quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 08 de setembro de 2011

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) utilizou boa parte de seu pronunciamento para criticar a qualidade do serviço prestado pela COPASA em Divinópolis. O parlamentar fez seu pronunciamento motivado pela falta de água que há uma semana atinge mais de vinte bairros da cidade. Geraldinho da Saúde criticou a renovação do contrato de concessão da COPASA feita nas gestões municipais anteriores. O Vereador entende que deveria ter sido garantido em contrato algum mecanismo que obrigue a empresa a cumprir sua obrigação de fornecer água para todos os bairros da cidade. Geraldinho da Saúde falou também sobre a necessidade de reformulação no atendimento básico da cidade, o parlamentar sugere, por exemplo, a presença de profissionais da área de fisioterapia na atenção primária como forma de prevenir doenças.
  
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) abriu seu pronunciamento solicitando obras de patrolamento para as Comunidades Rurais de Ribeirão do Serro e Passagem. Em seguida, Hilton de Aguiar voltou a denunciar a situação crítica dos moradores da Região Sudeste da cidade que estão sem água há cerca de sete dias. Hilton de Aguiar criticou o trabalho da empresa COPASA, afirmando que a mesma é incompetente para gerir o abastecimento de água do município. O parlamentar criticou também a falta de estrutura da empresa no município, citando, por exemplo, o fato de que a empresa possui apenas um caminhão pipa para o atendimento de uma cidade do porte de Divinópolis.
  
O Vereador Antônio Paduano (DEM) abriu seu pronunciamento criticando a falta de água em vários bairros da cidade, em seguida, o Vereador informou sobre a conclusão de obras de Drenagem Pluvial no bairro Tietê em atendimento a indicações de sua autoria. O parlamentar agradeceu o município por este serviço e também pela recuperação das estradas rurais da Comunidade de Amadeu Lacerda. Paduano afirma que as obras são de muita qualidade.

O Vereador Edson Sousa (sem partido) utilizou seu pronunciamento para falar de sua indignação com o Governo do Estado de Minas Gerais que segundo reportagem veiculada pela mídia estaria utilizando a Polícia Militar do Estado para perseguir diretores escolares. Edson Sousa afirmou que não estamos na época da Ditadura Militar e que, portanto este tipo de comportamento é inaceitável. O Vereador afirma que estamos vivendo um Estado de Exceção acusou o Governador do Estado Antônio Anastásia de estar impondo um sistema de gestão fascista em Minas Gerais. Edson Sousa criticou também a falta de água no município há vários dias, atingindo vários bairros da cidade e informou que Tratamento do Esgoto do Município feito pela COPASA deverá ser novamente discutido na Câmara devido a pendências jurídicas do processo de concessão.
  
A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento falando de sua decepção com os políticos divinopolitanos que segundo ela são subservientes ao Executivo Municipal. A Vereadora também criticou os altos gastos da Prefeitura de Divinópolis com a imprensa para conseguir opiniões favoráveis. A Vereadora também levantou suspeita de superfaturamento na contratação do cantor Daniel que se apresentou este ano na Divinaexpô que recebeu trezentos e vinte mil reais como pagamento por um show que em média custa noventa mil reais. Dra. Heloisa Cerri também utilizou seu pronunciamento para exibir em plenário, imagens de diversas áreas cortadas no Centro da cidade. A Vereadora afirma que são árvores sadias cortadas indiscriminadamente. Dra. Heloisa Cerri também falou sobre a falta de água na cidade e reproduziu fala do Prefeito Vladimir Azevedo, em entrevista concedida ao Programa Bom Dia Divinópolis, onde o mesmo afirmava que não iria mais faltar água na região sudeste da cidade. A Vereador reproduziu também fala de Diretor da COPASA falando que a cobrança da taxa para tratamento do esgoto será equivalente a 75% do valor da conta de água. A parlamentar finalizou seu pronunciamento convocando a população a ingressar com ações judiciais contra COPASA devido à falta de água.
  
O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento pedindo mais ação e menos discurso no que se refere à falta de água em Divinópolis. O Vereador sugeriu que seja nomeada uma Comissão Especial para tratar do assunto. Em seguida Beto Machado falou da importância da prestação de contas feita periodicamente pela Secretaria Municipal de Saúde, afirmando que dados interessantes são apresentados durante a mesma e citou como exemplo os números da dengue em Divinópolis, que caíram drasticamente, mostrando eficiência por parte da SEMUSA no combate a uma epidemia. Beto Machado informou também que já chegou o material necessário para que sejam feitas as obras de drenagem na região do bairro LP Pereira e finalizou falando da importância da profissão de educador, mencionando inclusive o Projeto de sua autoria que criou a Comenda Educador Destaque que será concedida pela Câmara no próximo dia 17 de outubro.
  
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) utilizou grande parte do tempo de seu pronunciamento, para criticar a qualidade do serviço prestado pela COPASA em Divinópolis. O parlamentar afirmou que não acredita na competência da empresa para tratar do esgoto do município já que a mesma não consegue fornecer água para toda a cidade. Adair Otaviano falou da situação da falta de água no município e informou que a cada dia cresce o número de bairros atingidos. Adair Otaviano sugeriu que seja impetrada uma ação popular coletiva contra a COPASA para que haja uma solução definitiva para o problema. O Vereador falou também que em atendimento a indicação de sua autoria já começaram as obras de reforma da Praça Dulphe Pinto de Aguiar no bairro Porto Velho e pediu que seja instalado um telefone público no local. O parlamentar finalizou seu pronunciamento falando do desejo da Associação de Moradores do bairro Esplanada em absorver o gerenciamento do antigo Clube dos Ferroviários.
  
O Vereador Roberto Bento (PT do B) abriu seu pronunciamento solicitando obras de infraestrutura pra a Rua Marquês de Olinda no bairro São José onde o tráfego de veículos pesados tem prejudicado a população. Roberto Bento falou também sobre o problema da falta de água no município e criticou qualidade do serviço prestado pela COPASA, o parlamentar afirma que não falta água no município, mas competência para gerir o serviço de abastecimento. Roberto Bento também pediu maior agilidade na discussão em torno do apostilamento dos servidores municipais. O Vereador também falou sobre sua posição e de seu partido no que se refere ao aumento do número de parlamentares em Divinópolis. Roberto Bento e o PT do B defendem uma Câmara com 19 Vereadores com a justificativa de que assim a representatividade popular seria maior. Roberto Bento afirmou também que não irá disputar eleição em 2012.