terça-feira, 7 de junho de 2011

Resumo de Pronunciamentos em Plenário no dia 07/06/2011

O Vereador Roberto Bento (PT do B) leu em plenário reportagem publicada por jornal local sobre a proposta de despoluição do Rio Itapecerica. Roberto Bento afirma que pelo que está na reportagem, é possível entender o tratamento do esgoto da cidade será feito pelo Governo de Minas Gerais. O parlamentar entende que se a população irá pagar pelo serviço, então não seria correto afirmar que o Governo de Minas estaria fazendo o tratamento.  Roberto Bento apresentou também alternativa para que o município possa assumir este serviço, através de impostos recolhidos no próprio município já que, o montante obtido através do ICMS seria suficiente para que em cinco anos a cidade tenha o valor de R$140.000.000 (Cento e quarenta milhões de reais) que é o valor do investimento anunciado.  Para o Vereador, ao liberar estes recursos, o Estado estaria prestando um serviço a Divinópolis e que a manutenção do serviço poderia ser cobrada através das guias de IPTU como ocorria anteriormente.


O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) abriu seu pronunciamento falando do estado de saúde de sua mãe que se encontra internada. O Vereador disse que a mesma passa bem e agradeceu as manifestações de solidariedade.  Em seguida, Hilton de Aguiar disse que está muito satisfeito com as obras que estão sendo realizadas na região Sudeste da cidade.  O Parlamentar falou também sobre as especulações em torno do relatório da CPI que investigou denúncias sobre irregularidades em obras de calçamento do município. Hilton de Aguiar disse que os depoimentos estão à disposição dos interessados caso suspeitem de alguma irregularidade nos trabalhos da comissão. Hilton de Aguiar criticou também a poluição provocada pela Siderúrgica Gerdau na região do bairro Padre Eustáquio onde inclusive a água estaria sendo contaminada. Hilton de Aguiar finalizou seu pronunciamento criticando as pessoas que agem de maneira negativa, sempre reclamando e não reconhecendo as boas ações quando elas surgem.

O Vereador Milton Donizeti (PRTB) abriu seu pronunciamento falando sobre as feiras que acontecem aos finais de semana em Divinópolis. O parlamentar mostrou preocupação especial com rumores de que seria transferida de local a feira do bairro Niterói. Milton Donizeti disse que se reuniu com representantes do Executivo Municipal, entre eles o próprio Prefeito Vladimir Azevedo que assegurou que nenhuma mudança que prejudique os feirantes será realizada no local. Mesmo com a sinalização positiva, Milton Donizeti disse que continua o trabalho de organizar essa classe de trabalhadores e que está auxiliando os feirantes na criação de uma associação. Milton Donizeti desmentiu rumores de que estaria trabalhando contra a realização da feira e afirmou que deseja o crescimento da mesma para que surjam mais oportunidades para seus trabalhadores e freqüentadores. O parlamentar falou ainda que participou de Reunião Comunitária na região do bairro Terra Azul, onde a principal reclamação foi a falta de pavimentação das ruas do bairro, em especial das linhas de ônibus. Milton Donizeti disse que obteve da Prefeitura de Divinópolis a informação de que até o fim do ano este problema estará resolvido.

O Vereador Adair Otaviano (PMDB) criticou o anúncio de reajuste dos valores cobrados nos postos de pedágio da Rodovia MG 050 que passam a vigorar a partir da próxima semana. O parlamentar considera altos os valores e citando matéria publicada em jornal local criticou este reajuste oferecido como se fosse um “presente de grego” no aniversário da cidade. Adair Otaviano disse também que as chamadas PPPs – Parcerias Público-Privadas deveriam se chamar Parcerias Público Popular já que a população é quem paga pelo custo das obras realizadas.  O parlamentar criticou também os altos valores cobrados pela concessionária Nascentes das Gerais e apresentou estudo sobre valores de tarifas de pedágios cobradas em outras regiões: todas com valor menor do que o cobrado na Rodovia MG 050. Adair ressalta que seu pronunciamento foi feito com base em matéria publicada em jornal local e que os nomes de deputados citados assim foram por iniciativa editorial do impresso.

