quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Resumo de Pronunciamentos do dia 22 de setembro de 2011

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) fez em seu pronunciamento um apelo em favor dos moradores dos bairros mais afastados do Centro de Divinópolis que sofrem com a alta de água no município. Além dos problemas na área de saneamento, Geraldinho da Saúde pediu também que sejam retomadas as obras de pavimentação na região do bairro Terra Azul, onde moradores sofrem com a poeira excessiva que tem provocado problemas respiratórios nas crianças e idosos. O parlamentar também manifestou preocupação com a inauguração do bairro Vila das Roseiras, próximo ao bairro Padre Eustáquio, onde 500 famílias serão instaladas em local onde é notória a falta de água. Geraldinho da Saúde pediu também em seu pronunciamento que a Prefeitura de Divinópolis retome o fornecimento de cadeiras de rodas para portadores de Necessidades Especiais. Geraldinho anunciou também, na condição de presidente da Comissão de Saúde da Câmara, que na próxima semana todos os integrantes desta comissão legislativa estarão visitando as obras de construção de Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento e Pronto Socorro Regional.
  
O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) utilizou seu pronunciamento para falar da necessidade da Câmara mostrar muito trabalho, porque esta é uma maneira de retribuir a confiança da população e elogiou o Prefeito Vladimir Azevedo pela coragem em implantar Projeto para Tratamento de Esgoto do Município. O parlamentar comentou a situação de bairros da cidade onde o problema de saneamento é crítico, comprovando a necessidade urgente de execução de um projeto desta natureza. Edmar Rodrigues também cobrou em seu pronunciamento que sejam executadas as obras de pavimentação e drenagem pluvial no bairro Cacôco. O parlamentar teme que com a entrada do período chuvoso aquela região fique prejudicada, em especial as crianças que podem ter dificuldade de acesso aos estudos por causa das ruas que se tornam intransitáveis neste período.  Edmar Rodrigues pediu também que sejam efetuadas obras de pavimentação na Rua Joaquim Manoel Pereira no bairro Sagrada Família para amenização de problemas provocados pela poeira do local que atinge inclusive a escola do bairro. Edmar Rodrigues pediu também obras de pavimentação para a Avenida Amazonas, indo da Praça Eliseu Zica até José de Alencar para garantir que não ocorra sobrecarga do trânsito naquela região quando for inaugurado o Centro Administrativo de Divinópolis. Edmar Rodrigues, sob a mesma justificativa sugeriu também que outras ruas daquela região sejam pavimentadas.
  
O Vereador Beto Machado (PSDB), abriu seu pronunciamento convidando todos os vicentinos da cidade para a homenagem especial que será feita às Obras Assistenciais de São Vicente de Paula (Vila Vicentina do bairro Niterói) e às Obras Assistenciais Antônio Frederico Ozanan (Vila Vicentina do Afonso Pena), no dia 27 de setembro, no Plenário da Câmara de Divinópolis. Beto Machado falou também do trabalho iniciado em maio de 2010 quando ocorreu em Divinópolis Audiência Pública da Assembléia Legislativa para tratar da Criação da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), onde inclusive esteve presente representando a Câmara de Divinópolis. Na oportunidade, ficou acertado que a RISP, seria instalada em terreno localizado na Rua São Paulo, onde antes funcionava a Garagem da Empresa Irmãos Teixeira. Beto Machado, que defende a criação de uma Comissão Legislativa Permanente de Segurança Pública, informou que tal terreno, que hoje pertence à Secretaria de Planejamento e Gestão está indo a leilão e que Divinópolis poderá perder o benefício. O Vereador sugeriu a mobilização de todas as lideranças políticas da cidade, inclusive acionando o Governador Antônio Anastásia, para que terreno destinado a R.I.S.P. não vá a leilão e esta importante ferramenta de segurança seja definitivamente instalada na cidade.
  
O Vereador Edson Sousa (sem partido) abriu seu pronunciamento pedindo mais uma vez, agilidade nos trabalhos de Comissão que estuda Projeto do Apostilamento dos Servidores Municipais, em seguida, o Vereador Edson Sousa denunciou em seu pronunciamento, o abandono de materiais de construção e interrupção de obras de pavimentação na região do bairro Cacôco. O Vereador pediu também explicação para fato que teria ocorrido em estrada de acesso a sítio onde se casou o filho do Deputado Federal Domingos Sávio (PSDB). Edson Sousa afirma que enquanto vários bairros da cidade sofriam com a falta de água, um caminhão foi providenciado para jogar água na estrada de acesso a tal propriedade. O Vereador pergunta sobre a origem deste caminhão e sobre o custeio deste serviço. Edson Sousa questionou também sobre a vacinação anti-rábica que ainda não foi realizada em Divinópolis e disse suspeitar de que não existam recursos para a compra dos medicamentos que devem ser aplicados em cães e gatos para evitar a contaminação de humanos. O parlamentar afirmou que Divinópolis vive situação de desgoverno e que população está contando os dias não é para o centenário, mas para a saída do Prefeito Vladimir Azevedo.  Édson Sousa afirmou também que a atual Secretária de Saúde não tem competência para ocupar o cargo.
  
