terça-feira, 30 de agosto de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 30 de agosto de 2011


O Vereador Roberto Bento (PT do B) abriu seu pronunciamento cumprimentando e elogiado o discurso do Tribuno Flávio Flora que contou um pouco da história centenária de Divinópolis.  Roberto Bento falou também sobre o crescimento do seu partido e da importância do trabalho parlamentar e defendeu o aumento no número de Vereadores da Câmara, elevando-se o número para 21. O parlamentar entende que o custeio não seria inviabilizado já que poderia ser reduzido o número de assessores e de cargos de confiança no legislativo. Roberto Bento entende que deveria ser feita economia de gastos e não de vereadores para que não haja prejuízo da representatividade. Roberto Bento informou também que não será candidato a reeleição e anunciou que seu partido, em aliança com o PRP, está trabalhando em um novo Projeto Político para a cidade inclusive com o fortalecimento de novas lideranças. Roberto Bento informou também que foi convidado pelo partido a disputar a eleição para o cargo de prefeito.


O Vereador Milton Donizete (PRTB) utilizou boa parte de seu pronunciamento para apresentar como positiva a eleição da primeira diretoria da Associação de Feirantes de Divinópolis, cumprimentando também o Presidente já empossado José Olímpio, o Chacrinha. Milton Donizete informou também que já apresentou para a equipe de Governo da Prefeitura de Divinópolis a demanda dos moradores do bairro Realengo onde uma cratera prejudica os moradores.  Milton Donizete informou também que já encaminhou pedido de providências para casas inundáveis existentes em ruas do bairro Sagrada Família antes da entrada do período chuvoso.


A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento com Moção de pesar pelo passamento do empresário José Lindolfo Fagundes. Em seguida parlamentar criticou a realização da Conferência Municipal de Políticas Públicas para mulheres em uma segunda-feira, dia útil, quando várias mulheres estão trabalhando A Vereadora afirma que sua assessoria foi impedida de apresentar seus questionamentos durante a conferência.  Dra. Heloisa Cerri convocou para 10 de setembro uma Reunião Especial para que as mulheres possam discutir os temas de seu interesse. Heloisa Cerri informou em seu pronunciamento que o Secretário Adjunto da Saúde Gilmar dos Santos estaria utilizando seu Twitter para criticar a sua atuação parlamentar afirmando que a mesma não participa das prestações de contas da SEMUSA. Dra. Heloisa Cerri afirma que não faz mais parte da Comissão de Saúde e que as prestações são marcadas em dias em que ela ou está operando pelo SUS ou participando de um curso em Belo Horizonte, de forma que ela não possa participar. A Vereadora afirmou ainda que não vale a pena participar das reuniões de prestação de contas porque nela são apresentadas apenas mentiras.  A Vereadora voltou a falar também sobre o atendimento do Pronto Socorro Regional que é alvo de reclamações freqüentes. A Vereadora pediu que populares que tenham reclamações que encaminhem para seu gabinete para que sejam impetradas ações judiciais contra o município. A parlamentar colocou um advogado a disposição da população.


O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento registrando Moção de Pesar pelo passamento de Alice de Fátima Batista Ferreira. Em seguida, Beto Machado teceu vários elogios ao trabalho do Padre Christian Shankar na divulgação da mensagem católica e registrou a importância do Projeto de sua autoria que tornou o Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Divinópolis em um pólo turístico religioso. Beto Machado informou também que nesta quarta-feira, 31 de agosto, estará em Brasília aonde na companhia do Deputado Federal Domingos Sávio irá se reunir com os representantes da Comissão parlamentar que retirou o nome de Divinópolis da lista de cidades agraciadas com novas Varas da Justiça do Trabalho. Beto Machado espera conseguir reverter a situação já que a Comissão é liderada pelo Deputado Federal Eros Biondini que foi um dos mais votados em Divinópolis. Beto Machado informou também que aguarda com expectativa a votação do Projeto de Lei de sua autoria que cria o Processo Seletivo para contratação de estagiários na Câmara de Divinópolis. O Vereador sugere que a medida seja adotada também no Executivo Municipal. Finalizando, Beto Machado informou que já protocolou o Projeto de Lei que regulamenta as apresentações musicais nos bares de Divinópolis.


O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) abriu seu pronunciamento cobrando providências para os problemas relacionados ao esgoto da Rua Ibirité. Na seqüência, Hilton de Aguiar informou que está protocolando Projeto no qual a empresa Ferrovia Centro Atlântica fica obrigada a instalar cancelas em todas as passagens de nível do município. O parlamentar quer impedir o que considera abusos por parte da Ferrovia Centro Atlântica que inclusive fechou uma rua prejudicando moradores do bairro Maria Helena. O Vereador pediu também que seja proibido o fumo na área de entrada do Pronto Socorro Regional onde o cigarro exala toxinas próximo a pessoas que já estão doentes, agravando ainda mais o estado de saúde das mesmas. Hilton de Aguiar em seu pronunciamento, criticou o atendimento no Pronto Socorro Regional e sugeriu que sejam multados o Prefeito e os Secretários de Saúde quando ocorrer falta de atendimento no local.