O Vereador Beto Machado (PSDB) pediu que tribuno que apresentou denúncia de possível negociata envolvendo políticos divinopolitanos que apresente perante a comissão de ética da Câmara as informações que possui no sentido de auxiliar nos trabalhos de apuração.  Beto Machado falou também sobre a realização de obras no município que atendem indicações de sua autoria feitas a partir das demandas da comunidade. O Vereador agradeceu em especial as obras de canalização pluvial do bairro L.P. Pereira, instalação de redutor de velocidade na Rua Rio de Janeiro, assinatura da Ordem de Serviço para construção da alça da Trincheira Alvimar Mourão, a Trincheira da Rua Goiás e a entrega da revitalização do trânsito no entorno da Praça da Matriz de Santo Antônio dos Campos, Ermida. Beto ressaltou que são obras da Prefeitura, mas que a participação dos vereadores em apresentar as reivindicações da comunidade é fundamental para que investimentos atendam as reais demandas populares. Finalizando o Vereador Beto Machado ressaltou a importância da criação da Central de Documentos Perdidos, através de projeto de sua autoria. Nesta semana, a Central recebeu diversos documentos que foram localizados no Parque de Exposições após a realização da Divinaexpô no fim de semana.

O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento falando do sucesso da realização da 41ª Divinaexpô no último final de semana. Rodyson ressaltou que se trata de uma festa tradicional e que traz divisas para o município ao gerar emprego, lazer e injetar dinheiro em áreas comerciais específicas.  Rodyson parabenizou em especial o Presidente do Sindicato Rural Irajá Nogueira e todos aqueles que estiveram envolvidos na organização, bem como o povo divinopolitano que compareceu prestigiando o evento. Rodyson do Zé Milton falou também sobre o reforço que foi conseguido para a segurança da Praça Nelsom Pelegrino no bairro Bom Pastor através de um pedido feito pelo vereador ao comando da Polícia Militar. Rodyson do Zé Milton informou também que pediu reforço para a segurança da Praça São Sebastião no bairro Afonso Pena.  O parlamentar pediu também agilidade na realização de obras para facilitar o acesso ao bairro Afonso Pena que se encontra com o trânsito estrangulado. O Vereador entende que a abertura da Avenida 21 de abril seria fundamental para garantir um fluxo mais ágil para o trânsito daquela região


O Vereador Edson Sousa (sem partido) abriu seu pronunciamento agradecendo ao Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) por sua solidariedade em episódio envolvendo Tribuno que desacatou o parlamentar. Édson Sousa disse que também se surpreendeu com as diversas manifestações de solidariedade que partiram de membros do PSDB. Edson Sousa falou ainda sobre outros episódios ocorridos na Câmara de Divinópolis, quando parlamentares foram vítimas de acusações e desacatos e disse que o Poder Legislativo brasileiro está em crise e que tem se furtado do embate político. Edson Sousa disse também estar sendo vítima de perseguição política nas últimas semanas e citou episódios envolvendo a reivindicação de seu mandato pelo PC do B, acusações contra sua saúde feita por Deputado Federal e o uso da Tribuna Livre para atacar a sua honra.  O parlamentar entende que está fazendo sua parte ao denunciar e fiscalizar ações do município, mas que cabe um trabalho mais rigoroso na apuração do que é denunciado na cidade. Edson Sousa informou que esteve na Delegacia de Polícia e pediu que seja exigida a entrega de uma suposta fita que comprovaria sua participação em esquema ilícito para preenchimento de cargos na COPASA. O Vereador nega envolvimento em qualquer esquema ilícito e quer apuração do que teria provocado tais acusações.


