terça-feira, 22 de novembro de 2011

Resumo de Pronunciamentos do dia 22 de novembro de 2011

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento registrando que na quarta-feira, 23 de novembro, é realizado o dia de Combate ao Câncer Infantil e parabenizou a ACCOM, Associação de Combate ao Câncer do Oeste de Minas pelo trabalho de apoio aos pacientes oncológicos da região e por sua atuação na prevenção desta doença. Geraldinho da Saúde informou também que em breve o Hospital do Câncer de Divinópolis estará inaugurando um Centro Avançado de Pesquisas. Geraldinho da Saúde também parabenizou a Universidade Federal de São João – UFSJ, que através do Campus Lindu que tem sede em Divinópolis, tem feito vários investimentos em laboratórios e novas salas de aulas resultando em aumento da qualidade do serviço prestado. Geraldinho da Saúde criticou orem, a dificuldade que é para os estudantes de escolas públicas ou de baixa renda em conseguir vagas no Ensino Superior Federal que ainda privilegia a população economicamente bem sucedida. Geraldinho da Saúde diz que o Governo ainda tem uma dívida histórica com a população e que deveria estar trabalhando para implantação de cotas sociais para que estudantes de Escola Pública também tenham as mesmas oportunidades dos estudantes das escolas privadas. Geraldinho da Saúde também leu em plenário correspondência que recebeu de um pintor letrista que exerce profissão no município e tem encontrado dificuldades para trabalhar devido às restrições impostas pela Prefeitura. Geraldinho da Saúde pede que sejam estudadas alternativas que atendam esta categoria e também aos profissionais da Propaganda Volante.
  
O Vereador Beto Machado (PSDB) registrou em seu pronunciamento a data de 22 de novembro como dia dos Músicos e parabenizou toda a classe. O Vereador lembrou ainda que a Câmara de Divinópolis, através de sua iniciativa tem hoje uma Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos que trabalha na defesa dos interesses da categoria. Beto Machado registrou ainda que a padroeira dos músicos é Santa Cecília. Beto Machado também utilizou seu pronunciamento para esclarecer que não quis criar uma queda de braço política ao ir até Brasília para trabalhar para que Divinópolis receba novas Varas da Justiça Trabalhista.  O Vereador esteve na Capital Federal onde recebeu o apoio do Deputado Domingos Sávio (PSDB) que na companhia de Beto Machado, participou de reunião com o relator do Projeto que trata do assunto, Deputado Eros Biondine (PTB). Beto Machado diz que sua preocupação era de defender os interesses de Divinópolis e que por isso procurou o Deputado Biondine, a quem respeita muito, para sensibilizá-lo sobre esta demanda. Beto Machado diz que mesmo tendo mobilizado os Deputados Domingos Sávio e Jaime Martins Filho (PR), o poder de decisão estava nas mãos do parlamentar PTBista que não reverteu o processo e excluiu Divinópolis da lista de cidades que receberão novas Varas Trabalhistas. Beto Machado lamentou que Deputado Eros Biondine nunca tenha visitado a Câmara de Divinópolis, nem mesmo quando era Deputado Estadual, mas entende que sua provocação, que foi feita apenas para defender os interesses de Divinópolis, foi positiva, porque parlamentar esteve no município onde instalou equipe de assessoria e anunciou recursos no montante de 184 mil reais.
  
O Vereador Roberto Bento (PT do B) manifestou em seu pronunciamento, a sua preocupação com o fomento cultural nas comunidades rurais de Divinópolis e registrou que no passado já apresentou Projetos de Lei que incentivam a realização de eventos desta natureza nestas localidades. Roberto Bento anunciou que hoje várias comunidades rurais da cidade já estão recebendo vários eventos promovidos pela Fundação Léo Gabriel. O parlamentar parabenizou os membros da Fundação e de demais entidades que estão envolvidas em levar cultura para a zona rural de Divinópolis. O parlamentar é autor do Projeto que criou a Semana da Cidadania no Campo e afirma que a matéria tem recebido muitos elogios por parte da população. Roberto Bento disse que ainda não participou dos eventos, mas espera em breve estar compartilhando destes momentos junto aos moradores da Zona Rural.
  
