Acontece hoje (29), a partir das 13 horas no Plenário da Câmara de Vereadores, a II Conferência de Políticas para Mulher – “Uma questão de Direitos Humanos”.
Dez grupos de trabalho elegerão 30 propostas, elas devem estar de acordo com Plano Nacional de Políticas para a Mulher, que se orienta em oito tópicos: Igualdade e Respeito a Diversidade, Eqüidade, Autonomia das Mulheres, Laicidade do Estado, Universidade das Políticas, Justiça Social, Transparência de Atos Públicos, Participação e Controle Social.
A conferência em Divinópolis é realizada pela Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da Casa dos Conselhos. O objetivo é estabelecer as diretrizes para a formulação das políticas públicas para as mulheres e votar propostas para construção de uma sociedade onde a mulher esteja cada vez mais inserida e com seus direitos respeitados.
Na oportunidade será realizada uma análise da realidade brasileira, mineira e local em seus aspectos sociais, econômico e político-cultural, e dos desafios para a construção da igualdade de gênero, nas duas perspectivas. O fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres; e a erradicação da pobreza extrema para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres também estará na pauta.
A conferência também será palco para definir as prioridades para os próximos três anos, tendo como base a avaliação, a atualização e o aprimoramento das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Na oportunidade serão eleitas delegadas para participarem da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que levarão as propostas aprovadas em Divinópolis.