quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 01 de setembro 2011


O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento cumprimento os Professores de Educação Física em razão do dia da categoria que é comemorado hoje. Geraldinho da Saúde cumprimentou também os nutricionistas que tiveram o seu dia comemorado ontem. Em seguida, o Vereador exibiu imagens colhidas no canteiro de obras do Hospital Público Regional que se encontra em construção. O Vereador apresentou também imagens realizadas na Unidade de Pronto Atendimento que está em construção na região dos bairros Nações, Ponte Funda e Interlagos.  Geraldinho da Saúde quis registrar que todas as visitas foram realizadas ao lado do Líder Comunitário Otávio Gurgiano que com mais de 80 anos faz questão de acompanhar o desenvolvimento da cidade. O parlamentar fez questão de registrar momentos da história de Divinópolis, quando os agentes públicos chegaram a ser criticados por suas obras e hoje as mesmas se mostram fundamentais para a cidade. Geraldinho da Saúde citou como exemplo a Ponte Noé Bueno no bairro Esplanada.  O Vereador falou da importância do Hospital Público de Divinópolis, afirmando que este poderá resolver o problema da demanda reprimida de cirurgias de baixa e média complexidade que hoje existe no município. Geraldinho da Saúde afirma que todo cidadão que paga seus impostos em dia deve ter direito ao atendimento digno na área da saúde.


O Vereador Roberto Bento (PT do B) utilizou seu pronunciamento para explicar o seu posicionamento favorável ao aumento no número de Vereadores na Câmara Municipal. Roberto Bento explicou que o aumento do número de parlamentares não irá afetar as finanças do município porque o valor do repasse permanece o mesmo. Roberto Bento entende que o número deve retornar para 19 cadeiras como funcionava antes a Câmara Municipal. Roberto Bento diz poderiam ser cortados alguns cargos de confiança para que a Câmara comporte os novos Vereadores. Roberto Bento entende que o aumento do número de Vereadores aumenta a representatividade popular e que uma oferta maior de vagas na Câmara favorece os diversos seguimentos sociais como o Movimento Comunitário, os Movimentos Religiosos e os partidos considerados pequenos. Roberto Bento informou também que seu partido, o PT do B que dar oportunidade para novos políticos e não aceitará ocupantes de cargos públicos eletivos em sua chapa de candidatos. O Vereador também se pronunciou sobre o projeto que trata do apostilamento dos servidores municipais pedindo agilidade na votação da matéria.


O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) abriu pronunciamento informando que esteve mais uma vez no Pronto Socorro Regional, onde constatou que a situação é grave e que o local não oferece atendimento digno para os cidadãos divinopolitanos. Hilton de Aguiar afirma que não enxerga uma “luz no fim do túnel”. O Vereador disse que a construção da Unidade de Pronto Atendimento do Pronto Socorro é positiva, mas que não tem certeza de que será suficiente para desafogar demanda reprimida. Hilton de Aguiar pediu também um sistema público no qual cada município seja responsável por seus pacientes do SUS. O parlamentar entende que Divinópolis está sendo sobrecarregada por pacientes da região e que a Rede Pública da cidade não dá conta sequer de um atendimento de qualidade para seus munícipes. Hilton de Aguiar voltou a pedir também, melhorias para o Conjunto Nilda Barros, onde a abertura de uma cratera em via pública prejudicou diversos imóveis. Hilton de Aguiar pediu intervenção em favor de vários bairros da cidade e citou em especial o bairro Terra Azul e região, onde vários moradores estão doentes por causa do excesso de poeira. O parlamentar pediu também intervenção urgente do município nos bairros São Bento e Grajaú que segundo Hilton de Aguiar, se encontram carentes de todo o tipo de infraestrutura.


O Vereador Adair Otaviano (PMDB) se pronunciou sobre a situação do transporte escolar para crianças portadoras de necessidades especiais em Divinópolis. Adair Otaviano informou que foi procurado por diversos pais de estudantes da Escola Helena Antipoff que anunciaram terem sido comunicados pela direção do estabelecimento de ensino, que a Escola não possui mais recursos para custear este transporte. Pais afirmam terem procurado também a Prefeitura de Divinópolis, a fim de encontrar solução para o problema, mas o Executivo Municipal informou também não poder arcar com estes custos. O Vereador pediu mobilização do Poder Público para que os estudantes não fiquem sem o transporte. Adair Otaviano informou também que está retirando sua assinatura do Acordo de Líderes sobre o Apostilamento de Servidores, por temer prejuízo para a categoria. Adair Otaviano quer que seja elaborada uma emenda que amplie o alcance social do Projeto, de maneira a atender todos os trabalhadores que tem direito ao benefício do apostilamento seja integral ou proporcional.


O Vereador Milton Donizete (PRTB) exibiu durante o seu pronunciamento, imagens das ruas do bairro Sagrada Família, que por falta de canalização pluvial adequada, no período chuvoso, sofrem inundações que invadem as residências gerando uma série de transtornos para os moradores. O parlamentar teme até mesmo a ocorrência de tragédias, como o desabamento de residências, devido à quantidade de água que inunda os imóveis. Milton Donizete pediu também que a Secretaria Municipal de Saúde busque alternativas para evitar o fechamento da UNIR – Unidade de reabilitação que presta serviço a diversos pacientes do SUS e que está prestes a “fechar as portas”. Milton Donizete pediu também mais agilidade na conclusão das obras de pavimentação dos itinerários dos ônibus, principalmente nas regiões para onde já existem recursos liberados do Programa de Aceleração do Crescimento.


