Para comemorar o Dia do Professor, 15 de outubro, a Câmara realizou na tarde de ontem, a entrega do título Educador do Ano 2011 as treze professores que se destacaram pela atuação no campo das atividades educacionais, sejam elas municipais, estaduais ou particulares, em Divinópolis.
O título foi criado em 2009 através doe projeto de resolução de autoria do Vereador Beto Machado e aprovados pelos demais parlamentares.
O Vereador Adair Otaviano entregou o Título Educador do Ano de 2011 a Nedina Maria Ferreira
O Vereador Anderson Saleme entregou o Título ao Centro Socioeducativo de Divinópolis
Instalado no bairro Floramar desde 2007 o Centro Socioeducativo trabalha com adolescentes do sexo masculino, com idade entre 12 e 18 anos incompletos, acautelados para cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação Provisória. A unidade de Divinópolis tem capacidade para 48 adolescentes, 28 no Núcleo de Internação e 20 no Núcleo Provisório. A ação socioeducativa está estruturada em três dimensões: o respeito aos direitos fundamentais do adolescente, a ação socioeducativa e a segurança cidadã. A Unidade investe também no Plano Individual de Atendimento, que é um importante instrumento do programa pedagógico terapêutico com o objetivo de construir com o adolescente e sua família as atividades que o auxiliarão no seu desenvolvimento pessoal e social. Na prática,m o centro trabalha através de atividades artísticas, culturais e de lazer, possibilitando aprendizagens articuladas que possibilitam o trânsito dos mesmos junto à família e a reinserção no mercado produtivo.
O Vereador Antônio Paduano homenageou Ana Lúcia Teixeira
A Vereadora Dra. Heloísa Cerri agraciou a Professora Jeanet Vivian Silva Teixeira
Natural de Florestal, Jeanet Vivian Silva Teixeira é filha de Geraldo José da Silva e Clancy Vivian Silva. Mora em Divinópolis desde os 5 anos de idade. Desde 1965 é especialista em educação na área pré-escolar. Foi a primeira Diretora do Jardim da Infância da Praça de Esportes, tendo trabalhado também para sua fundação que teve início em 1966 . Formada também em pedagogia e supervisão escolar pela Fundação de Ensino Superior de Itaúna, foi membro da Organização Mundial Escolar e representou a comunidade divinopolitana no Primeiro Congresso Brasileiro de Educação Pré-Escolar. Fundadora e Proprietária da Escola Pollyana que atuou durante 28 anos em Divinópolis, foi também supervisora e Diretora do Instituto Educacional Vivian. Contribuiu também para a realização das Jornadas Pedagógicas e por indicação da ex-Vereadora Eliana Piola, recebeu em 1988 a Medalha Candidés. Jeanet Vivian Silva Teixeira também prestou serviços voluntários junto ao Lar das Meninas, FAED Sênio e Rotary Clube.
O Vereador Edmar Rodrigues homenageou Júlio César Bueno
O Vereador Edson Sousa entregou o troféu ao João Carlos da Silva
Natural de Divinópolis, João Carlos da Silva é filho de José Silva e Celeste Oliveira Silva. Engenheiro Industrial formado pela Fundação de Ensino Superior de Itaúna é pós graduado em Gestão Empresarial, Especialista em Matemática e na formação Pedagógica de docentes. Ávido por conhecimento, tem vários cursos de especialização, grande parte destes voltados para a área educacional a qual sempre se dedicou com paixão. Sua sede por conhecimento também foi o fator motivador de sua presença em diversos seminários e congressos para discussão de assuntos relacionados a educação. Sua dedicação fez com o mesmo recebesse em 2001 a Medalha Candidés em nome do Centro de Educação Integral do qual é Diretor financeiro, em 2008 o Diploma Reconhecimento concedido pela Loja Maçônica Mestre Rangel e o prêmio “Ao Mestre com Carinho” concedido pela Secretaria Municipal de Educação. Além de atuar como Diretor Financeiro do Centro de Educação Integral é também Diretor Regional do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais.
