terça-feira, 22 de março de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 22 de março

Nesta terça-feira dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água.  Na ocasião a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores foi utilizada pelo ambientalista Ricardo Rocha que destacou a importância da consciência ambiental.  Rocha relembrou que pequenas atitudes no dia a dia para a economia de água podem fazer uma grande diferença.

Em seu pronunciamento o Vereador Anderson Saleme (PR) parabenizou o organizador da Corrida das Nascentes, Geraldo de Oliveira, que viabilizou no ultimo domingo uma corrida em prol da Nascente do Bairro Bela Vista. O vereador destacou a importância da preservação de recursos hídricos no nosso município e falou sobre um vazamento de óleo no rio Itapecerica, possivelmente provocado pela Ferrovia Centro Atlântica-FCA. O vereador espera que a empresa se manifeste, pois do contrario ira liderar uma mobilização social. A

Durante a reunião ordinária desta terá-feira, o Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) exibiu um vídeo elaborado por ele e a equipe da TV Câmara, mostrando a precariedade do bairro. Moradores alegam que está impossível o tráfego de automóveis em algumas ruas.  O parlamentar alegou que como mora na região irá buscar melhorias para o local, em especial para a Rua João Severino que fica no mesmo bairro.

Milton Donizete (PRTB) também fez uso de recursos audiovisuais para mostrar o apelo da moradora do bairro Realengo que alega estar sendo prejudicada por um desmoronamento próximo a sua residência. O entulho acumulado no local está ameaçando a estrutura da casa da cidadã, que segundo o vereador ameaça desabar. Milton Donizete ressaltou que a Defesa civil esteve no local e apenas colocou uma lona, não resolvendo o problema.

Durante seu pronunciamento em plenário, o Vereador Beto Machado (PSDB) reivindicou obras que facilitem o acesso de portadores de necessidades especiais ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Para Beto Machado, o local precisa de atenção especial devido ao alto numero de fiéis que freqüentam a “Missa da Família” nas quartas feira.  .
A Vereadora Heloisa Cerri (PV), destacou durante seu pronunciamento a realização de uma reunião especial nesta quarta-feira, para discutir o contrato de concessão do serviço e transporte coletivo em Divinópolis. A parlamentar relatou que nunca na historia do município o transporte coletivo passou por análises criteriosas dos serviços prestados. Heloisa Cerri se pronunciou também sobre a discussão em torno do serviço de tratamento de esgoto no município que em breve deverá ser implementado. A parlamentar criticou o posicionamento da Prefeitura de Divinópolis que segundo ela, pretende terceirizar o serviço. Heloisa Cerri veiculou durante a reunião trechos do discurso do atual prefeito Vladimir Azevedo, na época em que o mesmo era vereador e que o mesmo se manifestava contrário à proposta de terceirização.  

Edson de Souza (PDT) elogiou as palavras sobre o tema Mentira-Verdade discursadas pelo vereador Beto Machado. Criticou a viagem do Prefeito Vladimir Azevedo a Londres, ressaltando que esta é a terceira vez que o prefeito viaja neste mandato. Esquecendo das políticas publicas da cidade. Ele criticou a atuação da Copasa em Divinópolis. Edson falou ainda que o prefeito Vladimir Azevedo não cobra da Copasa ações de comprometimento com o povo.

Durante a reunião ordinária desta terça-feira (22), o Vereador Roberto Bento apresentou o projeto de lei de sua autoria que trata da criação de containers para coleta de lixo reciclável na cidade. O projeto estabelece pontos onde o equipamento poderá ser instalado e tem por objetivo facilitar a reciclagem de lixo e o trabalho dos catadores do município. A matéria segue agora para tramitação nas comissões da casa.  .
            
         O vereador Geraldinho da Saúde (PR) utilizou seu pronunciamento em plenário para pedir mais atenção para a saúde da população. O vereador destacou o trabalho da Associação Coração de Criança, que presta atendimento à crianças cardíacas. O vereador foi autor de projeto aprovado na tarde desta terça-feira (22), que declara a entidade como de utilidade pública, possibilitando maior facilidade em captar recursos para dar continuidade ao seu trabalho de assistência.

O Vereador Adair Otaviano (PMDB) denunciou a baixa cobertura da cidade com Programas de Saúde da Família, ficando o município com índices de atendimento inferiores aos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Outro tema da fala do Vereador Adair Otaviano, foi o assalto de joalheria da região central da cidade ocorrido na última semana. O Vereador informou que os comerciantes deste segmento estudam maneiras de reforçar a segurança.  O parlamentar denunciou também crimes ocorridos nas comunidades rurais e cobrou providências por parte da Polícia Militar.