A Fundação Banco do Brasil apresenta no Espaço GTO da Câmara a exposição João Cândido – A Luta pelos Direitos Humanos.
Abrindo as comemorações da Semana da Consciência a mostra reúne 16 banner que conta a trajetória do Almirante Negro João cândido um dos líderes da Revolta da Chibata.
A exposição itinerante faz parte do Projeto Memória que é uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil, a Petrobras e a Associação Cultural do Arquivo Nacional (ACAN).
O projeto resgata, difunde e preservar a memória cultural brasileira, através de homenagem a personalidade ou fatos que contribuíram para a transformação social e a construção da cultura do país.
Às 15 horas no Plenário da Câmara, o Movimento Negro de Divinópolis e o Banco do Brasil realizará a abertura da exposição com palestras sobre quem foi João Cândido e a professora Maria Catarina Vale apresentará relatos sobre o prêmio João Cândido, o qual a Escola Estadual Luís de Melo Viana Sobrinho, conquistou o segundo lugar.
Já às 17 horas o Mundi promoverá uma palestra com o professor Alisson Ferreira, vice-presidente do movimento, que abordará o “Ano Internacional do Afro Descendente” e com o jornalista Evandro Araújo que irá falar sobre o “Negro na Mídia”. O encontro terá a participação do grupo de capoeira Morro de Santana.
A mostra por de ser vista até o dia 18 de novembro, de segunda a sexta-feira, de 12 às 18 horas, no Espaço GTO da Câmara – 2º piso.