quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Resumo de Pronunciamentos do dia 17 de novembro de 2011

O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) falou em seu pronunciamento sobre o caos na saúde pública e sugeriu a volta da CPMF, mas em modelo diferente, com os recursos arrecadados através desta contribuição sendo gerenciados pelo próprio município onde a mesma for recolhida. Edmar Rodrigues criticou a demora para se conseguir marcar uma consulta e também para o retorno ao médico para apresentar exames e receber diagnóstico. Edmar Rodrigues informou também que a recente visita do Deputado Estadual Fabiano Tolentino (PRTB) à China já rendeu frutos positivos. Uma comitiva chinesa esteve reunida nesta semana com o Deputado e a equipe do Governo Estadual para discutir investimento na área de agricultura em Minas Gerais. Edmar Rodrigues informou também que esteve no domingo no bairro Santa Teresa para comemoração dos resultados de um ano do Projeto “Rede de Vizinhos Protegidos” naquela região.  O Vereador considerou o trabalho positivo e pediu que outras regiões da cidade também recebam o Projeto. Edmar Rodrigues também registrou a importância da comenda da “Consciência Negra” que foi entregue pela Câmara na quarta-feira dia 16 e falou da importância da luta pela igualdade continuar. Edmar Rodrigues também solicitou esclarecimentos sobre a desclassificação de algumas famílias que foram sorteadas no Programa “Minha Casa, Minha Vida” que não terão mais direito ao benefício.
  

O Vereador Roberto Bento (PT do B) parabenizou o tribuno José Onésio pelo seu trabalho em defesa da saúde pública.  Roberto Bento informou inclusive que recebeu diversos telefonemas durante o fim de semana, de pessoas que estavam no Pronto Socorro Regional aguardando atendimento, sem sucesso. O parlamentar citou caso de reinadeiro que chegou ao Pronto Socorro às 9 horas da manhã e que às 8 horas da noite ainda não havia conseguido atendimento. Roberto Bento afirmou que entende que a saúde pública é um problema nacional, mas sugeriu mobilização maior para encontrar soluções inteligentes e assim resolver os problemas locais. Roberto Bento afirma que existem muitos Postos de Saúde no município e que a maioria não tem médicos e não realiza exames. O parlamentar sugere que existam menos unidades, mas em pontos estratégicos, com os profissionais reunidos em um único local, atendendo 24 horas, o que resolveria os problemas de atendimento na atenção básica. Roberto Bento também manifestou preocupação com o funcionamento do Hospital Público que está sendo construído na cidade com o propósito de atender a toda a região e sugere mudança no sistema de custeio da Unidade de Saúde para garantir que Prefeitos de cidades vizinhas também contribuam.  Roberto Bento pediu atenção especial na discussão e votação do Projeto que autoriza o modelo de gestão de unidades de saúde através das OS (organizações sociais). Roberto Bento também parabenizou o MUNDI (Movimento Unificado Negro de Divinópolis) que contribuiu para a realização da comenda “Consciência Negra” 2011.


O Vereador Adair Otaviano (PMDB) abriu seu pronunciamento parabenizando o Tribuno José Onésio que cobrou maior fiscalização do cumprimento da Lei 8080 que trata sobre a saúde pública. Adair Otaviano informou que algumas leis são estaduais ou federais e que a competência de fiscalizar o cumprimento das mesmas é das esferas correspondentes. Adair Otaviano falou também sobre o Estacionamento Rotativo de Divinópolis que tem tarifa superior a de outras cidades, inclusive maiores do que Divinópolis.  O parlamentar informou que está apresentando proposta ao Prefeito Vladimir Azevedo, de que o talão do Estacionamento Rotativo permita a especificação de dois locais e duas placas, para que o condutor possa utilizar todo o tempo pelo qual pagou Segundo Adair Otaviano, muitas vezes o veículo fica estacionado por apenas 30minutos e o valor cobrado acaba sendo o integral não permitindo que o motorista utilize a vaga para outro veículo de sua propriedade.  Adair Otaviano também se pronunciou sobre a qualidade da água em algumas comunidades rurais que segundo o mesmo não oferece qualidade para consumo colocando em risco a saúde dos cidadãos. Adair Otaviano também criticou a obra de pavimentação da Rua Jésus Jota que recebeu calçamento ao invés de asfalto. Adair Otaviano afirma que o calçamento é má qualidade e poderá ser destruído pelas chuvas desperdiçando o dinheiro público. Adair Otaviano também considerou como ruim a qualidade do trabalho realizado em vias das comunidades rurais.