O Vereador Andersom Saleme (PR) abriu seu pronunciamento ressaltando a importância da Tribuna Livre como ferramenta para exercício da democracia. Andersom Saleme cumprimentou também os organizadores da 41ª Edição da Divinaxpô pelo sucesso na realização do evento. Andersom Saleme parabenizou também os Educadores, em especial a Secretária Eliana Cansado pela participação na elaboração do Sistema Municipal de Educação. Andersom Saleme ressaltou mais uma vez a importância do Centro de Convivência Salviano Avelar que funciona como uma extensão da Escola Helena Antipoff ao assumir um projeto de assistência para adultos especiais já que esta parcela da população não é amparada pelo Governo do Estado. Finalizando, Andersom Saleme voltou a registrar a importância da Tribuna Livre como espaço democrático e diz que faz melhor uso desta ferramenta aqueles que planejam seu discurso.


A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento falando da importância de se manter o espaço da Tribuna Livre para que a população possa se expressar. Heloisa Cerri informou também que a Ferrovia Centro-Atlântica já deu início ao trabalho de instalação de equipamentos para redução dos ruídos provocados pelas suas oficinas e máquinas. Heloisa Cerri também manifestou solidariedade ao Vereador Edson Sousa e o parabenizou por sua atitude de pedir junto à delegacia que seja feita uma investigação apurada sobre denúncias apresentadas pelo Tribuno José Venâncio, inclusive com apresentação das fitas que supostamente comprovariam o envolvimento do nome do Vereador.  Heloisa Cerri voltou a reproduzir em plenário falas do atual Prefeito Vladimir Azevedo, quando este era vereador e fez vários questionamentos sobre a proposta de terceirização do tratamento de esgoto. A Vereadora diz que seus questionamentos sobre renúncia de receita, indenização de ativos e outros pontos do contrato são os mesmos que o ex-Vereador apresentou naquela época.  Heloisa Cerri critica também a postura do Prefeito de firmar um contrato semelhante ao que ele criticou quando era um ocupante da Câmara de Vereadores. Heloisa Cerri voltou a criticar o atendimento na saúde municipal e voltou a citar a situação de um adolescente que há 21 dias aguarda internação para que possa tratar uma fratura exposta.


O Vereador Paduano (DEM) abriu seu pronunciamento pedindo apoio para realização da tradicional festa de Santo Antônio dos Campos, em Ermida. O Vereador pediu envolvimento do poder público, dos órgãos de segurança e da comunidade para que esta manifestação religiosa possas ser realizada. Paduano também agradeceu a todas as pessoas que já estão envolvidas na organização do evento.  Em seguida, Paduano falou da importância do legado deixado pelo Frei Bernardino Leers que faleceu no último sábado em Divinópolis aos 91 anos de idade. Paduano falou da importância do trabalho social de Frei Bernardino, principalmente na zona rural e relembrou que em 2002, por sua iniciativa, o Frei recebeu a Medalha Candidés durante a Sessão Solene Anual da Câmara.

           
O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) voltou a falar sobre a saúde do município, apontando falhas que comprometem o funcionamento integrado da rede. Geraldinho criticou, por exemplo, a falta de aparelhagem, como intensificador de imagens, acelerador linear e outros para garantir o atendimento da população. O Vereador pediu também que seja criada mais uma equipe de ortopedia no Hospital São João de Deus para que sejam atendidos os pacientes encaminhados pelo SUS.  Geraldinho da Saúde diz que sabe das dificuldades que enfrenta hoje o setor da saúde, mas que o serviço de regulação de leitos deve ser ampliado. Geraldinho da Saúde pede reunião da Comissão de Saúde com corpo clínico do Hospital São João de Deus para que seja discutida a falta de resolutividade no atendimento de ortopedia para pacientes do SUS. O parlamentar afirma que sabe do profissionalismo dos médicos do município, mas que a dificuldade de atendimento é uma realidade e deve ser discutida. Geraldinho afirma que ampliação e leitos para o SUS sem criação de novas equipes e a aquisição de novos equipamentos não irá resolver o problema existente hoje na cidade.