quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Astral promove workshop sobre TV digital


Pouso Alegre irá sediar o evento


A Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral) promoverá seu primeiro workshop regional sobre TV digital nos dias 1° e 2 de dezembro na cidade de Pouso Alegre (MG). O encontro será na Câmara Municipal.

A escolha da cidade levou o fato de Pouso Alegre ser polo regional de eletrônica. O worksho promoverá uma visita a empresas de tecnologia. “A opção por Pouso Alegre mostra uma das prioridades da Astral, que é estimular a expansão do sinal digital nos municípios, por meio de suas respectivas emissoras legislativas”, disse Evelin Maciel, do conselho de cooperação técnica da Astral e organizadora do workshop.

O workshop sobre TV digital terá painéis com informações técnicas, jurídicas e operacionais voltadas para a transmissão do sinal digital das emissoras legislativas, além de demonstrações práticas da tecnologia que permitirá em breve o fortalecimento do poder Legislativo em seus três níveis através da formação de uma rede nacional de emissoras de rádio e TV. O evento terá o apoio de uma das mais recentes associadas da Astral, a TV Câmara de Pouso Alegre.

A Câmara de Divinópolis estará representada pelo servidor concursado e Diretor de Comunicação, Flávio Ramos, que buscará as últimas tecnologias a serem aplicadas na Tv Câmara. O servidor também participará nos dias 28 e 29 de novembro em Pouso Alegre, de um treinamento, promovido por empresa de tecnologia, destinado a familiarizar os técnicos, engenheiros e consultores da área com a nova tecnologia Digital.

Os participantes conhecerão novas ferramentas, soluções e produtos que facilitarão a implementação, manutenção e suporte a nova tendência mundial de broadcasting, além da troca de informações com os mais diversos profissionais da área.

Sobre a cidade

Pouso Alegre é a décima maior cidade de Minas Gerais, tem cerca de 130 mil habitantes e, com outros 40 municípios, faz parte de uma região de 2,5 milhões de habitantes, com quatro universidades federais, 48 estabelecimentos de ensino superior, além do Instituto Federal de Tecnologia. É um dos centros do chamado Polo da Eletrônica de Minas Gerais, constituído por mais de 140 empresas, sendo que mais de 50% exportam para 54 países. No total, são produzidos 11 mil itens, com a geração de 9 mil postos de trabalho diretos e indiretos. A receita média do setor ultrapassa os R$ 1,15 bilhão por ano.

O município está localizado estrategicamente no entroncamento da Rodovia Fernão Dias (BR 381) com a BR 459. Está ainda ligada às BRs 459 e 381, por onde escoam 20% da produção industrial de Minas Gerais e São Paulo.


Fonte: Comunicação Astral