quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Câmara comemora dia da Consciência Negra


A Câmara realiza hoje, às 17 horas, no Plenário, a entrega da Comenda da Consciência Negra à treze entidades ou pessoas que tenham se destacado por sua iniciativa ou participação em movimentos e atividades que contribuam ou tenham contribuído para a valorização, o respeito e o reconhecimento do negro no Município, na região, no estado ou no país.

Cada homenageado foi indicado por entidades do segmento negro de Divinópolis e região e selecionados pelo MUNDI, após uma análise criteriosa dos trabalhos desenvolvidos pelos mesmos. O evento será realizado às 17 horas no Plenário da Câmara.

Para fechar as comemorações, no dia 18 de novembro, às 9 horas, também no Plenário, acontecerá mais uma edição do Projeto Divina História. Será realizada uma mesa de debates com o tema: O movimento Negro em Divinópolis: trajetória e perspectivas .

As festividades são em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de novembro, data da morte do Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares, vítima de uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Dia Internacional para a Tolerância

Hoje, comemora-se o Dia Internacional para a Tolerância em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. Foi instituído pela Resolução 51/95 da UNESCO.

A Declaração da ONU fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Nela os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância, a convivência pacífica entre os povos vizinhos.

Foi então evocado o dia 16 de Novembro, quando da assinatura da constituição da UNESCO em 1945. Remetia, ainda, à Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:
  1. Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);
  2. Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19)
  3. A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26). 
Fonte: Wikipedia