A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) utilizou seu pronunciamento para manifestar sua indignação com matéria publicada pelo Jornal Agora, na qual é acusada de fazer uso de dinheiro público para viagem particular. Dra. Heloisa Cerri afirmou que respeitando o regimento interno da Câmara comunicou que estaria ausente durante alguns dias para participar de Congresso Médico nos Estados Unidos e que o corte de dias deveria ter sido providenciado pela Presidência da Casa. Dra. Heloisa Cerri afirma que está sendo vítima de Campanha Difamatória promovida pelo Jornal Agora devido a sua conduta como oposição ao Governo Vladimir. A parlamentar afirma que tal veículo de comunicação recebeu apenas em 2009, cerca de 600 mil reais em pagamento de publicidade da Prefeitura de Divinópolis. Dra. Heloisa Cerri informou também que o Jornal publicou informações relativas ao seu contracheque antes mesmo de ela ter sido informada sobre valores ou receber o mesmo e pediu sindicância para apurar como a informação teria vazado da Câmara para o órgão de imprensa. A parlamentar informou também que sequer movimenta sua conta-salário e disponibilizou seus extratos bancários para comprovar. Dra. Heloisa Cerri também informou que estará restituindo o dinheiro recebido indevidamente como já o fez em 2009 quando também se ausentou para participar de Congresso.
O Vereador Edson Sousa (PSB) manifestou solidariedade à Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) que foi acusada de viajar para Congresso Médico com dinheiro público. Edson Sousa informou que através dos registros de ofícios protocolados na Câmara, verificou que não há registro de pedido de informação sobre o salário da Vereadora Heloisa Cerri e ainda assim tal veículo publicou informações sobre desconto em folha antes mesmo de a parlamentar receber seu contracheque. Edson Sousa questionou sobre o vazamento de informações e pediu que seja apurado o fato. Edson Sousa acusou também o Jornal Agora de perseguir politicamente o seu mandato e acusa direção do veículo de comunicação de fascismo. Édson Sousa também apresentou dados e afirmou que é o parlamentar que mais apresentou proposições na atual legislatura e ainda assim tem sido acusado pelo Jornal Agora de não fazer um bom mandato. O Vereador afirmou também que a esposa do Diretor do citado jornal teria ligado para diversas pessoas para investigar sua vida pessoal. Edson Sousa firmou que toda a situação será resolvida através do poder judiciário.
O Vereador Beto Machado (PSDB) manifestou em seu pronunciamento que lamenta a população divinopolitana ter que assistir situação como a ocorrida hoje na Câmara. Beto Machado afirmou que o legislativo está doente e que os parlamentares estão se tornando motivo de piada e que as reuniões televisionadas estão sendo chamadas de “Reality Show”. Beto Machado afirma que o povo merece respeito, principalmente os telespectadores da TV Câmara. O parlamentar disse que não fará julgamento sobre quem está certo ou errado e que conflitos deveriam ser resolvidos através do poder judiciário. Beto Machado também utilizou seu pronunciamento para parabenizar a banda Lex Luthor que se classificou para as semifinais do Programa “Astros” do SBT. O parlamentar também anunciou que o Governo está lançando Programa de incentivo para cidades que investem no turismo e citou Lei de sua autoria que criou o pólo turístico do Santuário de Nossa Senhora Aparecida como política pública de incentivo ao setor. Beto Machado informou também que a região dos Shoppings também poderá ser um pólo de turismo de negócios colocando a cidade em destaque na rota to turismo comercial já que está apresentando Projeto de Lei neste sentido.
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) afirmou em seu pronunciamento que conflitos devem ser resolvidos no Poder Judiciário e em seguida criticou a presença do médico Jorge Tarabaud no Plenário da Câmara, participando de manifestação. Hilton de Aguiar afirma que o médico deveria estar trabalhando e acusou o mesmo de ser incompetente e provocar transtornos no Pronto Socorro Regional. O parlamentar também falou sobre a precariedade do atendimento nos cartórios de Divinópolis e informou que está buscando soluções para o problema, inclusive com a intervenção de órgãos fiscalizadores deste tipo de serviço.
O Vereador Milton Donizete (PRTB) falou em seu pronunciamento sobre a reunião organizada pelo seu partido, com a presença do Deputado Estadual Fabiano Tolentino, onde o mesmo pode expor para os demais membros da sigla sua experiência na vida pública onde passou pelos cargos de Secretário Municipal e Vereador antes de assumir cadeira junto à Assembléia Legislativa. Milton Donizete reforçou o compromisso do PRTB com a construção de um país melhor. Milton Donizete também manifestou satisfação com a receptividade do Secretário de Esportes e Lazer Rômulo Duarte, com quem esteve reunido para tratar do fornecimento de materiais esportivos para as “escolinhas” da cidade. O parlamentar informou também que continua acompanhando e buscando solução para o problema da falta de drenagem pluvial em ruas do bairro Sagrada Família que enfrenta diversos transtornos durante o período chuvoso.