O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) abriu seu pronunciamento concordando com o Tribuno José Onésio que criticou a qualidade da saúde pública municipal. Hilton de Aguiar também confirmou a denúncia apresentada pelo Tribuno de que o Centro Social Urbano no bairro Interlagos se encontra com estrutura precária para que funcione como Unidade Básica de Saúde.  Hilton de Aguiar afirma que hoje em Divinópolis, a maior parte dos Postos de Saúde está na mesma situação e que apenas no bairro São José o Posto se encontra em bom estado de conservação. Hilton de Aguiar criticou também o local onde ocorrem as aulas de direção que não oferece estrutura para os futuros condutores e instrutores. O Vereador afirma que não há um posto de atendimento para estas pessoas disponibilizando banheiro e água.  Hilton de Aguiar falou também sobre a abertura da Rua Jésus Jota, que foi uma reivindicação que trouxe para a Câmara logo que assumiu seu mandato e que agora se torna realidade. A fala de Hilton de Aguiar foi aparteada pelo Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) que elogiou a luta do parlamentar e ressaltou que embora sempre tenha sido promessa de vários prefeitos, apenas Vladimir Azevedo fez com que a obra saísse do papel.
  

O Vereador Milton Donizete (PRTB) abriu seu pronunciamento falando de sua preocupação com a área da saúde e concordou com o Vereador Roberto Bento (PT do B) que sugere redução do número de Unidades de Saúde em detrimento de Unidades estrategicamente posicionadas, atendendo 24 horas com profissionais e exames disponíveis para a população. Atualmente a cidade não consegue disponibilizar médicos o dia todo para que demanda seja atendida. Milton Donizete concorda que a saúde hoje é ruim em todo o Brasil, mas acredita que Divinópolis pode sair na frente ao apresentar soluções inteligentes. Milton Donizete também registrou que no próximo dia 19 é comemorado o dia Internacional do Homem e do Biomédico. O parlamentar também registrou que o dia 20 é o dia Nacional da Consciência Negra.  Milton Donizete informou também que esteve reunido com empresários da Rua Goiás que reclamaram da sinalização de trânsito, em especial no cruzamento com a Rua Mato Grosso onde há tráfego intenso e não existe semáforo ou rotatória. Milton Donizete também agradeceu o atendimento de sua indicação para recuperação da rua que liga os bairros São Luís e São Simão e pediu que seja feita a manutenção da obra para evitar transtornos durante o período chuvoso.


O Vereador Beto Machado (PSDB) também parabenizou o Tribuno José Onésio que cobrou soluções para a saúde pública e registrou que o cidadão sempre acompanha as prestações de constas da SEMUSA. Beto Machado falou também sobre o fim da Ditadura Militar, ocorrido há 23 anos atrás. O parlamentar comemorou o início da era democrática em 1988, mas disse que hoje ainda existe perseguição àquelas pessoas que tentam manifestar sua vontade ou opinião. Beto Machado disse que várias vezes foi perseguido de maneira antidemocrática, mas que o tempo corrige esses erros. Beto Machado também falou sobre o atual momento brasileiro em que denúncias de corrupção surgem a todo o momento no noticiário nacional e parabenizou os jovens divinopolitanos que se mobilizaram em passeata contra a corrupção. O parlamentar lembrou que sempre lutou contra a corrupção e citou como exemplo de sua atuação contra este mal os projetos de sua autoria que impões ficha limpa no serviço público para servidores municipais e processo seletivo para contratação de estagiários na Câmara. Beto Machado também cobrou melhoria da qualidade do sinal de TV que é gerado para o Distrito de Santo Antônio dos Campos e Comunidades Rurais e criticou a qualidade das obras efetuadas pela construtora LIB para recuperação das estradas rurais. Beto Machado afirma que serviço é ruim e já está se deteriorando.


