A cada ano a procura pela tribuna aumenta. Até o momento da publicação desta matéria, a vaga disponível é para o dia 24 de maio. Para se inscrever o cidadão deve comparecer no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC, primeiro piso da Câmara, no horário de funcionamento de 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
De acordo com art. 267 do Regimento Interno, qualquer cidadão poderá usar a Tribuna Livre da Câmara, para se manifestar sobre projetos de lei ou assuntos de interesse comunitário e, da mesma forma, nas extraordinárias, desde que nestas o assunto seja inerente à pauta e o interessado faça sua inscrição no prazo mínimo de quatro horas antes do início da reunião.
O espaço é utilizado pelo cidadão, representando ou não alguma entidade. O inscrito terá 10 minutos disponíveis dentro da Reunião Ordinária ou Extra-ordinária, podendo ser prorrogado por mais dois minutos, para sua explanação.
Os assuntos abordados são diversos. O local é onde a sociedade tem oportunidade de apresentar seus anseios para as autoridades e população. Há àqueles que fazem denúncias referente a saúde, infra-estrutura, trasporte coletivo dentre outros assuntos de interesse dos munícipes.
As Reuniões Ordinárias da Câmara acontecem toda terça e quinta-feira, à partir das 14 horas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 13 (TV Candidés) e pela Net Câmara, no www.camaradiv.mg.gov.br.