O Vereador Anderson Saleme (PR) abriu seu pronunciamento falando da situação dos cemitérios da cidade, em especial do Cemitério da Salvação no bairro Interlagos. O parlamentar pediu que as obras de manutenção realizadas nestes locais sejam mais duradouras e citou como exemplo a pavimentação do Cemitério do Centro. Anderson Saleme também utilizou seu pronunciamento para reafirmar sua posição de debate e apontamento de soluções frente aos problemas da cidade. O parlamentar afirma que prefere o diálogo ao conflito direto. Anderson Saleme também manifestou seu apoio ao trabalho da SPAD (Sociedade Protetora dos Animais) e pediu ao poder público que também valorize e incentive a atuação destes cidadãos voluntários. O Vereador também utilizou sua fala para parabenizar o Engenheiro Rodrigo Resende pela posse no cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Anderson Saleme também manifestou preocupação com a transferência de alunos portadores de necessidades especiais para as escolas regulares que na rede pública ainda não estão devidamente preparadas para tal finalidade. O parlamentar valoriza a inclusão social, mas teme dificuldades nesta situação tão delicada. Anderson Saleme finalizou seu pronunciamento parabenizando os membros do “Grupo Encontro” que há dez anos atua como contador de história em Divinópolis.
O Vereador Antônio Paduano (DEM) afirmou em seu pronunciamento que se ente orgulhoso pela reverência aos us s40 anos de Câmara Municipal e que na sua vida legislativa viveu momentos de alegrias e tristezas. Paduano afirma que nesta trajetória enfrentou grandes dificuldades, inclusive tendo sido eleito em época que o legislativo contava com apenas quatro funcionários. O parlamentar afirma que seus 40 anos de Câmara foram também décadas de aprendizado e que uma das lições é a de que para representar o povo é necessário representatividade. Paduano afirma que os erros do Vereador envergonham a população e que por isso o parlamentar deve ter zero com sua conduta pública. O Vereador falou ainda sobre situações de calúnia que constrangem os Vereadores, muitas vezes sendo cometidas injustiças e pediu que a Câmara seja mais respeitada já esta é a Casa do Povo e a Casa da Lei. Paduano afirma que pessoas que queriam o cargo de Vereador muitas vezes agridem os parlamentares por inveja.
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) abriu seu pronunciamento chamando atenção para Projeto de Lei que tramita na Assembléia Legislativa e que facilita o acesso de estudantes da rede pública estadual aos cinemas através da exibição de sessões especiais com ingressos mais baratos. Adair Otaviano considerou positiva a iniciativa e afirmou que o Poder Público precisa incentivar e executar mais ações que favoreçam o acesso à cultura. O parlamentar discursou sobre a importância da valorização da cultura e da educação e apontou estes setores como fundamentais para o crescimento de uma sociedade. Adair Otaviano também elogiou o resultado da Escola São Geraldo no último IDEB, onde conseguiu nota equivalente a obtida pelas escolas de países de “primeiro mundo”. Adair Otaviano elogiou o projeto pedagógico da Escola e apontou a dedicação dos profissionais como exemplo a ser seguido. O parlamentar também utilizou seu pronunciamento para parabenizar o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte, pela maneira com que vem conduzindo a reforma do Centro Social Urbano do Bairro Interlagos, sem que haja prejuízo para a escola de esportes que funciona no local. Adair Otaviano Finalizou criticando a quantidade de lixo que é depositada dentro e fora do Parque de Exposições durante a realização de festas no local. Adair Otaviano reclamou que a sujeira permanece no local após a realização do evento prejudicando os trabalhadores e freqüentadores do Feirão de Divinópolis.
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) que há cerca de 10 dias esteve na Avenida do Contorno em atendimento ao chamado popular informou que participou ontem de Reunião com a Equipe de governo do Prefeito Vladimir Azevedo mais entidades de Segurança, onde ficou determinada uma ação para resolver as principais demandas do local. Ficou acertado que haverá limpeza do mato que toma conta do entrono da linha férrea e também reforço e recuperação da iluminação para garantir maior segurança. Rodyson do Zé Milton informou também que serão realizadas outras ações para coibir o tráfico e uso de drogas no local. Novas estratégias também estão sendo estudadas. O Vereador exibiu ainda um vídeo no qual apresenta as reclamações dos moradores e as soluções apontadas pelos órgãos públicos.
O Vereador Pastor Paulo César (PRB), fez pronunciamento na tarde desta terça-feira, com o objetivo de apresentar os esforços que vêm sendo realizados no sentido e encontrar soluções para entraves ao desenvolvimento econômico de Divinópolis. O Presidente da Câmara de Divinópolis informou que esteve reunido com empresários do Distrito Industrial Cel. Jovelino Rabelo no sentido de verificar as demandas da categoria que podem ser viabilizadas através do poder público. Segundo o Pastor Paulo César uma das deficiências do local diz respeito ao fornecimento de energia elétrica que não atende as demandas da empresa. Novas reuniões e debates serão promovidos com a participação da Câmara de Divinópolis, através da intervenção do Vereador Presidente, para que os problemas sejam sanados e a cidade possa crescer economicamente gerando emprego e renda. Pastor Paulo César também falou sobre os acontecimentos na tarde desta terça-feira, afirmando que não julga caráter e mérito dos parlamentares e pediu que se empenhem mais em trabalhar questões de interesse de Divinópolis e deixem conflitos e desavenças para serem resolvido ao órgão competente para tal. Pastor Paulo César informou também que a polêmica envolvendo vereadores, órgão de imprensa e servidores da casa será encaminhada para estudos através do Departamento Jurídico da Casa.