Criada através do Projeto de Resolução CM 026 de 2005, de autoria do Vereador Andersom Saleme, a “Urna da Cidadania” tem o objetivo de coletar junto à população sugestões, críticas e denúncias, garantindo assim uma participação mais ativa dos divinopolitanos no planejamento do desenvolvimento do município. Aos Vereadores, permite um melhor conhecimento da realidade social e econômica da comunidade.
Através da “Urna da Cidadania” o cidadão pode manifestar o que pensa, de forma anônima, se preferir, e tem a certeza de que no máximo em quinze dias a sua opinião será ouvida. Valorizando a democracia participativa, a urna visa incluir a população no processo político. Por determinação legal, toda denúncia recebida através da “Urna da Cidadania”, recebe o devido encaminhamento.
Este importante instrumento democrático também é utilizado nas Reuniões Comunitárias da Câmara de Vereadores, quando o equipamento fica disponível para moradores do bairro onde acontece a reunião que assim podem se manifestar sobre os problemas da comunidade.