terça-feira, 27 de setembro de 2011

Resumo de Pronunciamentos do dia 27 de setembro de 2011

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) utilizou seu pronunciamento para questionar a dificuldade do município de atrair novos investimentos para a cidade e disse que existe uma dívida histórica das lideranças políticas, principalmente estaduais com Divinópolis. O Vereador afirma que a cidade só não teve o seu progresso interrompido por causa do setor de prestação de serviços e dos profissionais que trabalham com afinco. Geraldinho da Saúde cobra maior mobilização no sentido de atrair empresas que gerem emprego e diversifiquem a economia local. O parlamentar também apresentou em plenário artigo de Revista Médica que mostra os benefícios das Academias Públicas (Ao ar livre) para a população. Geraldinho da Saúde pede que mais academias desta natureza sejam instaladas no município, já que apenas uma está em funcionamento, no bairro Danilo Passos. Geraldinho finalizou seu pronunciamento abordando mais uma vez a crise que vive o município no setor de ortopedia, onde há grande demanda reprimida de cirurgias.

O Vereador Adair Otaviano (PMDB) registrou em seu pronunciamento a passagem do dia do Surdo, comemorado na segunda-feira, 26 de setembro. Adair Otaviano cobrou ainda que seja cumprida a Lei Municipal que obriga o ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas escolas da rede municipal de ensino. Adair Otaviano falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas pelo deficiente auditivo no seu dia a dia e apresentou sinais que possibilitam aos pais e professores identificarem quando a criança tem problemas de surdez. Adair Otaviano também abordou em seu pronunciamento, a realização de obras em atendimento a indicações de sua autoria, em especial, as obras de pavimentação poliédrica de ruas em bairros da região Sudeste da cidade, com destaque para o Santos Dumont. Adair Otaviano também utilizou seu pronunciamento para parabenizar o Líder Comunitário Josafá Anderson que foi eleito o novo Presidente da Associação de Moradores do bairro Afonso Pena, concorrendo pela Chapa 1. Adair Otaviano discursou ainda sobre a importância do Presidente de bairro e o papel do líder comunitário no trabalho em prol de sua comunidade.
  
O Vereador Hilton de Aguiar (PRTB) exibiu em seu pronunciamento, reportagem feita no Centro Social Urbano, no bairro Interlagos, onde várias melhorias foram efetuadas. O espaço é muito importante para a comunidade e há muito tempo se encontrava abandonado. A revitalização do CSU atende indicação do Vereador que afirma estar acompanhando de perto as demais obras realizadas na região. Hilton de Aguiar voltou a cobrar também em seu pronunciamento, a retomada das obras de reforma na ponte que separa os bairros Maria Helena e Ponte Funda e finalizou discurso denunciando mais uma vez a crise no setor de ortopedia na saúde municipal. O parlamentar afirma que cresce a cada dia o número de pessoas que precisam de atendimento nesta área, em especial de cirurgia, mas que não há atendimento. Hilton de Aguiar cobra agilidade na resolução destes problemas.
  
O Vereador Milton Donizete (PRTB) utilizou grande parte de seu pronunciamento para cobrar, mais uma vez, que seja implantado em Divinópolis o Serviço de Assistência Móvel de Urgência (SAMU) para garantir agilidade no atendimento das pessoas que precisam de transporte rápido com suporte médico para chegarem aos hospitais. Milton Donizete pediu mobilização das lideranças políticas da cidade e sensibilidade por parte do Executivo Municipal.  Milton Donizeti informou também que esteve visitando várias ruas dos bairros Niterói e São João de Deus, ao lado do Secretário Municipal de Obras, Simonides Quadros e na oportunidade mostrou as várias demandas da região pedindo providências para as mesmas. O parlamentar voltou a cobrar também, urgência nas obras de infraestrutura dos bairros afastados da região central, que não possuem sequer ruas pavimentadas e sofrem com poeira no tempo seco e barro no período chuvoso. Outro assunto abordado por Milton Donizete foi a lei de acessibilidade que obriga a construção de passeios adaptados e não vem sendo cumprida no município. Milton Donizete pede sensibilidade à população e mais rigor ao Executivo na hora de fiscalizar o cumprimento desta lei.

