terça-feira, 20 de setembro de 2011

Resumo de Pronunciamentos do dia 20 de setembro de 2011

O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento pedindo apoio para o Manifesto pela Valorização da Magistratura que está sendo encaminhado para Brasília em defesa de juízes que vêm encontrando dificuldade em exercer suas funções, muitas vezes recebendo ameaças e outros contratempos. Beto Machado informou que devido ao manifesto o Fórum de Divinópolis não estará funcionando nesta quarta-feira (21/09). O Vereador em seguida fez uma breve explanação sobre sua atuação parlamentar, falando da sua felicidade ao aprovar Projetos que são de interesse da coletividade. O parlamentar citou iniciativas de sua autoria como o fim da exigência da Carteira da Ordem dos Músicos para apresentações em Divinópolis, instalação de guarda-volumes nos bancos da cidade, criação da Central de documentos perdidos, processo seletivo para contratação de estagiários na Câmara, criação do Pólo de Turismo Religioso no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e outros.  Beto Machado falou sobre o impacto positivo que estas leis trouxeram para o dia a dia do cidadão divinopolitano. O Vereador cobrou também, resposta para seu pedido de ampliação das vagas para estacionamento no entorno da Faculdade Pitágoras. O Vereador informou também que já foram retomadas as obras para Construção de uma alça para a Trincheira Alvimar Mourão, a Trincheira da Rua Goiás que estavam embargadas. Beto Machado também voltou a cobrar que a empresa Nascentes das Gerais assuma a manutenção da iluminação do Anel Rodoviário de Divinópolis que hoje é feita pela Prefeitura. O vereador finalizou anunciando que diversas obras de pavimentação serão realizadas nas Comunidades Rurais do Município em atendimento à indicações de sua autoria.

O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) informou em seu pronunciamento que está acompanhando e fiscalizando as obras realizadas pela Prefeitura na Região Sudeste da cidade, o parlamentar afirmou que acompanha com atenção especial as obras de reforma da Praça São Vicente de Paula.  Em seguida o Vereador agradeceu o convite dos Garçons para a Festa da categoria em comemoração ao dia destes profissionais. O vereador informou também que recebeu em seu gabinete, denúncias contra o estreitamento de uma ponte na Rua Pitangui para permitir a instalação da ciclovia. Hilton de Aguiar também utilizou seu pronunciamento para reclamar da dificuldade de encontrar Talões do Estacionamento Rotativo e do que considera um número excessivo de multas aplicadas pelos agentes de trânsito. O Vereador afirma que as multas excessivas estariam prejudicando o turismo comercial da cidade e prejudicando a imagem de Divinópolis no cenário nacional.  O vereador finalizou seu pronunciamento pedindo a retomada das obras de reforma da Ponte que liga os bairros Maria Helena e Ponte Funda.

O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) informou em seu pronunciamento que está mobilizado para conseguir o asfaltamento da Rua Afonso Pena no bairro Danilo Passos. O parlamentar entende que é uma rua importante para a região que se encontra prejudicada pelo fato de não ser pavimentada. O Vereador informou também que fará indicação para que seja instalado um redutor de velocidade na Rua Laranjeiras onde há tráfego constante de crianças expostas a riscos de atropelamento. Edmar Rodrigues também manifestou preocupação com a queda das vendas no Mercado Municipal e sugeriu que não seja cobrado estacionamento rotativo no entorno do local aos sábados como forma de incentivar a presença de compradores.  O Vereador informou inclusive que a implantação de estacionamento rotativo parcial na Avenida JK também é iniciativa que valoriza o comércio daquela região. Edmar Rodrigues também sugeriu em seu pronunciamento, que veículos abandonados nos pátios de socorro do município, sejam doados para entidades filantrópicas e informou que estará estudando legalidade deste atitude. Edmar Rodrigues também utilizou sua fala para convidar os cidadãos divinopolitanos para Audiência Pública que será realizada no dia 03 de outubro para discutir a falta de água no município. Outro assunto abordado pelo Vereador, foi a falta de Médicos Pediatras em Divinópolis e outras cidades e sugeriu que Profissionais de Medicina que se forma em Universidades Federais sejam obrigados a trabalhar para SUS como forma de pagamento pelos seus estudos que são custeados através de impostos pagos pelo povo brasileiro.

O Vereador Milton Donizete (PRTB) abriu seu pronunciamento apresentando a Campanha Nacional da Semana do Trânsito que defende a conscientização para que o pedestre utilize e motorista respeite a faixa de segurança. O Vereador citou exemplos positivos de cidades onde Campanhas Educativas no trânsito resultaram em diminuição do número de acidentes. O parlamentar lembrou que amanhã é o dia nacional da pessoa com deficiência e afirmou que muitas vezes, por causa de acidentes de trânsito a pessoa acaba por sofrer alguma limitação que a torna deficiente. Milton Donizete também utilizou seu pronunciamento para parabenizar radialistas e servidores públicos devido à comemoração pelo dia destas categorias. O Vereador também utilizou de sua fala para cobrar da Prefeitura de Divinópolis que os serviços do SAMU sejam implantados na cidade para garantir maior eficiência no atendimento da saúde municipal.

O Vereador Roberto Bento (PT do B) utilizou todo o seu pronunciamento para falar da gravidade do problema da falta de água do município. O parlamentar afirma que a cidade vive hoje situação de Calamidade Pública e que município precisa que sejam construídos novos reservatórios de água. O Vereador criticou também a demora na execução das obras para que o abastecimento da cidade atenda a todos os moradores. Roberto Bento afirma que não podemos esperar um ou dois anos para ter o problema sendo resolvido já que é possível solucionar o problema em poucos dias. Roberto Bento questionou também o valor pago em indenização pelos ativos do esgoto de Divinópolis e criticou a escolha da COPASA como empresa responsável pelo tratamento do esgoto. O parlamentar afirma que existem diversas alternativas que não oneram a população e cita como exemplo os recursos de fundo perdido, recursos da Bacia Hidrográfica do Rio Pará e outras fontes de financiamento.

