Durante a reunião ordinária desta quinta-feira (17) o Vereador Beto Machado (PSDB) questionou a qualidade do atendimento prestado à população de Divinópolis por parte de alguns servidores da prefeitura. Beto Machado entende que o cidadão deve ser tratado de maneira cortês e com o máximo de eficiência. O vereador citou denúncia recebida em seu gabinete na qual uma usuária do serviço de saúde relatou de ter sido vítima de maus tratos, quando tentou retirar um medicamento junto à farmácia municipal. Segundo Beto Machado, casos como este, são rotineiros e requerem maior atenção por parte do poder público.
O Vereador Hilton de Aguiar (utilizou seu pronunciamento para protestar contra o que considera uma falta de respeito por parte da Ferrovia Centro-Atlântica(FCA). Segundo o Vereador, as pessoas que residem nas proximidades da via férrea estão sofrendo muito com o barulho provocado pelas locomotivas durante a madrugada. Hilton de Aguiar(PMDB) em seu pronunciamento, denunciou também a situação da Rua Bom Sucesso na região sudeste da cidade que embora tenha recebido obras de recapeamento nos últimos dias, já se encontra com a pista novamente danificada devido as chuvas e com vários buracos abertos pela empresa responsável pelo abastecimento de água. O vereador argumenta que a população espera a realização de obras, mas deseja que estas tenham qualidade!
O vereador Adair Otaviano (PMDB) destacou em seu pronunciamento a situação de falta segurança em que se encontram as comunidades rurais de Divinópolis. O vereador afirma que o policiamento é precário e muitas vezes demora em atender as demandas da população. Adair Otaviano citou como exemplo de violência e insegurança na zona rural, o corpo de um homem que foi encontrado nesta semana, enterrado em cova rasa, na comunidade de Buritis. Segundo o Vereador, devido ao policiamento insuficiente, muitas vezes a zona rural é utilizada como local de desmanche de veículos roubados e depósito de drogas ilegais.
O vereador Edmar Rodrigues (PRTB), na condição de Líder do Prefeito anunciou que o Centro de Educação Municipal Infantil – CEMEI, do bairro Quintino, será transferido para uma nova sede. A medida visa garantir segurança e conforto para as crianças e os profissionais responsáveis pelo trabalho oferecido nesta unidade, já que o prédio em que as atividades eram desenvolvidas, se encontra com a estrutura comprometida. Edmar Rodrigues participou de reunião com os moradores do bairro Quintino na última segunda-feira, comprovando no local os problemas enfrentados pelos moradores.
O Vereador Andersom Saleme(PR) atento para o trabalho desenvolvido por diversas ONGS divinopolitanas que objetivam o uso consciente da água, se pronunciou em defesa das nascentes da cidade e pediu aos cidadãos que adotem procedimentos simples no dia-a-dia para evitar o desperdício de água. Uma das sugestões apresentadas pelo Vereador é a de que as pessoas não lavem passeios e carros sem que realmente haja necessidade. Andersom Saleme também se pronunciou sobre a audiência da TV Câmara que segundo o parlamentar é cada vez maior. Saleme disse que tem recebido muitos elogios ao trabalho pioneiro da atual Câmara de Vereadores.
O Vereador Roberto Bento(PT do B) anunciou que na próxima semana irá apresentar Projeto de Lei que regulamenta a instalação de containers em pontos da cidade, devidamente identificados com as cores da coleta seletiva de lixo, para facilitar o descarte e a coleta de materiais recicláveis. O vereador espera com esta lei facilitar e incentivar a coleta seletiva de lixo.
Durante seu pronunciamento em plenário, o Vereador Rodyson do Zé Milton(PSDB) anunciou a ampliação da empresa AGL, maior do estado no ramo de segurança eletrônica e informou que a partir de outubro a mesma já estará operando no bairro São Francisco em Divinópolis. A expectativa é de que o empreendimento gere 280 empregos diretos no municípios.