terça-feira, 18 de outubro de 2011

Resumo de Pronunciamentos do dia 18 de outubro de 2011

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento parabenizando Dra. Heloisa Cerri (PV) para registrar o dia dos médicos, comemorado nesta terça-feira.  Geraldinho da Saúde elogiou também o pedido para que seja apurada a denúncia do Vereador Beto Machado (PSDB) de suposta “negociata” envolvendo aprovação e projetos. O parlamentar informou ainda que já fez o requerimento de Audiência Pública para discutir o desenvolvimento econômico de Divinópolis e que espera contar com representantes das entidades que representam à classe empresarial da cidade. Geraldinho da Saúde fez um apelo também para que a Secretaria Municipal e Trânsito e Transporte prepare melhor os agentes de trânsito antes de os mesmos serem liberados para o trabalho de campo para evitar situações de conflito com a população. Geraldinho da Saúde denunciou ainda que o Centro Industrial de Divinópolis não oferece estrutura adequada para instalação e ampliação de empresas. O Vereador afirma que este quadro tem feito com que o serviço público e as empresas terceirizadas absorvam um grande número de trabalhadores devido à falta de oportunidades em outras áreas. Geraldinho da Saúde denunciou ainda que hoje a empresa CEMIG não consegue ampliar a oferta de energia elétrica na região do Distrito Industrial.
  
O Vereador Milton Donizete (PRTB) abriu pronunciamento manifestando preocupação com o problema denunciado pelo Tribuno Marcos Sousa que denunciou o que considera abuso praticado pela SETTRANS na cobrança de multas de trânsito no município.  O parlamentar pediu que seja nomeada uma comissão para apurar as denúncias. Milton Donizete informou também que visitou a sede da empresa Codil e parabenizou o empresário e seus funcionários pelo trabalho desenvolvido em Divinópolis. Milton informou também que ficou satisfeito com visita que fez a empresa Via Euro. O parlamentar anunciou também que está acompanhando atentamente os convênios firmados com o Hospital São João de Deus para garantir atendimento para usuários do SUS, em especial o que mantém em funcionamento da Unidade de Recuperação, Unir. Milton Donizete também utilizou seu tempo de fala para apresentar imagens da limpeza efetuada na Avenida Brigadeiro Cabral, em atendimento à indicação de sua autoria.  O parlamentar finalizou registrando o dia do Pintor e do profissional de informática.
  
O Vereador Edson Sousa (PSB) abriu seu pronunciamento elogiando a Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) por sua conduta como médica e parlamentar. Edson Sousa elogiou também em razão do dia dos médicos os profissionais Zeuler Ramires, Ruy Gripp, Francisco Gonçalves, Elisa Franca e todos os que contribuem para salvar vidas. Edson Sousa falou ainda sobre o que considera falta de respeito com a Câmara: o Executivo não respeitar prazos para responder aos ofícios dos Vereadores. Em seguida Edson Sousa voltou a insistir que seja instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar supostos abusos cometidos por agentes de trânsito de Divinópolis Edson Sousa também que a CPI apure o aumento que considera significativo no valor arrecadado com multas no Governo Vladimir Azevedo. Edson Sousa finalizou afirmando que Divinópolis espera políticos a altura de seu povo.
  
O Vereador Beto Machado (PSDB) reapresentou sua denúncia sobre a dificuldade de estacionamento no entorno da Faculdade Pitágoras, fazendo coro com denúncia apresentada hoje pela Tribuna Livre. O parlamentar afirma que na época comunicou os responsáveis pela Secretaria de Trânsito e Transporte que informaram estar fazendo estudo técnico para sanar o problema. Beto Machado informou que visitou o local e constatou várias irregularidades. O parlamentar informou que está cobrando a conclusão do estudo que indicará a solução para o problema e cobrou também que apresentado o nome do Agente de Trânsito que supostamente teria cometido abuso em cobrança de multa denunciada por Marcos Sousa na Tribuna Livre.  Em seguida, Beto Machado informou que o Deputado Federal Eros Biondine comunicou através da Rede Social Twitter que já solicitou à Presidência Dilma Rousseff a inclusão de Divinópolis na lista de cidades que serão agraciadas com novas Varas da Justiça Trabalhista.  O Vereador agradeceu o apoio da imprensa para reverter a situação. Beto Machado informou também que está apresentando requerimento para que seja realizada Reunião Especial para discutir a interdição de alguns campos de futebol amador. O parlamentar informa que conta com a presença do Secretário de Esporte e Lazer Rômulo Duarte e também do Deputado Estadual Fabiano Tolentino que faz parte da Comissão de Esporte e Lazer da Assembléia.
  
O Vereador Roberto Bento (PT do B) abriu seu pronunciamento informando que hoje falaria sobre questões partidárias, mas considerou pertinente falar sobre desenvolvimento de Divinópolis já que acompanhou de perto o envolvimento das últimas administrações com a estruturação do Distrito Industrial Jovelino Rabelo. Roberto Bento informou que ainda na gestão de Galileu Machado foi feita grande mobilização para instalação de empresas no local com alguns resultados positivos. No Governo de Demétrius Pereira, ocupando o cargo de Secretário de Desenvolvimento também procurou facilitar a instalação e ampliação de empresas. Roberto Bento afirma que hoje, muito do progresso de Divinópolis está comprometido devido à falta de terrenos para os novos empreendimentos.
  