O Vereador Edson Sousa (Sem Partido) informou em seu pronunciamento que está solicitando uma auditoria nas finanças da Câmara e que pediu também a listagem de todos os servidores contratados para trabalhar na casa desde 2001. O parlamentar quer um relatório com número e valores de salários de servidores.  O parlamentar informou também que estará trabalhando para que a Câmara funcione em horário integral, sob a justificativa de que está ocorrendo prejuízo para o cidadão que busca atendimento no legislativo. Edson Sousa sugeriu também que a Câmara adote o horário integral de funcionamento a partir do dia primeiro de outubro.  O parlamentar denunciou também que servidora da casa estaria trabalhando no legislativo de maneira irregular, que a mesma seria tia do Prefeito Vladimir Azevedo e esposa de pessoa citada em CPI que instalada na Câmara. Edson Sousa afirma que antes de recompor o número de Vereadores que primeiro é preciso organizar a Câmara. Edson Sousa se posiciona em defesa do Concurso Público para contratação de servidores e critica contratação ampla.

O Vereador Adair Otaviano (PMDB) utilizou todo o seu pronunciamento para expor dados e pedir apoio para a Campanha Nacional que defende a redução dos custos da energia elétrica no Brasil. Adair Otaviano mostrou em números como a nossa conta de luz é cara, perdendo apenas para países como Áustria e Alemanha. O Vereador aponta a contradição deste cenário já que o país é rico em recursos hídricos. Adair Otaviano afirma que o alto custo da Energia Elétrica provoca efeito cascata, os gastos das empresas em energia elétrica para confecção de seus produtos é repassado para os consumidores encarecendo o produto final.  Adair Otaviano mostrou como é alto o faturamento do setor e explicou como funciona a concessão dos serviços de fornecimento de energia elétrica no país. O Vereador finalizou pedindo o apoio da população nacional para a Campanha que foi deflagrada em todo o país.
  
O Vereador Antônio Paduano (DEM) abriu seu pronunciamento registrando a aprovação sem ressalvas, as contas da Gestão Municipal 2006, Gestão do ex-Prefeito Demétrius Pereira. Em seguida o Vereador falou sobre a escolha do número de 17 parlamentares para representar a população divinopolitana na próxima legislatura. O parlamentar entende que se trata de um número satisfatório, que não provoca grande impacto nas finanças da casa e que aumenta a representatividade popular. Antônio Paduano afirma que o Vereador é um grande agente social e que a população merece qualidade ao ser representada. Paduano afirma que não há interesses eleitoreiros no aumento do número de parlamentares e sim de Defesa da Democracia. O Vereador afirma que o repasse é suficiente para o custeio do legislativo e que caso não seja a briga deveria ser por um repasse melhor e não pela diminuição da representatividade popular.

O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento exibindo imagens das obras para recuperação de área de risco no entorno de uma Córrego na Rua Martin Cyprien no bairro Belvedere. O parlamentar informa que em atendimento a indicação de sua autoria as obras já estão sendo realizadas, beneficiando os moradores da região. Rodyson do Zé Milton falou também sobre o que representou o Projeto do Feirão de Veículos que ocorre todos os domingos no Parque de Exposições. O parlamentar relembrou como era caótica esta feira no bairro Bom Pastor, que prejudicava o trânsito e provocava uma série de outros transtornos para os moradores do bairro. O parlamentar afirma que hoje este encontro de cidadãos que querem vender os seus carros ocorre de maneira ordeira, em espaço adequando, com infraestrutura e que aos poucos se torna um programa atrativo para os finais de semana devido as várias atividades que oferece. Rodyson do Zé Milton informa que o feirão completou dois anos no último mês e que iniciativa que já foi inclusive premiada pelo SEBRAE hoje é copiada por diversas cidades, como o município de Betim. Rodyson do Zé Milton anunciou também que será instalado um redutor de velocidade na Rua Cristo Redentor no bairro Campina Verde em atendimento a indicação de sua autoria após solicitação dos moradores. Rodyson Finalizou seu pronunciamento registrando o trabalho da ONG “Somos Amados” que tem prestado relevante trabalho social em Divinópolis.
  
O vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento criticando a falta de água em Divinópolis e afirmando que inexplicável o que está acontecendo. O Vereador entende que a cidade cresceu e que empresa COPASA não acompanhou este crescimento, mantendo em uso redes de água que não comportam a demanda da população. Após esta fala o Vereador reforçou o convite para que a população, no dia 03 de outubro, participe de Audiência Pública quando estará sendo discutida a falta de água no município. Geraldinho da Saúde também utilizou seu pronunciamento para registrar o aniversário de 81 anos do Guarani Esporte Clube, comemorado nesta data. O parlamentar voltou a falar também sobre o setor da saúde no município e afirmou que todas as demandas têm sido comunicadas a Secretaria responsável em busca de soluções. Geraldinho da Saúde fez questão de deixar claro que a Comissão de Saúde da Câmara atua em seu papel fiscalizador, mas não possui poder de gestão sobre o setor no município. Geraldinho da Saúde também voltou a defender que municípios sejam responsáveis pela regulação de leitos do SUS. Aparteado por Rodyson do Zé Milton que comunicou do restabelecimento do abastecimento de água nos bairros Nova Fortaleza e Serra Verde, Geraldinho da Saúde criticou COPASA por trabalhar apenas sob pressão.