, filha de Maria Francisca dos Santos e José Bráulio dos Santos, teve 45 irmãos sendo que muitos deles ela não conheceu por ser uma das mais novas da família, pois eles se espalharam por terras Brasileiras. Desde a sua infância cresceu sendo exemplo de trabalho e luta. sempre foi decidida, capaz de realizar qualquer coisa para viver feliz. Trabalhou em casas de família quando adolescente e desenvolveu vários dons, um dos principais foi na cozinha onde aprendeu a ser uma das melhores chefes sabendo apurar sabores deliciosos de comidas. Com isso trabalhou em várias grandes e famosas empresas do Brasil como a Odebrecht, White Martins e Mineração São Bento.Casou se muito nova e hoje tem nove filhos criados com sua luta e esforço. Negra, mulher, mãe e muitas vezes pai, Maria Geralda também enfrentou todas as dificuldades como o preconceito do dia a dia mas sempre seguiu de cabeça erguida nunca se abatendo, pois sempre quis ser exemplo de vida para seus 9 filhos. Maria Geralda Santos hoje recebe a Comenda Consciência Negra 2011 representando todas as mulheres mães negras da nossa cidade, do nosso Brasil.

Vereador Geraldinho da Saúde entregou da comenta Consciência Negra 2011 para Jose Geraldo da Fonseca


Natural de São José dos Salgados, José Geraldo da Fonseca mudou-se para Divinópolis aos 2 anos de idade e depois de adulto, constitui família com Maria Aparecida Marçal com quem teve 2 filhos. Pai amigo e dedicado, carismático, é considerado por todos pessoa humilde e de grande força de vontade. Não mede esforços para ajudar o próximo. Já trabalhou como metalúrgico, gerente de vendas e hoje é comerciante recepcionando amigos clientes em seu estabelecimento onde a alegria dá o tom.Devoto de Nossa Senhora e Fátima, Zezé, como é conhecido promove todo os dias 12 de outubro, uma festa para as crianças onde distribui presentes e promove brincadeiras. Promove também festa de natal para crianças carentes. José Geraldo ajuda ainda a viabilizar consultas médicas e odontológicas para pessoas que não tem como pagar pelas mesmas. Zezé também promove tradicionalmente, nas sextas-feiras da paixão a tradicional caminhada da gruta, que ocorre às 3 horas da manha em direção a Gruta de Nossa Senhora de Fátima. Na última edição, a caminhada reuniu mais de 3 mil pessoas.

Vereador Milton Donizete homenageou Aline Perpétua de Oliveira Graciano

Natural de Santo Antônio do Monte, Aline Perpétua de Oliveira Graciano é filha de Otávio Bento de Oliveira e Maria de Lourdes de Oliveira. Casada com Marcone Luis Graciano é mãe de três filhos. Trabalha como Policia Militar, cuidando da segurança de nossa sociedade graduada como terceiro sargento do vigésimo terceiro batalhão PM. Ingressou na Polícia Militar em 1987 fazendo o curso de cabo em 1993 e o de Sargento em 2009. Também participou do curso de Direitos Humanos e atua ativamente na Polícia Comunitária. Atualmente trabalha na 53 Companhia da base comunitária móvel. Aline Perpétua de Oliveira Graciano é membro da primeira turma de policiais femininas de Divinópolis.

Vereador Pastor Paulo César fez a homenagem a Adriano Luis Reis

Nascido em 02 de Dezembro na cidade de Passatempo, Adriano Luíz Reis é filho de Célia Maria Reis e João Luiz dos Reis. Formado em publicidade, atualmente estuda marketing. Veio para Divinópolis com sua família no final da década de 90. Por aqui trabalhou no laboratório de TV da Antiga Fadom, trabalhou na TV Candidés e atualmente trabalha na TV Integração como editor de imagens. Em sua vida profissional produziu vários documentários que resgatam a memória e a história da cidade. Adriano Reis tem uma forte identidade com os Movimentos Negros Brasileiros e sempre valorizou as artes como a Capoeira e as tradicionais festas de Reinado. Atualmente é um dos professores da Oficina Mundi Models e desde a fundação do Movimento Negro tem participado ativamente do processo de inclusão do negro e das políticas públicas para o Afro descendente.

Vereador Roberto Bento congratulou à Fundação Cultural Palmares

Professor Alisson recebeu a comenda representando o Presidente da Fundação Palmares, que não pode ser presente
A Fundação Cultural Palmares foi o primeiro órgão federal criado para promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra. Tornar-se referência nacional e internacional na formulação e execução de políticas públicas da cultura negra é uma das principais metas da Palmares, que atua em três eixos fundamentais para promover a inclusão da população afro-brasileira no rol de diretos previsto pela Constituição: o social e o artístico, e o de gestão da informação. Para guiar as três linhas macro de trabalho, foram criadas três estruturas administrativas: O Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro (DPA); O Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira (DEP); e o Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC). A Palmares é responsável pela preservação do patrimônio cultural material e imaterial afro-brasileiros. Hoje, existem 16 bens culturais imateriais registrados no País, alguns deles protegidos, também, pela Palmares, como as baianas de acarajé, na Bahia, as matrizes do samba carioca e a capoeira. A Palmares realiza, com freqüência, eventos e editais com o propósito de fortalecer, valorizar, preservar e difundir a produção cultural afro-brasileira no País e no exterior e imagens.

Vereador Rodyson do Zé Milton homenageou Milton Pena

Natural de Divinópolis. Milton Pena é filho de Levindo Ferreira da Fonseca e Maria Luiza Pena da Fonseca. Advogado formado pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas, tem vasta experiência profissional em diversas áreas. Tendo trabalhado como Operador Mecânico, Encarregado Geral da Fundiç~~ao Mecância iMperial, Gerente de Farmácia, Diretor Industrial e Comercial, Representante Comercial, Chfe de Produção, Encarregado de Montagem e com grande destaque foi Subdelegado Regional do Ministério do Trabalho. Sua vasta experiência profissional mostra a disposição e dedicação de Milton Pena para com a Comunidade, exercendo inclusive o cargo de Presidente da ONG Voluntários da Comunidade que trabalha em prol da melhoria da qualidade de vida dos divinopolitanos. Atuando também como professor, Milton Pena compartilha o vasto conhecimento que adquiriu com a comunidade divinopolitana.