O Vereador Antônio Paduano (DEM) utilizou seu pronunciamento para falar sobre a polêmica em torno da CPI que apurou denúncias de suposto esquema de corrupção em obras de calçamento no município de Divinópolis. Paduano afirma que a CPI procurou trabalhar com lisura e não concorda com a Vereadora Heloisa Cerri (PV) que se recusou a assinar tal relatório.  Paduano pede que seja feito um novo relatório sobre o assunto para corrigir possíveis falhas que possam ter ocorrido no que foi informado pelo Presidente da Câmara, Pastor Paulo César (PRB) de que a matéria já tramitou na casa tendo inclusive sido votada e que qualquer modificação só poderá ser feita através da abertura de uma nova CPI.
  
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) afirmou que a fala do Tribuno Marcos Sousa compara o trabalho da Secretaria de Trânsito e Transporte a uma pesca predatória e pede que sejam tomadas providencias. Adair Otaviano diz que são várias as críticas que a SETTRANS tem recebido e sugere que o Prefeito Vladimir Azevedo intervenha nesta situação. Para Adair Otaviano os usuários do trânsito estão sendo pescados pelos agentes como peixes em uma pesca predatória. Adair Otaviano se pronunciou também sobre a Copinha de futebol de Divinópolis, elogiando o empenho dos atletas e reafirmando seu compromisso com o esporte amador. Adair Otaviano criticou, porém, o trabalho do trio de árbitros, na final do campeonato realizada no campo do Guarani onde alguns times teriam sido prejudicados por atrasos que resultaram na disputa de partidas durante a noite, sem nenhum tipo de iluminação.

O Vereador Anderson Saleme (PR) abriu seu pronunciamento registrando o sucesso da solenidade para entrega da Comenda Educador do ano de 2011. Andersom Saleme em seguida, manifestou preocupação com a notícia veiculada pelo Jornal Gazeta do Oeste na qual o município afirma que fechamento da UNIR não irá interferir no serviço de reabilitação oferecido pela unidade. A reportagem afirma que serviço será transferido para outras clínicas Anderson Saleme entende que hoje o serviço prestado pela UNIR é de muita qualidade e que não se justifica o fechamento da mesma. Anderson Saleme também registrou a importância de Fórum que será promovido pela Maçonaria com o objetivo de discutir estratégias para combate ao uso e ao tráfico de crack.  Anderson Saleme registrou também a realização do Chá da Primavera que será promovido pelo Lions Clubes Divinópolis Candidés. O parlamentar finalizou seu pronunciamento informando que em breve apresentará dados sobre a violência contra as crianças e manifestou preocupação com as freqüentes ocorrências de abuso que vem sendo registradas pelas autoridades.
  
A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) agradeceu ao Vereador Edson Sousa pelos elogios oferecidos e retribuiu falando da responsabilidade com o qual o mesmo exerce sua função de Vereador. Dra. Heloisa Cerri também parabenizou os profissionais médicos em razão das comemorações de seu dia. A Vereadora utilizou seu pronunciamento para apresentar dados sobre a polêmica em torno da não utilização de um aparelho de mamografia para atendimento de pacientes do SUS, após o equipamento ter sido comprado com verba viabilizada pela parlamentar junto ao Governo do Estado. Dra. Heloisa Cerri insistiu na substituição da Secretária de Saúde, Rosenilce Mourão, a Cherie, afirmando que a mesma não possui competência para o cargo. Dra. Heloisa Cerri apresentou fotos que comprovam a assinatura do convênio para compra do aparelho e ofício da SEMUSA assumindo incapacidade de comprar tal equipamento pelo valor repassado. Posteriormente a Secretaria teria comprado um equipamento no valor de 65 mil reais, quantia inferior aos 80 mil reais da verba estadual. Dra. Heloisa Cerri diz que Secretário Adjunto Gilmar dos Santos está criticando qualidade do aparelho que a compra de equipamento inferior foi feita pelos mesmos. Dra. Heloisa Cerri pede a intervenção da Comissão de Saúde da Câmara para apurar a denúncia.

O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento parabenizando a Comunidade de Quilombo pela vitória no concurso Prato Rural. Rodyson do Zé Milton comunicou ainda que será realizada amanhã, às 15h, Reunião no Plenário da Câmara para apresentação do convênio firmado entre SOAC e Banco do Brasil para incentivo ao setor com novas linhas de financiamento com juros mais acessíveis e serviço de consultoria gratuita. Rodyson do Zé Milton também utilizou seu pronunciamento para exibir reportagem produzida pela TV Câmara, onde moradores da Avenida do Contorno reclamam de tráfico de drogas e prostituição no local. O parlamentar afirma que estará trabalhando junto as autoridades de segurança pública para encontrar solução para o problema.