Idosos seguiram em caminhada da Praça da Catedral à Câmara |
Os idosos foram recepcionados pelo Presidente Vereador Pr. Paulo e pelo Vereador Rodyson do Zé Milton |
Servidor Renan de Oliveira entoou a melodia da Oração de São Francisco |
Vereador Paduano presidiu o Reunião Especial de comemoração ao Dia Municipal do Idoso |
Aparecida Nogueira declamou poemas e cantou em homenagem aos idosos |
Lair Queiroz leu um texto falando sobre a melhor idade |
A Psicóloga Claudia Dias deixou uma mensagem de otimismo para os idosos
|
O Dia Municipal do Idoso foi instituído em 2001 por meio da Lei numero 5.521 de autoria da então vereadora Dorzinha. Deste então, o Legislativo comemora a data, e neste ano não podia ser diferente.
Para homenagear a turma da melhor idade a Câmara de Vereadores preparou um evento cheio de emoções. A solenidade contou com uma palestra ministrada pela psicóloga Claúdia Dias além de apresentações poéticas e musicais.
O evento foi presidida pelo Vereador da melhor idade, Antônio Paduano. O parlamentar se mostrou honrado em ser da 3° idade. “Ser idoso não significa parar no tempo e sim estar sem ativo viver a melhor idade com plenitude”, acrescentou Antônio.
Idosos do Centro Municipal de Convivência do Idoso e do Clube da Melhor Idade Vida Nova estiveram presentes na homenagem. Representando o Centro, Cida Faria cobrou mais politicas públicas voltadas para a melhor idade, dentre elas a criação do “Centro Dia” no município, local onde as famílias que não te condição de pagar cuidadores possam deixar seus parentes idosos enquanto trabalham.
A Presidente do Clube da Melhor Idade Vida Nova, Maria Laurita dos Santos agradeceu em nome dos participantes a homenagem. “Toda ano a Câmara faz esse belíssimo evento para a melhor idade, cada ano que passa nós nos emocionamos mais”, disse Laurita.
Jovialidade para eles não significa idade cronológica e sim vontade de viver. Fica o exemplo para as gerações atuais que serão os idosos do futuro.
Confira, na íntegra o disscurso do Vereador Antônio Paduano (DEM) que presidiu a Mesa de Honra no dia Municipal do Idoso:
"O idoso é de fundamental importância na nossa sociedade, pois além de ser a cultura viva dos nossos antepassados é também a memória viva do nosso passado. Infelizmente este não é o entendimento geral de todos e por isto ainda sentimos muito a falta de políticas públicas eficientes na valorização e promoção da qualidade de vida para aqueles que em muito contribuíram para o desenvolvimento da nossa sociedade.
As políticas públicas somente contemplarão os idosos naquilo que merecem, quando a comunidade passar a enxergar esta parcela da população como pessoas ainda cheias de vida, sonhos e desejos como qualquer outro cidadão.
Enxergar e tratar o idoso como um peso social, que apenas aguarda o findar do seu calendário biológico é uma atitude covarde, preconceituosa e egoísta.
Uma sociedade que almeja um futuro próspero sabe valorizar a contribuição e a experiência daqueles que aqui estão há mais tempo. A ciência prova, que se para o corpo a idade traz algumas limitações, para a mente, ela pode trazer ganhos instimáveis em sabedoria e compreensão.
Ignorar a necessidade de se promover qualidade de vida para os idosos, é ignorar o próprio futuro, pois o tempo não pára para ninguém e felizes serão aqueles que conseguirem passar por todas as fases da vida e conseguirem atingir a chamada Melhor Idade. Tempo em que podemos olhar para trás e observarmos o longo caminho que percorremos, com pedras, espinhos e todo o tipo de obstáculo.
O que poderia ser mais justo para estas pessoas do que percorrer toda estrada e ter a sensação de ter conquistado algo? Perceber que esta melhor idade é apenas mais uma fase da vida e que um caminho bom e com menos espinhos acaba de abrir. A construção deste novo caminho não é uma utopia, é um dever dos agentes públicos e o entendimento desta Câmara de Vereadores e por isto prestamos esta justa homenagem, que nesta tarde ocorre como um lembre de nosso papel de garantir um futuro melhor para aqueles que construíram o nosso presente."