quinta-feira, 26 de maio de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 26 de maio de 2011

O Vereador Andersom Saleme (PR) no início do seu pronunciamento reconheceu o trabalho do tribuno Carlos Roberto da Silva, o Beto da ADEFOM em prol de melhorias na acessibilidade para portadores de necessidades especiais nos espaços de Divinópolis. Andersom, que também é cadeirante, concordou com as dificuldades expostas, mas afirmou que alguns avanços já foram conseguidos nos últimos anos, principalmente através da sua atuação parlamentar. O Vereador citou como exemplo a ampliação da frota de ônibus coletivos adaptados no transporte urbano do município. Andersom Saleme cumprimentou também o Instituto Helena Antipoff que sediou ontem seminário no qual foram discutidas questões relacionadas aos portadores de necessidades especiais.  Outro assunto abordado pelo parlamentar foi a discussão e votação do Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública a Associação Divinopolitana de apoio ao Adulto Especial.  O parlamentar informou também que está trabalhando para que a Prefeitura amplie o número de cadeiras de rodas motorizadas ofertadas pelo município. O Parlamentar comemorou também o anúncio de que o empresário Romeu Scariolli estará em breve iniciando um novo empreendimento no município, para o qual já teria adquirido terreno adequado.  Andersom Saleme informou também que recebeu comunicado de associações organizadas pela sociedade civil no qual reclamam da proposta de terceirização do tratamento de esgoto do município.  Andersom Saleme diz que a Câmara não pode ficar de fora desta discussão.

O Vereador Milton Donizeti (PRTB) fez um apelo à SETTRANS para que sejam substituídos dois semáforos instalados na Avenida Autorama que não estão funcionando adequadamente. Milton Donizeti informou também que participou de algumas reuniões, com o objetivo de viabilizar em Divinópolis a realização de cursos de qualificação profissional que são ofertados pela Ultramig.

O Vereador Paduano (DEM) agradeceu o empenho do Deputado Federal Jaime Martins Filho que alocou recursos federais para que fosse instalada uma cobertura na quadra da Escola Municipal Dona Veneza Guimarães no Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida. O Vereador ressaltou também a participação do município nesta importante obra para qual a Ordem de Serviço foi assinada na manhã desta quinta-feira. O Vereador lamentou, porém, que tenha sido comunicado sobre o evento na última hora o que quase o impossibilitou de comparecer. Paduano reclamou também de posicionamento da Secretaria de Trânsito e Transporte, que se recusou a realizar obra de sinalização de trânsito em Santo Antônio dos Campos, através da indicação do parlamentar. Paduano afirma que recebeu ofício da SETTRANS informando que indicações desta natureza devem partir da Administração Regional do Distrito e não da Câmara. O Vereador está indignado com a situação no que foi endossado pelo Vereador Rodyson do Zé Milton.

A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento afirmando ser solidária às denúncias apresentadas pelo Vereador Adair Otaviano na Reunião de terça-feira, quando o mesmo afirmou que alguns assessores parlamentares estariam agindo de maneira antiética ao assumir “paternidade” de obras de calçamento que são feitas no sistema de parceria com a comunidade. Heloisa Cerri falou sobre ética, e disse que apesar das divergências ideológicas, Vereadores devem pautar seus trabalhos sob a moralidade e a ética. A Vereadora informou também que foi comunicada pelo Secretário de Cultura Bernardo Rodrigues do tombamento do antigo Casarão dos Ferroviários no bairro Esplanada, que passa a ser Patrimônio Histórico do Município. A vereadora diz que se trata de uma indicação formal de sua autoria e que está acompanhando toda a questão desde que as discussões deste tombamento foram iniciadas. Heloisa Cerri voltou a falar também, sobre a proposta de terceirização do tratamento do esgoto do município. A parlamentar entende que a prefeitura agiu de forma centralizadora que dá margens para interpretações de que as decisões foram tomadas em caráter pessoal.  Heloisa Cerri disse ainda que a questão deveria ter sido mais discutida para que a melhor alternativa fosse encontrada. A vereadora reclamou também do horário e local da Consulta Pública que discutirá a proposta afirmando que estes dificultam a participação popular.

