quarta-feira, 16 de março de 2011

Nota à Imprensa I


A Câmara de Vereadores de Divinópolis informa que a presença do parlamentar em plenário não é obrigatória quando a justificativa apresentada representa interesse popular ou do próprio Legislativo. O Vereador tem todo o direito para se ausentar para acompanhar reuniões e atividades de interesse comunitário que muitas vezes se desdobram em indicações ao executivo ou até mesmo em projetos de lei.
Para uma atuação eficiente o contato direto dos Vereadores com a sociedade civil organizada é fundamental para compreensão das demandas e necessidades populares e, muitas vezes, este contato só é possível na parte da tarde devido ao próprio funcionamento de algumas entidades e repartições públicas em horário comercial. A Câmara realizar suas reuniões ordinárias a partir das 14 horas, às terças e quinta-feiras. O Vereador, como qualquer outro cidadão, fica restrito à agenda de entidades ou órgãos públicos que realizam o seu atendimento único e exclusivamente no período vespertino. Para evitar adiamento da demanda dos cidadãos a ausência em plenário acaba sendo plenamente justificada.
A atividade parlamentar não se restringe à participação do vereador na reunião. O trabalho parlamentar acontece diuturnamente e todos os dias da semana. Participar das reuniões é uma das responsabilidades do vereador mas não é esta exclusivamente a sua única atribuição.
Informações e comentários distorcidos foram divulgados induzindo o cidadão divinopolitano ao equívoco na compreensão e avaliação da atuação dos vereadores da Câmara de Divinópolis.