quinta-feira, 9 de junho de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 09 de junho de 2011

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) apresentou durante seu pronunciamento, uma série de fotografias que comprovam o descaso e os problemas registrados ao longo da malha ferroviária divinopolitana. Geraldinho da Saúde mostrou em especial a situação do bairro Maria Helena onde a empresa responsável pela via férrea chegou a fechar uma passagem de pedestres. O parlamentar disse que já promoveu reuniões e enviou ofícios para os órgãos responsáveis, mas que até agora ninguém tomou nenhuma providência. Geraldinho da Saúde questiona se será necessária uma manifestação popular mais ousada para que o Executivo Municipal tome providências. O Vereador sugeriu que seja provocada uma reunião entre Vereadores, Diretores da FCA, Representantes do Executivo e Ministério Público para que os vários problemas apresentados sejam resolvidos.


O Vereador Roberto Bento (PT do B) voltou a questionar a cobrança do tratamento de esgoto que será feita à população divinopolitana. O parlamentar entende que o Governo do Estado na verdade não está sendo parceiro do município no projeto de despoluição do Rio Itapecerica já que a conta pelo tratamento do esgoto será paga pela população. Roberto Bento afirma que uma verdadeira parceria poderia ser feita através dos repasses de ICMS das maiores empresas da cidade exclusivamente para esta finalidade. Roberto Bento diz que as grandes empresas do município também têm que contribuir com o desenvolvimento da cidade e com a melhoria da qualidade de vida da população e que na verdade elas simplesmente se omitem. Roberto Bento alega que os repasses de ICMS durante um período de cinco anos seriam suficientes para que o município fizesse os investimentos necessários para o tratamento do esgoto e que a taxa de manutenção poderia ser cobrada simplesmente com a volta da tarifa pelo serviço que já era cobrada nas guias para pagamento do IPTU.


O Vereador Beto Machado (PSDB) registrou em seu pronunciamento a boa repercussão no meio jurídico que obteve a Revista Opinio Júris produzida pela Câmara de Vereadores de Divinópolis.  Beto Machado falou também sobre sua alegria ao perceber a funcionalidade da Central de Documentos Perdidos que foi criada através de lei de sua autoria na Câmara de Divinópolis. Beto Machado ressalta como foi útil esta central, ao receber os documentos que foram perdidos durante a realização da 41ª Divinaxpô. O parlamentar comemorou também o atendimento de uma indicação de sua autoria feita no ano de 2009 que foi atendida pela Prefeitura de Divinópolis, sendo a construção e uma alça para a Trincheira Alvimar Mourão, a Trincheira da Rua Goiás. O Vereador comemorou também o início do trabalho de revitalização do trânsito no Centro do Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida. Finalizando, Beto Machado sugeriu a criação e um Projeto Ficha Limpa para uso da Tribuna Livre da Câmara.


O Vereador Edson Sousa (sem partido) utilizou seu pronunciamento para dizer que está sendo vítima de perseguição política por parte do Deputado Federal Domingos Sávio (PSDB) e seu assessor Ricardo Salgado. Edson Sousa disse que está sendo alvo de várias ações com o objetivo de prejudicá-lo e pediu aos Vereadores Beto Machado e Rodyson do Zé Milton, ambos do PSDB, que façam requerimento de uma CPI para investigar sua atuação parlamentar. Edson Sousa diz que não tem nada a esconder e que toda a sua vida está à disposição. O parlamentar disse que tem seu nome a preservar e que não permitirá que ele seja denegrido. Após o pronunciamento do Vereador Edson Sousa, o Presidente da Câmara Pr. Paulo César (PRB) elogiou a conduta ilibada do parlamentar e afirmou que não poderá instaurar CPI para apurar sobre sua atuação e vida pessoal. Pr. Paulo César disse ainda que acredita que toda a Câmara estará disposta a testemunhar em juízo sobre qualquer calúnia que for proferida contra o seu nome.


O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) pediu ao Secretário de Desenvolvimento Social que acompanhe de maneira mais ativa os problemas da área no município. Hilton de Aguiar pediu atenção especial para as proximidades do Pronto Socorro Regional e da Ponte de acesso ao bairro Niterói onde o grande número de usuários de drogas circulando tem gerado transtornos para o cidadão divinopolitano. O Vereador afirma que o número de furtos nestas regiões aumentou e que a população que procura atendimento no Pronto Socorro está sendo extremamente prejudicada. Hilton de Aguiar também se posicionou sobre a situação dos moradores do bairro Maria Helena, em especial na Rua Chile, que tiveram sua travessia impedida pela Ferrovia Centro Atlântica devido à existência de uma passagem de nível no local. O parlamentar pede uma intervenção do Prefeito Municipal nos problemas gerados pela FCA em Divinópolis. Hilton de Aguiar reclamou também da falta de médicos par atendimento da população da região Sudeste da cidade.