O Vereador Geradinho da Saúde homenageou Helena Maria de Passos da Silva
O Vereador Beto Machado para fazer a entregou o Título Educador do Ano de 2011 a Professora Teresinha Aparecida de Castro
Natural de Candeias em Minas Gerais, Teresinha Aparecida de Castro tem vasta experiência na área educacional iniciada em 1959 quando se formou no Colegial Normal da Escola Nossa Senhora de Lourdes. Em 1971 se formou em Letras pela Faculdade Superior do Oeste de Minas em Formiga. Também concluiu em 1980 o curso de Administração de Empresas pela FACED em 1986 o de Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Batatais em São Paulo. Pós Gradua em Metodologia e didática de ensino, Teresinha Aparecida de Castro participou ativamente também da Semana Pedagógica de Campo Belo, da Jornada Pedagógica de São João de Del Rey e do Curso sobre reforma de Ensino também em São João Del Rey. Participou também do curso de treinamento de Diretores da FAEM/UFMG e dos cursos Cades da FAFI/UFMG. Teresinha deixou sua contribuição nos vários estabelecimentos em que atuou: Escola Estadual Pe. Américo de Candeias, Colégio Normal e Comercial de Candeias, E.E. Professor Antônio Rodrigues de Oliveira em Itajubá e E. E. Martin Cyprien em Divinópolis.
O Vereador Hilton de Aguiar agraciou Maria Angela Gonçalves Machado
Natural de Divinópolis, Maria Ângela Gonçalves Machado é filha de José Gonçalves de Alcântara e Vanila Gonçalves torres. Casada com Roberto Machado, tem dois filhos: Luis Gustavo e Ana Catarina. Exemplo de mãe, educadora e funcionária pública, trabalhou no Jardim do DTC, na Escola Estadual Jovelino Rabelo e em 1970 foi alfabetizadora da Escola Estadual Joaquim Nabuco. Formada em pedagogia pelo INESP, também estudou na Universidade de Itaúna e se especializou em Orientação Escolar na cidade de Batatais. Após se aposentar como funcionária pública estadual, passou a trabalhar como orientadora da Prefeitura de Divinópolis, no CETEPE e como concursada passou a exercer função na Escola Municipal Dr Sebastião Gomes Guimarães, no bairro Maria Helena onde de 2008 a 2010 atuou como diretora. Seu projeto pedagógico tem como meta a humanização e a cidadania. Seu trabalho tem aprovação de 100% da Comunidade Escolar.
O Vereador Milton Donizete homenageou Maria Célia Fonseca de Oliveira
O Vereador Pr. Paulo César homenageou João Meira de Aguiar
Natural de Caratinga, João Meira de Aguiar é filho de João Lacerda de Aguiar e Olga Meira de Aguiar. Formado em Direito pela UFMG em 1955 e logo fez concurso para Promotor de Justiça sendo aprovado e atuando na área por 22 anos em Divinópolis. Lecionou no Colégio Estadual quando este ficava na Rua São Paulo esquina com Avenida Getúlio Vargas. Devido ao barulho constante que vinha do posto de gasolina que ficava ao lado, João Meira viu a necessidade da criação de um colégio. Foi assim que convidou amigos e professores para juntos fundarem o Colégio Frei Orlando, há 65 anos atrás. Assumiu empréstimo em bancos, comprou o terreno, construiu o Colégio que funcionava primeiro como Ginásio, Colégio e em seguida Escola Técnica. Dez anos mais tarde, em 1965, fundou a Faculdade de Direito. João Meira conciliava diversas funções: promotor de justiça, diretor escolar e professor. Trabalhava cerca de 10 horas por dia. Dentre os vários títulos que recebeu em reconhecimento pelo seu trabalho se destaca o de Cidadão Honorário, concedido há 15 anos, pela Câmara de Vereadores de Divinópolis.
O Vereador Roberto Bento agraciou Rogéria Araújo Guimarães Gontijo
O Vereador Rodyson do Zé Milton entregou o Título Educador do Ano de 2011 a Letícia Maria de Melo Campos