A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) parabenizou o Tribuno por suas cobranças de melhoria na área da saúde, mas afirmou que melhorar o sistema é competência da Prefeitura. Dra. Heloisa Cerri critica o município por ter um serviço de saúde ruim e ainda assim gastar oito milhões de reais em publicidade no que considera autopromoção. Dra. Heloisa Cerri afirma que já fez várias denúncias ao Ministério Público sobre as deficiências na área da saúde.  A Vereadora afirma que enquanto gasta recursos para promoção pessoal através de publicidade, o Município paga baixos salários para os médicos deixando sem atendimento a população dos bairros. Dra. Heloisa Cerri também manifestou preocupação com o modelo de Organização Social (OS) proposto para gerenciamento do Hospital Público Regional. Dra. Heloisa afirma que o município já está discutindo gerenciamento da Unidade de Saúde sem antes definir o custeio da mesma.  A parlamentar cobra documento que confirme pacto firmado com o Governo do Estado.  Dra. Heloisa Cerri informou ainda que o Sistema de OS impede que a cidade receba recursos de cidades vizinhas, o que fará com que o custo do Hospital, que será regional, seja todo de responsabilidade de Divinópolis. Dra. Heloisa Cerri alertou que OS pode usar bens públicos sem licitação e que também são dispensadas de concursos públicos o que dá margem para corrupção.  Dra. Heloisa Cerri finalizou seu pronunciamento exibindo vídeo no qual apresenta denúncia de usuário do SUS que reclama do serviço de transporte de pacientes que fazem tratamento em outros municípios. Dra. Heloisa Cerri sugere a criação de uma Casa de Apoio aos pacientes que fazem tratamento fora do domicílio.
  

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) também criticou os serviços da área de saúde em Divinópolis e disse que no município o atendimento ainda está muito aquém do prestado por outros grandes centros urbanos. Geraldinho da Saúde enumerou os vários problemas da cidade, citando como exemplo a dificuldade de transporte daqueles que fazem tratamento fora do domicílio e a falta de uma central de marcação de exames. Geraldinho da Saúde cobrou ainda que os Hospitais da cidade cumpram o seu compromisso social. O parlamentar apresentou os vários programas que são possíveis de serem implementados e que melhoram a qualidade do atendimento. Geraldinho da Saúde cita, por exemplo, o serviço de fornecimento domiciliar de medicamentos para usuários do SUS que desafogaria o atendimento na farmácia municipal. O Vereador questionou também o sistema de renovação de receita para tratamentos que são contínuos e que no município exige a realização de nova consulta médica.  Geraldinho da Saúde cobrou a instalação de centrais para marcação de exames e consultas através do SUS.  O parlamentar entende que este é um dos caminhos para melhor eficiência do serviço prestado. Geraldinho da Saúde cobrou ainda que gestores da saúde sejam mais criativos e ousados, qualidades que o mesmo entende que fizeram falta aos últimos gestores.
  

O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento dizendo que desde a criação do Pronto Socorro Regional nenhuma outra grande ação foi realizada no sentido de promover melhorias para a saúde em Divinópolis. O parlamentar citou como um dos problemas mais graves, a dificuldade de atendimento à baixa e média complexidade que não tem o interesse dos Hospitais. Rodyson do Zé Milton afirma que o Prefeito Vladimir Azevedo tentou firmar convênios com os Hospitais da cidade, mas que não houve interesse devido aos baixos valores que são pagos pelo SUS. Rodyson do Zé Milton citou que na gestão de Vladimir várias ações estão sendo desenvolvidas para garantir uma saúde melhor no município. O parlamentar cita, por exemplo, a construção do Hospital Público que irá resolver o problema das vagas de internação pelo SUS que ao invés de aumentar, diminuíram nos últimos anos.  Rodyson do Zé Milton sugeriu a mobilização dos Deputados Federais e Estaduais para que sejam viabilizadas as melhorias que hoje são necessárias para Divinópolis. Rodyson do Zé Milton disse ainda que a crise no setor de saúde atinge não só o serviço público, mas também o setor privado e citou como exemplo a espera de um ano e meio de sua mãe para realização de uma cirurgia através de plano e saúde.  Rodyson do Zé Milton criticou ainda profissionais da saúde que segundo ele, apenas criam tumulto, ao invés de prestar um bom serviço, porque são contrários ao modelo de gestão do Prefeito Vladimir Azevedo.  Rodyson do Zé Milton diz que muitos criticam o setor de saúde, mas poucos apresentam solução e ficam apenas fazendo sensacionalismo político.