O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) abriu seu pronunciamento solicitando que ao término da reunião seja feito um minuto de silêncio pelo passamento de Maria Moreira, a Chuchu beleza que faleceu na última terça-feira, aos 99 anos de idade. Hilton de Aguiar falou também da necessidade de se votar o projeto de lei que trata do apostilamento para os servidores municipais, em especial os da área da educação. O Vereador pediu também que a Secretaria de Trânsito e Transporte que ao invés de multar motoristas, passe a multar as caçambas instaladas de maneira irregular pelas ruas da cidade.  Hilton de Aguiar reclamou também da atuação dos Secretários Municipais, de esporte, Rômulo Duarte e de trânsito, Júlio Valério, que segundo ele, afirmam que irão realizar serviços solicitados, mas não cumprem as promessas.

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento afirmando que não permitirá que os trabalhadores da educação municipal sejam prejudicados devido a mudanças na legislação e que votará favorável a manutenção de benefícios para a categoria. Geraldinho da Saúde falou também da importância da participação popular nas Pré-Conferências Municipais de Saúde que antecedem a Conferência maior que garante a discussão dos assuntos relacionados a saúde pública. O Vereador lamentou a ausência de Divinópolis em algumas destas conferências e pediu que todos os cidadãos se mobilizem para este importante instrumento de participação popular na gestão do SUS. O parlamentar explica que através das conferências é possível aumentar o volume de repasses para os municípios, garantindo a compra de equipamentos e ampliação do atendimento na rede pública.
  
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) abriu seu pronunciamento falando das dificuldades de acessibilidade para portadores de necessidades especiais que ainda existem em alguns espaços de Divinópolis Adair Otaviano lembrou inclusive que apresentou projeto prevendo a instalação de provadores de roupas adaptados para deficientes nas lojas de Divinópolis, mas que o projeto foi mal interpretado e, portanto não foi efetivado. Adair Otaviano falou também sobre o sentimento de tristeza dos divinopolitanos com a morte de Maria Moreira, a Chuchu beleza, figura folclórica de Divinópolis que faleceu na última terça-feira aos 99 anos. Adair Otaviano comemorou também a notícia que obteve junto ao Conselho do Centenário, de que uma Academia ao Ar Livre será implantada no calçadão do bairro Afonso Pena.
  
O Vereador Roberto Bento (PT do B) também se posicionou sobre acessibilidade no município, tendo como embasamento o pronunciamento do tribuno Carlos Roberto da Silva. Em seguida, Roberto Bento falou sobre o projeto que trata do apostilamento para os servidor público municipal. O Parlamentar defende que o apostilamento seja feio de maneira proporcional conforme ocorreu no Governo do Estado.  Roberto Bento disse ainda que a matéria não poderá ser aprovada até que seja feito o Termo de Ajustamento de Conduta que trata do assunto. O Vereador falou também sobre a importância da Audiência Pública que acontecerá hoje às 19 horas para tratar da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Bento ressalta que é muito importante a participação de todos, principalmente dos conselhos sociais do município, porque é a partir da LDO que se elabora o orçamento do município permitindo assim que sejam incluídas emendas parlamentares para melhor aproveitamento dos recursos arrecadados através dos impostos.

O Vereador Edson Sousa (Sem partido) abriu seu discurso defendendo os servidores municipais que brigam pelo direito de apostilamento. O Vereador disse que não se deixa intimidar por críticas de jornalistas que são contrários e que os servidores também não devem se intimidar. Edson Sousa apresentou documento assinado por vereadores da no qual todos os componentes da Câmara foram favoráveis ao apostilamento para os servidores. O Vereador sugeriu também que seja feita uma consulta jurídica especializada para tratar do assunto do apostilamento para garantir que não haja prejuízos para os servidores. Edson Sousa falou ainda sobre a importância do trabalho da Superintendente de Ensino Vera Prado que receberá na tarde desta quinta-feira uma Moção Congratulatória pelos serviços prestados na área da educação municipal.

O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento afirmando que é contrário a qualquer tipo de injustiça que possa ser cometida contra os servidores. Em seguida o Vereador agradeceu o apoio que recebeu de alguns órgãos de comunicação para divulgação dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos e Compositores.  Em seguida, o Vereador Beto Machado se pronunciou sobre a proposta de tratamento do esgoto para que seja recuperado o Rio Itapecerica. O parlamentar entende que a discussão já foi feita na legislatura anterior que entendeu que a decisão deveria ser do Executivo. Beto Machado afirmou também que a recuperação do Rio Itapecerica não pode ser prejudicada por discussões que cunho eleitoral e que o tratamento do esgoto tem se tornado um palanque político. O Vereador citou situações que no passado trouxeram prejuízos para Divinópolis por causa das discussões políticas.