A Vereadora Dra. Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento cobrando que seja cumprida a determinação de que a pauta da Reunião Ordinária seja divulgada 24 horas antes das Sessões para que Cidadãos possam acompanhar melhor os trabalhos do legislativo conforme determina o regimento interno da casa. Dra. Heloisa Cerri afirma que recebeu reclamações de que a determinação não está sendo cumprida. Dra. Heloisa Cerri também afirmou em seu pronunciamento que colocar os gastos com veículos na conta da Diretoria de Transportes é um equívoco por entender que se trata de despesa de gabinete. A parlamentar afirma que desde o início do mandato não utiliza os carros oficiais e os telefones celulares da Câmara e que a medida de transferir os valores para a Diretoria de Transporte estaria lhe prejudicando por não se tratar de despesa da Câmara. A parlamentar entende que a transferência dos gastos faz com que seu gabinete possa ser comparado com os dos demais parlamentares que fazem uso do aparato disponibilizado pela Câmara.
  
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) utilizou seu pronunciamento para falar sobre a Educação Infantil no Município. Segundo o parlamentar ele foi procurado por mães que utilizam do serviço da Creche do bairro Afonso Pena que temem o fim do convênio do município com a ADAP o que inviabilizaria o funcionamento do estabelecimento.  Rodyson do Zé Milton informou que se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Educação que sinalizaram de maneira positiva para a possibilidade de municipalizar a creche que hoje está localizada no bairro Alto São Vicente. O parlamentar afirma que já existe uma equipe trabalhando no assunto e que antes de 2012 uma decisão deverá ser anunciada.  Rodyson do Zé Milton informou que na próxima semana estará se reunindo com a Secretária Eliana Cansado que já irá apresentar algumas alternativas para que as crianças da região dos bairros Afonso Pena, Santa Clara e Alto São Vicente não sejam prejudicadas com fechamento de creche. Rodyson do Zé Milton informou também em seu pronunciamento que Escritório da COHAB está encerrando suas atividades em Divinópolis devido à dificuldade de expansão de conjunto habitacional instalado na Região do bairro Lagoa dos Mandarins. Segundo o parlamentar o projeto de ampliação da Rodovia MG 050 prevê que a pista passe dentro do terreno que seria utilizado para construção de novas casas populares.
  
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) utilizou seu pronunciamento para explicar que algumas pessoas não entenderam bem a sua proposta de melhor utilização do estacionamento rotativo, apresentada durante a última Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores.  Adair Otaviano afirma que alguns questionamentos foram feitos através da imprensa e explicou que está apenas enviando ao Prefeito Municipal uma indicação para que os talões do rotativo sejam modificados em favor dos motoristas que poderiam utilizar o tempo integral de estacionamento, já que pagam pelo serviço.  Adair Otaviano entende que muitas vezes o condutor paga por duas horas de estacionamento rotativo e utiliza apenas 30 minutos e depois deste tempo não pode passar seu talão para um familiar que também precise da vaga. Adair Otaviano diz que recebeu algumas críticas que consideram injustificadas.  O parlamentar diz que foi acusado de se preocupar com questões pequenas ao invés de fiscalizar as obras do município. Adair Otaviano afirma que apenas está trabalhando em defesa da população e cita várias obras que fiscalizou e que inclusive criticou por não concordar com a qualidade do serviço realizado como a pavimentação de estradas na região de Santo Antônio dos Campos (Ermida) e o calçamento da Rua Jésus Jota. Adair Otaviano diz que também afirmaram que o mesmo nunca deve ter dirigido em Belo Horizonte o que ele considera injusto já que por vários anos exerceu a profissão de motorista. Adair Otaviano informou que sempre trabalhou pela boa utilização do espaço público e que inclusive é, tendo votado favorável à lei que define a utilização das calçadas da cidade de maneira disciplinada na hora de se colocar mesas e cadeiras.