A Vereadora Heloisa Cerri (PV) informou que está desenvolvendo junto à Ferrovia Centro-Atlântica um trabalho de articulação para que os transtornos provocados pela empresa ao longo da via-férrea sejam resolvidos. A parlamentar disse que a FCA tem sido muito prestativa no atendimento às solicitações que estão sendo feitas e que desconhecia o problema da interdição da Rua Chile no bairro Maria Helena, mas que a situação será exposta à diretoria da Ferrovia Centro-Atlântica. A Vereadora criticou ainda o aumento na tarifa de pedágio que é cobrada na Rodovia MG 050 afirmando que as concessões da MG 050 e para tratamento do esgoto apenas comprovam que o Governo do Estado tem levado muito de nossa cidade e oferecido muito pouco em retorno. Heloisa Cerri elogiou o estudo feito pelo Vereador Roberto Bento sobre o tratamento do esgoto do município e diz que publicará o resultado do trabalho em seu blog na internet.  A Vereadora exibiu também em plenário, mais uma fala do atual prefeito Vladimir Azevedo, quando ainda era vereador, criticando a terceirização do tratamento do esgoto. A parlamentar disse ainda que requisitou junto à prefeitura cópia do contrato firmado com a COPASA, mas recebeu informação de que não existe cópia na cidade e que o contrato original estaria na posse do Governo de Minas Gerais.


O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) elogiou o ingresso da jovem Pâmela Aparecida da Silva no Movimento Comunitário, frente à Associação de Moradores do bairro Jardim das Acácias. Edmar entende que a presença dos jovens nas lutas da comunidade é muito importante e que o trabalho dos presidentes de bairro deve ser valorizado. O Vereador disse também que irá intervir junto ao Executivo para que seja feita a abertura e uma passagem de nível na Rua Chile no bairro Maria Helena onde o trânsito de pedestres foi interditado pela Ferrovia Centro-Atlântica. Edmar Rodrigues informou também que esteve visitando obras que estão sendo realizadas na região do bairro Bela Vista, onde vias estão recebendo pavimentação poliédrica e uma unidade de saúde está sendo construída. O Vereador comemorou a execução das obras. . Finalizando, Edmar Rodrigues elogiou a coragem do Prefeito Vladimir Azevedo ao implantar o Projeto de despoluição do Rio Itapecerica. O parlamentar afirma que o discurso político não pode interferir em um projeto de tamanha importância.
  

O Vereador Adair Otaviano (PMDB) utilizou seu pronunciamento para alertar a Prefeitura de Divinópolis para a necessidade de pavimentação das vias de acesso à Unidade de Pronto Atendimento que está sendo construída no bairro Ponte Funda na região Sudeste da cidade. O Vereador informa que aquela é uma região onde o trânsito é problemático e por isso é necessário uma via de acesso rápido para garantir atendimento de agilidade para os usuários desta UPA. O Vereador Adair Otaviano afirmou também, que as obras de recuperação e ampliação da estrada de acesso à comunidade de Buritis, feita pela Ruralminas, começaram muito bem, mas que agora estão deixando a desejar. Segundo o Vereador as vias rurais daquela região não estão recebendo o mesmo tratamento. O parlamentar afirma que irá investigar todos os gastos deste trabalho para garantir que os recursos sejam utilizados sem sua totalidade sem prejuízos para a população.
  

O Vereador Paduano (DEM) fez pronunciamento falando sobre o papel do político e da necessidade de união de todas as lideranças para que as reivindicações populares sejam atendidas. Paduano diz que o Vereador muitas vezes faz as indicações políticas e estas são atendidas, sendo que o mesmo não reconhecido por seu trabalho. O parlamentar afirma que isto não é importante, que importante é a obra ser realizada. Paduano afirma que não pede nada em seu nome, mas em nome do povo e da comunidade que delegou um mandato político. O Vereador diz que não irá brigar pela autoria de obras e que alguns valores políticos devem ser revistos para que o objetivo de atender às demandas populares não seja perdido.


O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento elogiando a atuação parlamentar do Vereador Paduano em prol de obras para o Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida. Rodyson do Zé Milton informou também que esteve em Belo Horizonte, onde se reuniu com a Deputada Estadual Luzia Ferreira (PPS) que garantiu a alocação de diversos recursos para realização de obras e projetos em Divinópolis, principalmente nas áreas de esportes e desenvolvimento social. Entre as ações que deverão ser implementadas através da parceria do Vereador com a Deputada está a criação de uma “Academia ao Ar livre” na Praça São Sebastião no bairro Afonso Pena. Rodyson do Zé Milton falou ainda sobre várias que vem sendo iniciadas pela atual administração e comemorou em especial a obra de drenagem da Rua Pedro Pires que segundo ele se trata de uma antiga reivindicação dos moradores.


O Vereador Milton Donizeti (PRTB) falou sobre a honra que é ser um Vereador por Divinópolis e manifestou solidariedade ao Vereador Edson Sousa (sem partido) pelos anos de serviço prestado à Comunidade de Divinópolis. Milton Donizeti discursou também sobre o descaso da Ferrovia Centro Atlântico com pontos da cidade que requerem uma intervenção no sentido de garantir a segurança dos moradores destas regiões.  Milton Donizeti manifestou também, apoio ao Vereador Beto Machado (PSDB) na implantação de um Projeto Ficha Limpa para seleção dos cidadãos que usam a Tribuna Livre da Câmara, garantindo assim que apenas pessoas idôneas estejam aptas a utilizar este importante espaço do legislativo. Milton Donizeti também informou que recebeu sinalização positiva da Prefeitura de Divinópolis para instalação de dois quebra-molas no bairro Nossa Senhora das Graças.