O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento informando da formalização de seu pedido para que seja concedida uma Moção Congratulatória em razão do aniversário dos Grupos de Amor Exigente que atuam em Divinópolis prestando auxílio para familiares de usuários de drogas. Beto Machado falou também de sua indignação com o Poder Judiciário brasileiro, que se aproveitou da mobilização nacional pela valorização da categoria para conseguir aumento da verba indenizatória paga a magistrados. Beto Machado informou também que amanhã, estará visitando novamente a Faculdade Pitágoras para tratar do aumento do número de vagas para estacionamento no entorno da Instituição. Beto Machado informou ainda que recebeu resposta sobre seus questionamentos sobre segurança e conservação dos imóveis do bairro Vila das Roseiras, que fazem parte do Programa “Minha Casa, Minha Vida” que vinham sendo danificados por vândalos.  O Vereador informou que o problema já foi solucionado e que agora aguarda definição da data de entrega destas residências já que a mesma foi várias vezes adiada. Beto Machado finalizou seu pronunciamento convidando a população divinopolitana para a homenagem que será prestada hoje, a partir de 19 horas aos Vicentinos, em razão de seu dia.

O Vereador Edson Sousa (Sem Partido) abriu seu pronunciamento se dirigindo aos manifestantes que estavam no plenário, protestando contra o aumento no número de Vereadores. Edson disse que não tem as manifestações porque votou contra e confirmará o voto contrário na proposta assim que o Projeto retornar ao plenário. Edson Sousa defende que seja aumentado o número de Vereadores, mas reduzido o salário. Edson Sousa também utilizou seu pronunciamento para registrar e lamentar o passamento da Escritora Edite Silva ocorrido no último sábado Edson Sousa também utilizou seu discurso par parabenizar o líder comunitário Josafá Anderson pela sua eleição como Presidente da Associação de Moradores do bairro Afonso Pena.  O parlamentar se pronunciou ainda sobre ofício recebido pelos Vereadores, assinado pelo Secretário de Governo Antônio Faraco, na qual o mesmo comunica a determinação do Prefeito Vladimir Azevedo de que seja retirada emenda de autoria do Vereador Edson Sousa do Projeto de Lei EM 091. Edson acusa o Executivo de interferência no poder legislativo e pede providências a Presidência da Câmara.

O Vereador Antônio Paduano (DEM) fez emocionado pronunciamento agradecendo as obras de reconstrução da Igreja de Nossa Senhora do Rosário no bairro Santa Cruz no Distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida). Paduano entende que este é um marco da história do distrito e de grande valor sentimental e cultural para a memória dos cidadãos. O parlamentar aguarda agora a reforma da praça para que, a Irmandade seja realmente contemplada com o atendimento desta antiga reivindicação. Paduano registrou o empenho das diversas pessoas que trabalharam pelo Reinado e por esta obra no distrito e destacou em especial a atuação de Celso Faria Fagundes e Maria da Conceição Pereira que foram de imensa contribuição para o Reinado e a história de Santo Antônio dos Campos. Paduano pede que seja feita uma homenagem póstuma a estes benfeitores

O Vereador Edmar Rodrigues (PRTB) falou em seu pronunciamento, da necessidade de se criar um incentivo para o plantio de árvores em Divinópolis. O parlamentar informa que antes existia o incentivo via desconto no IPTU, que hoje não é mais válido devido a legislação vigente.  Edmar Rodrigues informou que esteve em Ipatinga onde percebeu um intenso trabalho de arborização que poderia ser implementado em Divinópolis. Edmar Rodrigues disse que está trabalhando em projeto desta natureza e que uma alternativa seria incentivar replantio de árvores cortadas por danos à passeios, em campos de futebol e clubes da cidade. Edmar Rodrigues informou também que a interferência do Executivo em Projeto que tramita na Câmara, que foi questionada pelo Vereador Edson Sousa é no sentido de não prejudicar a matéria que tem finalidade social ao firmar convênio com o Programa “Pro-infância” em benefício do bairro São Roque. Edmar Rodrigues registrou também a vitória de seu assessor parlamentar Josafá Anderson, na eleição para escolha do novo Presidente do bairro Afonso Pena. Edmar Rodrigues afirma a eleição do bairro não foi uma disputa de vereadores e que Josafá ganhou por mérito próprio, por ser pessoa querida e que trabalha em prol da comunidade.