O Vereador Antônio Paduano (DEM) utilizou seu pronunciamento para pedir providências urgentes para a fossa séptica que se encontra trasbordando no bairro Quintino. Paduano afirma que não é possível esperar a COPASA iniciar o serviço de saneamento do município para resolver o problema já que a situação tem provocado uma série de transtornos para os moradores. Paduano também apresentou em plenário, indicação de sua autoria, para que ocorram obras de pavimentação no Morro Gabriel e na Praça da Matriz da Comunidade dos Lopes, o parlamentar informou que as obras já estão em andamento e pediu que o serviço de pavimentação seja também estendido para as diversas comunidades rurais do município.

O Vereador Adair Otaviano (PMDB) utilizou seu pronunciamento para falar sobre a situação que vivem hoje os usuários de planos de saúde que enfrentam quase que as mesmas dificuldades que enfrentam hoje os pacientes do SUS. Adair Otaviano criticou a qualidade do serviço prestado e a dificuldade de se conseguir consultas com especialistas. O Vereador entende que são cobrados preços altos para o atendimento dos usuários para uma contrapartida de serviços inferior a este valor. Adair Otaviano sugere aos usuários de Planos de Saúde que forem encontrarem alguma dificuldade de atendimento, que ingressem com ações judiciais para que as empresas sejam penalizadas. Adair Otaviano falou também do avanço que representa a aprovação da Emenda Constitucional 29 para garantir melhor aplicabilidade nos recursos da saúde. Adair Otaviano entende que com a regulamentação da Emenda, além de maior eficiência na aplicação de recursos públicos, será possível definir melhor as estratégias para que população seja atendida de forma integral e especificamente no caso de Divinópolis, permitirá a elaboração de um Plano Cargos Carreira e Salários para servidores de saúde que realmente contemple a categoria.
  
O Vereador Roberto Bento (PT do B) voltou a questionar em seu pronunciamento, o valor da indenização pago pela empresa COPASA, aos ativos do esgoto do município. O Vereador indaga sobre diversos pontos da negociação feita com a empresa para o tratamento do esgoto no município que segundo o mesmo não ficaram bem claros. Roberto Bento defende, por exemplo, que haja diferenciação nos valores cobrados de pessoa física e pessoa jurídica. O parlamentar questiona também os investimentos do município em obras de saneamento, como ocorre no bairro Quintino. Roberto Bento não entende o porquê de o município ainda estar gastando com esgoto sendo que o serviço agora é de responsabilidade da COPASA. Roberto Bento também questionou o impacto ambiental do Projeto que visa o tratamento do esgoto em Divinópolis.  O Vereador afirma que tal ponto não foi bem explicado e que no seu entendimento, da maneira que vem sendo anunciado o tratamento, ele poderá ser danoso. Roberto Bento afirma também que estamos pagando para entregar o esgoto para a COPASA e que quer lisura nas informações e no processo de concessão.
  
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) informou que na noite de quarta-feira (21/09) esteve no bairro Afonso Pena onde fez uma pequena prestação de contas de sua atuação parlamentar, enfocando obras que são emergenciais para aquela região.  Rodyson do Zé Milton enfocou em especial, a obra de abertura da Avenida 21 de abril, para melhor acesso ao bairro Afonso Pena que já vem sendo estudada pela Prefeitura de Divinópolis. Rodyson do Zé Milton informou também que todo um complexo de tráfego já vem sendo elaborado para atender a população deste bairro. O parlamentar informou também que já conseguiu junto a Deputada Estadual Luzia Ferreira, cerca de 16 quarteirões de pavimentação para atendimento de ruas do bairro Afonso Pena. Rodyson do Zé Milton informou também que conseguiu viabilizar recursos e obras junto a Prefeitura, para estruturação do trânsito no bairro Bom Pastor, promovendo abertura de ruas, reestruturação de praças e outros serviços. O Vereador Rodyson do Zé Milton informou também que estará indo amanhã À Belo Horizonte onde se reúne com a Deputada Luzia Ferreira que anunciou nova Emenda Parlamentar, liberando 100 mil reais para obras de drenagem pluvial em Divinópolis. O parlamentar informou que no encontro, também apresentará o Projeto para que seja implantada uma Academia ao Ar Livre na Praça São Sebastião.  Rodyson do Zé Milton finalizou seu pronunciamento anunciando a construção de novo CEMEI para moradores do bairro Lagoa dos Mandarins e convidando comunidade para participar de eleição da diretoria da Associação de moradores do bairro Afonso Pena.