sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Hospital Público é tema de reunião no Plenarinho da Câmara



O Hospital Público Regional Divino Espirito Santo está em fase de construção, mas as discussões para o seu funcionamento já começaram. Para antecipar o modelo de gestão da entidade representantes do executivo e parlamentares se reuniram na tarde desta quinta-feira no plenarinho da Câmara.
Estiveram presentes no encontro a Secretária Municipal de Saúde, Rosenilce Cherry Mourão, o Secretário Adjunto de Saúde Gilmar Santos, o Secretário Adjunto de Administração, Marco Aurélio de Oliveira e os parlamentares, a reunião foi presidida pelo Líder do Executivo na Câmara, o Vereador Edmar Rodrigues. A intenção do encontro foi discutir a implantação da Organização Social – OS no município.
Com a OS o Hospital Regional Divino Espirito Santo que esta em fase de construção poderá receber subsídios do Sistema Único de Saúde - SUS e do governo estadual. De acordo com dados apresentados pela Secretária de Saúde, Rosenilce Cherry Mourão, com a implantação da OS divisão de recursos ficará da seguinte forma: 50% dos recursos serão enviados pelo SUS, 25% enviados pelo Governo Estadual e outros 25% serão divididos entre os 55 municípios pertencentes a macro região.
A Secretária de Saúde destacou ainda que os recursos somente serão enviados se município atender as metas pautadas no contrato de gestão inicial.
Hospital Regional
O Hospital Regional Divino Espirito Santo vai desafogar as internações inadequadas realizadas hoje no Pronto Socorro, que irá então assumir sua verdadeira identidade de UPA – Unidade de Pronto Atendimento, sendo assim todas as demandas graves e com casos de internações não serão mais direcionadas para o Pronto Socorro.
De acordo com Gilmar Santos mais 770 profissionais irão compor o quadro de funcionários do Hospital, sendo atendentes, zeladores e especialistas atendendo 24 horas os 55 municípios da macro região, ao todo 1220.000 habitantes serão beneficiados com a obra que terá 150 leitos hospitalares.