Dentro do Projeto Divina História, desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Divinópolis e que visa o resgate da história do município através do relato de seus protagonistas e pesquisadores, ministraram palestra na tarde desta sexta-feira (21/10), o ex-Prefeito Galileu Machado e a pesquisadora e escritora Fátima Quadros sobre a história da família Machado Gontijo em Divinópolis.
Fátima Quadros, que é membro da Academia Divinopolitana de Letras, Presidente da Confraria Brasil-Portugal e membro da Academia Luso Brasileiras de Letras abriu os trabalhos apresentando a árvore genealógica da família Machado Gontijo que remete à Portugal e Espanha e falou da chegada dos mesmos em terras brasileiras, em especial na nossa região.
Galileu Machado por sua vez, falou da importância de seu avô Francisco Machado Gontijo, considerado o patriarca de Divinópolis e citou momentos de sua trajetória que mudaram a história do município. Galileu Machado também foi protagonista da terceira parte dos trabalhos ao ser entrevistado sobre sua presença na história do município, já que o descendente do Patriarca foi por três vezes, Prefeito de Divinópolis.
O ex-Prefeito contou como se deu sua entrada quase forçada para a política e sobre o impacto que algumas de suas ações causaram no município como a criação de vários bairros, construção de pontes e viadutos para melhoria do trânsito e pavimentação da estrada de acesso e construção do Distrito Industrial de Santo Antônio dos Campos (Ermida).
A palestra foi acompanhada pelos alunos do Primeiro Ano da Escola Estadual Joaquim Nabuco sob a coordenação das professoras Maria Soares Silva Neta e Simone Ferreira de Melo. O Projeto Divina História é uma iniciativa da Câmara de Divinópolis através da Diretoria de Comunicação e Escola do Legislativo em parceria com a FUNEDI/UEMG e Sistema MPA.
As palestras do Projeto Divina História irão compor um livro e um DVD que serão lançados pela Câmara de Divinópolis no centenário da cidade.