O Vereador Antônio Paduano (DEM) utilizou seu pronunciamento para mostrar a importância do papel Vereador, que em muitos momentos se torna um porta-voz da comunidade junto ao poder Executivo. Antônio Paduano informou das várias situações em que o papel do legislador foi fundamental para resolver demandas da população divinopolitana.  Depois de relatar estes episódios, o parlamentar falou da dificuldade de resolver algumas demandas do Distrito de Santo Antônio dos Campos por causa dos trâmites exigidos para que suas reivindicações sejam aceitas. Paduano afirma que parece que o Vereador está sendo atendido atrás das portas o que ele não considera ser a maneira correta de ser fazer política.


O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) utilizou seu pronunciamento para elogiar o desempenho dos atletas e artistas divinopolitanos no Rodeio da Cidade de Barretos onde conseguiram boas posições em várias provas, elevando o nome de Divinópolis no cenário nacional. Rodyson do Zé Milton elogiou também, o trabalho da cantora mirim Virginia Branquinho, que ficou no terceiro lugar no concurso de berrante. O parlamentar fez vários elogios ao trabalho de Virginia e leu carta na qual todas as qualidades da mesma são descritas. Rodyson do Zé Milton também utilizou seu pronunciamento para informar sobre a realização no próximo domingo, da Cavalgada do Quilombo quando vários cavaleiros deverão estar mobilizados.  Rodyson do Zé Milton informou também mantém o seu posicionamento contrário ao aumento no número de vereadores e sugeriu a realização de uma audiência pública para ouvir a opinião popular sobre o tema. Rodyson apresentou ainda reportagens de jornais estaduais, relatando situação de cidades onde a população tem se manifestado contra o aumento no número de vereadores.


O vereador Beto Machado (PSDB) apresentou em seu pronunciamento, um balanço de sua viagem à Brasília, onde na companhia do Deputado Federal Domingos (PSDB) esteve reunido com comissão parlamentar que estuda ampliação das Varas da Justiça do Trabalho em Divinópolis. Beto Machado informou que o saldo da reunião foi bastante positivo e que a cidade poderá ter a ampliação do serviço que inclusive poderá ser prestado na sede do novo Fórum do Trabalho que está sendo construído em Divinópolis. Beto Machado informou também que esteve visitando a sede da Associação Brasileira de Câmaras Municipais, onde trocou experiências e debateu sobre a importância de se fortalecer o legislativo. O Vereador esteve também no Ministério da Cultura onde procurou se informar sobre benefícios a que tem direito os músicos e agora irá trabalhar pela isenção de ICMS na gravação de trabalhos musicais, já que benefício desta natureza já existe na Zona Franca de Manaus.


A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento cobrando posicionamento da Mesa Diretora no sentido de apurar denúncias apresentadas na Câmara, para as quais foram sugeridas CPIs e que anda não tiveram desfecho. Dra. Heloísa Cerri cobra em especial, que seja apurada a denúncia apresentada pelo Vereador Beto Machado (PSDB) sobre suspeita de pagamento de propina para aprovação de Projetos no legislativo.  A Vereadora afirma que ao deixar a denúncia em aberto, a Mesa Diretora deixa todos os parlamentares sobre suspeição. Dra. Heloisa Cerri voltou a cobrar também que seja cumprida a determinação judicial de compra de leitos particulares para pacientes do SUS que se encontram em estado grave até que seja corrigido o déficit de leitos da cidade.  A Vereadora finalizou, conclamando mais uma vez a população divinopolitana, que foi negligenciada pelo SUS, a comparecer em seu gabinete para que sejam ajuizadas ações judiciais contra o município de Divinópolis.


O Vereador Anderson Saleme (PR) abriu seu pronunciamento informando da situação do transporte coletivo das crianças que estudam na Escola Helena Antipoff que poderá ser cancelado devido à dificuldade de custeio do serviço. O Vereador informou que já existe uma comissão cuidado do assunto e que poderá ser ajuizada uma ação no sentido de obrigar o município a oferecer este benefício.  Andersom Saleme também utilizou seu pronunciamento para elogiar e agradecer os trabalhadores da Prefeitura de Divinópolis pelo trabalho de revitalização da praça localizada no quarteirão fechado da Rua São Paulo. Anderson Saleme informou também que durante a Semana Municipal do Trânsito, o pedestre deverá ser o alvo das discussões que tratam da segurança no trânsito da cidade. O Vereador noticiou a realização de várias obras na cidade, por um trânsito mais seguro e pediu que a população participe dos debates. Anderson Saleme chamou a atenção também para a discussão da concessão do transporte coletivo em Divinópolis que terá início em breve, tendo em vista que a atual concessão termina em abril do próximo ano. Anderson Saleme afirma que este é um momento histórico e que a população não pode deixar de opinar sobre as melhorias necessárias para o setor.