quinta-feira, 5 de maio de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 05 de maio de 2011

Fez uso da Tribuna Livre na Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Divinópolis, o Professor José Heleno, membro do Conselho Municipal de Educação que falou sobre a importância de fortalecimento deste órgão. José Heleno destacou que o Conselho Municipal de Educação é um espaço democrático para discussão e encontro de soluções para problemas e que a garantia de representantes dos vários níveis da organização social é uma importante ferramenta para garantir um ensino de qualidade no país.

O Vereador Beto Machado (PSDB) utilizou seu pronunciamento para esclarece que seu polêmico discurso na última semana não se referiu aos vereadores quando apresentou denúncias de envolvimento de autoridades em suposta “negociata” para aprovação de projeto. O Vereador diz que agiu de maneira preventiva, pedindo que sejam investigadas as denúncias, para que as autoridades supostamente envolvidas possam ser descobertas.  Beto Machado anunciou também que estará apresentando Projeto de Lei que obriga Profissionais Liberais como médicos, engenheiros, advogados e outros, a exibirem em seus consultórios e escritórios o documento/diploma que os qualifiquem para a função que se propõem a exercer; Beto Machado comunicou ainda a realização, a partir de amanhã, do Encontro Nacional de Motociclistas no Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida.
  
O Vereador Édson Sousa (sem partido) exibiu mais uma vez em plenário o estudo que aponta o crescimento no número de multas aplicadas em Divinópolis. Os dados apresentados pelo vereador apontam para aumento significativo no número de multas de trânsito aplicadas no município e o parlamentar pede que representantes do Executivo Municipal justifiquem estes dados. Edson Sousa utilizou seu pronunciamento, para pedir aos vereadores, que o apóiem assinando um requerimento para abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar esta situação dentro da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte – SETTRANS. O parlamentar pediu ainda um estudo mais aprofundado do perfil das multas de trânsito aplicadas em Divinópolis. Sousa diz que hoje 25% das multas são aplicadas em veículos de turistas e que é preciso entender os dados para que seja realizado um trabalho eficiente para redução do número de infrações.

O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) informou que está aguardando com ansiedade o Dia Primeiro de Junho, pois foi para esta data que o Prefeito Vladimir Azevedo anunciou a abertura da Rua Jésus Jota na região dos bairros Interlagos e Nações. O Vereador entende que este é um desejo antigo dos moradores daquela região. Hilton de Aguiar informou também, durante seu pronunciamento, que retirou o pedido de sobrestamento de 60 dias para o Projeto de Lei que cria zoneamento para uma área próximo a rodovia de acesso ao Distrito de Santo Antônio dos Campos, onde empresário local pretende executar um empreendimento da área de entretenimento.
  
O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) abriu seu pronunciamento convidando os demais vereadores para acompanharem a prestação de contas que será feita pelo seu colega de partido, o Deputado Estadual Fabiano Tolentino. Na seqüência, Edmar elogiou o sucesso de um campeonato de Kick Boxing que foi realizado durante o final de semana no Estrela do Oeste Clube. Aproveitando o sucesso do evento, Edmar falou da necessidade de se fomentar outras atividades como esta no município e pediu uma soma de esforços para que ocorra a reabertura do Ginásio Poliesportivo. Finalizando, Edmar Rodrigues comemorou o anúncio de que em breve a Farmácia Municipal terá o serviço de entrega à domicílio para atender pessoas acamadas que não tem como retirar  medicamentos no local.

A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento pedindo que as denúncias de suposta negociata envolvendo autoridades do município, apresentadas pelo Vereador Beto Machado (PSDB) sejam levadas ao conhecimento da Polícia Federal por se tratar de assunto de grande gravidade. Em seguida, a Vereadora elogiou a proposta do Executivo Municipal de acabar com o apostilamento para servidores públicos, mas criticou a proposta que segundo ela ainda se encontra incompleta por não atingir todo o seu potencial ao garantir a manutenção do privilégio para alguns funcionários públicos. Heloisa Cerri , ainda falando sobre gastos públicos, criticou também o montante utilizado pela Prefeitura de Divinópolis nas campanhas publicitárias que são desenvolvidas no município. Finalizando sua fala, a Vereadora denunciou e pediu providências para a falta de médicos no bairro Bom Pastor.
  
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) utilizou seu pronunciamento para esclarecer à comunidade sobre um empreendimento imobiliário que será realizado na região do Córrego do Paiol. Segundo Adair Otaviano, ele avaliou junto aos empresários, que fazem parte de um grupo europeu, todo o impacto que a obra causará no local e percebeu que os benefícios superam malefícios, já que um projeto arrojado para o meio-ambiente será desenvolvido, inclusive com a recuperação de algumas áreas que atualmente se encontram degradadas. Adair Otaviano disse também que o empreendimento irá urbanizar a região que receberá obras de pavimentação e saneamento. Finalizando sua fala, Adair Otaviano voltou a criticar as mudanças feitas no trânsito do bairro Porto Velho, que segundo ele prejudicaram os comerciantes ao criar dificuldades para o estacionamento de veículos.

O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento, parabenizando mais uma vez à equipe do Jornal Gazeta do Oeste pelos 18 anos de atuação em jornalística em Divinópolis e pelo início de suas publicações como jornal diário. Na seqüência o Vereador anunciou e comemorou o atendimento de várias indicações de sua autoria. Rodyson citou como exemplos, o “Canto da Mina” no bairro Niterói que recebeu diversas obras de melhorias. Rodyson informou também, que uma travessia elevada para pedestres será instalada em frente ao condomínio Jardim das Acácias no bairro Santa Clara e que já estão em andamento as obras para instalação e rede de esgoto no bairro São Francisco.
  
O Vereador Milton Donizeti (PRTB) informou sobre o encaminhamento de diversos pedidos ao Executivo Municipal para que sejam atendidos com obras emergenciais os bairros mais distantes da região central do município. Milton Donizeti citou em especial os bairros São Simão, Del Rey e Grajaú que sofrem com falta de pavimentação, redes de esgoto e outros serviços que são considerados essenciais. Milton Donizeti informou também que foi feita uma reunião entre os feirantes dos bairros Porto Velho, Esplanada e Niterói e na mesma foi definida a criação de uma Associação dos Feirantes de Divinópolis para garantir melhor representatividade para a categoria.

O Vereador Roberto Bento (PT do B) voltou a cobrar que seja apurado como são gastos os recursos arrecadados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, a SETTRANS. O Vereador cita que este órgão hoje recebe recursos através de multas aplicadas e repasses do IPVA e que é necessário saber se o volume arrecadado está sendo revertido em melhorias para a população.  Roberto Bento falou também, mais uma vez, sobre os transtornos que o excessivo número de lotes vagos causa à população divinopolitana. O Vereador cobra soluções para o problema, tendo em vista que entre os transtornos, estão o aparecimento de animais peçonhentos e falta de segurança próximo aos lotes vagos.
  
O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) apresentou em seu pronunciamento, um balanço dos trabalhos desenvolvidos em Brasília onde esteve reunido com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, na companhia dos Deputados Federais da região, Domingos Sávio (PSDB) e Jaime Martins Filho (PR). Segundo Geraldinho, na oportunidade foi discutido o modelo de gestão do Hospital Público de Divinópolis e também a possibilidade de instalação de um CAPS – AD  no município. Tal unidade teria por objetivo oferecer atendimento especializado a dependentes químicos que hoje são atendidos como portadores de sofrimento mensal no SERSAM.