O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento falando sobre as situações verificadas na área da saúde que compromete o atendimento à população. O parlamentar denunciou por exemplo que durante a troca de plantão de funcionários do Pronto Socorro os pacientes ficam por quase duas horas sem atendimento. Geraldinho da Saúde informou também, que na condição de Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, irá enviar requerimento para a Secretaria Municipal de Saúde, para que seja modificada a data das prestações de contas da SEMUSA, para que possa estar presente a Vereadora Dra. Heloisa Cerri. O parlamentar criticou também funcionários de cargos comissionados da Prefeitura que não fazem o seu trabalho ou que quando fazem tem baixa resolutividade Geraldinho da Saúde cita como exemplo de baixa resolutividade a dificuldade de recuperar a rede de esgoto rompida na Rua Ibirité que há vários anos está sem solução. O parlamentar questionou também, sobre as obras da COPASA, que segundo o mesmo iria tratar o esgoto e recuperar o Rio Itapecerica e até hoje não fez nada.


O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento esclarecendo seu posicionamento perante a proposta de aumento no número de Vereadores de Divinópolis. Rodyson do Zé Milton afirma que é contra o aumento mas que concordaria caso a Câmara mantenha a proposta de aumentar apenas mais duas vagas no legislativo. Rodyson do Zé Milton informou que o impacto nos gastos da Câmara, caso ocorra o aumento no número de Vereadores seria de dois milhões e meio de reais por ano e que o ideal para a política brasileira não é aumentar o número de Vereadores, mas aumentar a qualidade da representatividade. Rodyson do Zé Milton também utilizou seu pronunciamento para apresentar reportagem onde empresário proprietário da AGL que funciona no bairro São Francisco em Divinópolis anuncia ampliação de sua empresa graças as obras realizadas no local por intermédio de indicação parlamentar. Rodyson do Zé Milton anunciou também que a Deputada Estadual Luzia Ferreira (PPS) está disponibilizando verbas através de emendas individuais que permitirão a realização de diversas obras de pavimentação e infraestrutura no município. O Vereador informou também que a Deputada Luzia Ferreira confirmou também o envio de recursos para compra de instrumentos musicais para as guardas de reinado e matérias esportivos para escolas de Divinópolis.


O Vereador Edson Sousa (sem partido) utilizou seu pronunciamento para expor sua forma de fazer política e afirmou que não é dado a “politicagens e fingimento” e que ao longo de seus mandatos, foi o parlamentar que mais apresentou projetos de alcance social no município de Divinópolis. Edson Sousa cobrou que o líder do Governo na Câmara, Vereador Edmar Rodrigues, mobilize os demais parlamentares para discutir de maneira definitiva a elaboração de um substitutivo para o Projeto de Lei que acaba com o apostilamento no Serviço Público de Divinópolis. Edson Sousa diz que média salarial do Servidor Público no município é de R$3.200,00 (três mil e duzentos reais) , que não é um salário excelente mas que é um bom salário. Disse também não ter nada contra quem tem alto salário, mas é a favor da moralidade. Edson Sousa defende o apostilamento dos trabalhadores da educação mas teme abuso do Direito e que o Projeto possa ferir normas constitucionais.


O Vereador Andersom Saleme (PR) abriu seu pronunciamento parabenizando o ex-Servidor da Câmara, Flávio Flora, que fez uso da Tribuna Livre da Câmara para expor detalhes da História de Divinópolis. Andersom lamentou a interrupção do discurso do servidor devido ao tempo regimental e utilizou parte de seu pronunciamento para ler o trecho que não pode ser relatado. Andersom Saleme aproveitou também a comemoração do dia de algumas profissões como corretor de imóveis e bancários para relatar o valor social das mesmas. Andersom Saleme falou ainda sobre o dia nacional de combate ao fumo e registrou o papel da Câmara ao votar Projetos que contribuem para a redução dos males provocados pelo cigarro. Andersom Saleme afirma que não tem nada contra o fumante mas que é papel do poder público trabalhar para que estas pessoas não continuem sendo alvo das grandes corporações que visam apenas lucro sem se preocupar com a saúde do cidadão. Andersom Saleme citou como exemplo a Lei Municipal que proíbe o fumo nos ambientes fechados da cidade. O parlamentar finalizou seu pronunciamento registrando a importância do dia 31 de agosto quando é comemorado o dia da pessoa portadora de deficiência física.


O Vereador Adair Otaviano (PMDB) utilizou eu pronunciamento para relatar os rumos das negociações entre trabalhadores da educação estadual e Governo de Minas Gerais no que diz respeito a implantação do piso nacional da categoria. Adair Otaviano leu matéria sobre a publicação do acórdão que estabelece eu estados terão que pagar este piso, com entendimento do STF de que o piso é salário base e não média global. Adair Otaviano fez uma explanação detalhada sobre o posicionamento tanto do sindicato da categoria quanto do Executivo Estadual e registrou o apoio que a greve que já dura 80 dias tem recebido por parte dos estudantes. Adair Otaviano explicou todos os detalhes da discussão para que todos que acompanham a Reunião Ordinária da Câmara possam ter a exata compreensão do que vem sendo discutido atualmente. Adair Otaviano também falou da necessidade de se garantir o direito do apostilamento para servidores que se enquadram nas normas previstas em lei.