O Vereador Milton Donizete (PRTB) abriu seu pronunciamento cumprimentando a ex-Vereadora Maria das Dores Manuel, a Dorzinha por seu aniversário. Em seguida, falou dos trabalhos que tem desenvolvido junto ao Secretariado da Prefeitura para resolver demandas da população que são encaminhadas ao seu gabinete. Milton Donizete apresentou resultado de ação no sentido de coibir o uso de um bota-fora irregular na Rua Beira Alta no bairro São Luis e falou também sobre o pedido feito para resolver problema de ruas e buraco no bairro Realengo. Milton Donizete informou que também percorreu as ruas do bairro Nossa Senhora das Graças onde percebeu urgência em trabalho de poda de árvores e limpeza de ruas que se encontram tomadas pelo mato. Milton Donizete informou também que está trabalhando junto aos comerciantes do bairro Niterói na realização de uma campanha para valorizar e incentivar o trabalho desta categoria nesta região da cidade. Lojistas, mobilizados elaboraram campanha para incentivar as vendas e assim aumentar os rendimentos no período que antecede o natal.
O Vereador Antônio Paduano (DEM) agradeceu em nome da Comunidade e Mata dos Coqueiros ao Secretário de Agronegócios Paulo Marius, pela limpeza do córrego e do açude existente na região. Paduano informou também que já foram tomadas providências no sentido de eliminar os transtornos provocados pelo esgoto que corre a céu aberto no bairro Quintino. Paduano informou que caminhões da Prefeitura foram mobilizados para retirar os dejetos que estavam espalhados pelo local. O parlamentar informou também que acompanhou na terça-feira (03/10) reunião no bairro Jardim Primavera, onde moradores voltaram reivindicar melhorias apresentadas em Reunião Comunitária realizada há alguns meses no local. Paduano informou que os moradores que pedem rede de esgoto e pavimentação de ruas, não acreditam que o problema será resolvido pela administração municipal. Paduano fez um apelo para que seja feito pelo menos o trabalho de coleta de esgoto e pavimentação das ruas que servem como itinerário para o transporte coletivo.
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) criticou sem eu pronunciamento, as informações prestadas pelos Diretores da COPASA, durante Audiência Pública realizada nesta terça-feira (03/10) no Plenário da Câmara. Hilton de Aguiar afirma que as informações são mentirosas e criticou os diretores da empresa por não conhecerem alguns bairros da cidade. Hilton de Aguiar disse que continuará criticando enquanto existirem bairros da cidade que se encontram sem água. O parlamentar criticou também a qualidade da água é fornecida para algumas comunidades rurais Em algumas localidades a água aparenta estar suja e cita como exemplo a Comunidade de Buritis. Hilton de Aguiar pediu sensibilidade da Prefeitura para resolver o problema e pediu apoio de demais vereadores, em especial do Vereador Adair Otaviano (PMDB) para que haja uma solução rápida e definitiva. Hilton de Aguiar também cobrou que sejam atendidas as reivindicações dos moradores do bairro Jardim Primavera e acusou o Superintendente de Projetos, Lúcio Espíndola, de ter mentido para os moradores daquela região. Hilton de Aguiar alertou ainda aos futuros moradores do bairro Vila das Roseiras para o problema da falta de água que existe na região e cobrou Prefeitura obras de infraestrutura para o local.
O Vereador Roberto Bento (PT do B) manifestou preocupação com a entrada do período chuvoso e a demora na conclusão de algumas obras do Executivo que tem por objetivo impedir maiores danos provocados pelas águas pluviais. Roberto Bento pediu maior agilidade, até mesmo para que a execução dos trabalhos não seja prejudicada. Roberto Bento falou também sobre a estruturação do seu partido PT do B que trabalha junto com o PRP para apresentar um Projeto Político para Divinópolis. O parlamentar ressaltou a importância do trabalho das lideranças comunitárias e outros filiados a estes partidos. Roberto Bento também reafirmou que não deverá disputar eleição como candidato a Vereador e que almeja agora o posto de Prefeito ou Vice-Prefeito para contribuir com o desenvolvimento de Divinópolis. O Vereador fez ainda uma projeção para o cenário político do próximo pleito, afirmando que a cidade deverá ter cerca de 128 mil eleitores o que fixaria o número de votos para obtenção de cadeira em 7.500.
Roberto Bento mencionou ainda a importância da participação das mulheres no próximo pleito.
O Vereador Beto Machado (PSDB) registrou em seu pronunciamento o sucesso do Primeiro Encontro de Comitivas que foi realizado no último final de semana no Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida. Beto Machado comemorou a grande presença do público e o índice zero de ocorrências policiais registradas. Beto Machado agradeceu ainda aos parceiros da imprensa, iniciativa privada e lideranças políticas e comunitárias que contribuíram para realização do evento. O Vereador comentou ainda a repercussão do Projeto Ficha Lima Municipal, de sua autoria, que inclusive colocou Divinópolis como destaque no cenário nacional por ter sido uma das cidades pioneiras a implantar a iniciativa. Beto Machado informou que várias leis de sua autoria têm servido como referência para outras Câmaras Municipais e citou como exemplo, além do Ficha Limpa, o estágio sem padrinho, instalação de guarda-volumes em bancos e Central de documentos perdidos. O parlamentar finalizou informando que foram sorteadas ontem as posições das barracas da Feira de Santo Antônio dos Campos (Ermida) que seguirá os moldes da Feira do bairro Esplanada. O Vereador foi um dos incentivadores para que este projeto fosse implantado.
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) se manifestou solidário ao cidadão divinopolitano que sofre com a falta de água e classificou como vazias as respostas dadas pela Diretoria da COPASA durante Audiência Pública realizada na tarde da terça-feira (03/10) no Plenário da Câmara. Adair Otaviano afirma que a empresa não consegue esclarecer os questionamentos que são feitos como, por exemplo, o porque das contas de água ficarem mais caras após as interrupções no abastecimento. Adair afirma que a população termina em pagar pelo ar que corre nos canos da empresa. Adair Otaviano questionou também a capacidade da COPASA para tratar o esgoto do município já que a empresa não consegue atender de maneira integral a população com o abastecimento de água. Adair Otaviano voltou a criticar também os apadrinhamentos de cargos nas agências de desenvolvimento e pediu apoio para o Projeto do World Trade Center em Divinópolis como forma de coloca novamente a cidade na rota do crescimento. O parlamentar finalizou informando que já está trabalhando em alternativa para que estudantes da escolinha de esportes do CSU não fiquem sem treinos durante o período de reforma do local.
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) informou em seu pronunciamento que está acompanhando projeto do SOAC em parceria com o Banco do Brasil, que tem por objetivo aquecer o setor confeccionista de Divinópolis. Rodyson do Zé Milton afirma que através de cursos de capacitação e linhas de crédito, o Projeto possibilita a profissionalização do setor e que as trabalhadoras do setor possam investir em seu negócio criando pequenas empresas residenciais. Rodyson do Zé Milton informou que em breve será realizado um evento para orientar a categoria e deixou a disposição seu gabinete para interessadas em investir em suas pequenas empresas. Rodyson informou que será prestado serviço de consultoria contábil e jurídica para que as faccionistas para fazer crescer suas pequenas empresas. Rodyson do Zé Milton falou ainda da importância de serem disponibilizados mais programas como este que capacita e financia o desenvolvimento das pequenas empresas.