segunda-feira, 14 de março de 2011

Calçadão da Rua Pitangui receberá o nome de Delfim Moreira

A Câmara Municipal de Divinópolis aprovou nesta quinta-feira (10) Projeto de Lei da vereadora do PV, Dra. Heloisa Cerri, que dá o nome de Delfim Moreira ao Calçadão da Rua Pitangui, espaço utilizado pela grande maioria dos desportistas divinopolitanos para a prática da caminhada. O projeto teve como objetivo homenagear ao ex-metalúrgico, ex-bancário e desportista Delfim Moreira. Embora tenha nascido na capital, Delfim Moreira adotou Divinópolis como sua cidade, para onde se mudou em 1953 e se casou com Terezinha Silva, irmã do maestro Ivan Silva. O casal teve quatro filhos: Lunamaris, Iris Cristina, Francisco Antônio (in memória) e Ana Paula.

Embora não tenha ocupado nenhum cargo eletivo, a ligação de Delfim Moreira com a política foi muito grande. Pelo lado paterno teve como avô Delfim Moreira da Costa Ribeiro, que foi o 10° Presidente da República Federativa do Brasil, sucedido em 1919 por Epitácio Pessoa. Pelo lado materno seu avô foi Levindo Lopes, que foi presidente do Senado mineiro aos 74 anos, em 1917. Delfim Moreira da Costa Ribeiro e Levindo Lopes, avôs de Delfim de Castro Moreira, foram em conjuntamente Presidente e vice-presidente do estado de Minas Gerais em 1917.

A participação de Delfim Moreira na área esportiva da cidade foi marcante. Exímio jogador de basquete pelo Atlético Mineiro, representou o Brasil em campeonato na Argentina, tendo a honra de receber a medalha de Juan Perón, então presidente daquele país. Muito fez em favor do esporte de Divinópolis, tendo sido um dos fundadores da LIDEE – Liga Divinopolitana de Esportes Especializados. A ligação de Delfim Moreira ao esporte o levou a ser, ao lado do ex-vereador, Antônio Gomes de Sousa, o Bito, um dos grandes batalhadores para a conquista do terreno onde foi construída a sede da Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD) no bairro Esplanada, onde a entidade continua funcionando.

O Projeto de lei da vereadora Heloisa Cerri foi aprovado por unanimidade, com 10 votos favoráveis. Os vereadores Anderson Saleme (PR) e Beto Machado (PSDB), não votaram a proposta por estarem ausentes à sessão, em virtude de atividades justificadas fora do Poder Legislativo.

Ao votar a proposta, o vereador Adair Otaviano (PMDB) afirmou que “é dessa maneira que estamos vendo pessoas que fizeram parte de nossa história serem eternizadas”. Já o vereador Edson Sousa (PDT) afirmou: “É uma justa homenagem a este grande homem, que fez parte da ala moral da política”. Já Antônio Paduano (DEM) disse que votava o projeto com muita honra. “Estamos perpetuando o nome de alguém que aqui fez sua história”, disse ele. O vereadora Geraldinho da Saúde (PR) ao dar o seu voto favorável afirmou que “Divinópolis precisa de homens assim”.

Entre os presentes que acompanharam a sessão de votação do projeto, estavam o professor e acadêmico Mercemiro de Oliveira, e o ex-vereador Mauro Corgozinho Raposo, que em uma crônica publicada pelo Jornal Agora, escreveu: “Homem Franco e sincero que preocupava, reclamava e cobrava dos políticos, das autoridades, dos historiadores o esquecimento e a injustiça pela falta de uma real lembrança de personalidades que fizeram a história de Divinópolis. Hoje é ele quem entra para a história de nossa cidade, de nossas vidas”.

Emocionada com a aprovação do projeto, a vereadora Heloisa Cerri, autora da proposta, que teve em Delfim Moreira um dos principais incentivadores de sua carreira política, resumiu sua emoção: “Os conceitos de justiça, humanidade, integridade e caráter político que comigo carrego, devo-os a este homem extraordinário, que nos presenteou com um exemplo de vida e amor ao próximo”.

O projeto agora vai à sanção do prefeito e determina que todo o calçadão utilizado para a prática de caminhada, com início na Avenida JK, finalizando no Clube dos Servidores, ao fim da Rua Pitangui, receberá o nome de “Calçadão Delfim Moreira”.

Assessoria da Vereadora Drª Heloisa Cerri