quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Reinado é tombado como Patrimônio Cultural de Divinópolis


O Legislativo aprovou no mês de agosto o Projeto de Lei 092/2011 de autoria do Poder Executivo, o que dispõe sobre o registro de bem cultural de natureza imaterial que constitui o patrimônio cultural do Município de Divinópolis, denominado Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

Entendendo a importância do Reinado de Nossa Senhora do Rosário para Divinópolis, a Vereadora, Dr. Heloisa Cerri enviou em setembro de 2009 o requerimento 129/2009 solicitando o registro do Reinado como patrimônio cultural de Divinópolis.

Reinado em Divinópolis

As festas de Reinado são típicas em Divinopolis, a cultura também conhecida como Gongado reuni várias guardas e irmandades que ilustram a cultura dos escravos. De maio a agosto de 2011 vários bairros e comunidades rurais participaram das festividades: São Judas Tadeu, Cacoco de Cima, Campina Verde, Branquinhos, Amadeu Lacerda, Tietê, Vale do Sol, Porto Velho e Espírito Santo. 

As comemorações do Reinado terminam no mês de outubro onde mais seis bairros participarão dos festejos; faltam seis bairros: Vila Romana, Alto São Vicente, São José, Ermida e Interlagos.