O Vereador Milton Donizete (PRTB) comemorou o sucesso da cirurgia a que foi submetido o Vereador Antônio Paduano e desejou sua rápida recuperação para que possa continuar com sua contribuição ao Legislativo Divinopolitano. Milton Donizete também utilizou seu pronunciamento para apresentar a mobilização pela criação da Associação de Feirantes de Divinópolis e manifestou seu apoio à categoria que tem reivindicado melhores condições de trabalho. Milton Donizete também sugeriu que a categoria receba através da própria Associação recém criada um jaleco devidamente identificado para trabalhar. O parlamentar sugeriu que o custo seja rateado entre os feirantes o que faria com que o valor caísse consideravelmente. O Vereador registrou ainda que o Jornal Gazeta Oeste publicou reportagem onde relata o apelo dos feirantes do bairro Esplanada para melhor infraestrutura. Milton Donizete também registrou o lançamento da Campanha “Valorize a Nossa Região” que visa incentivar as vendas na região do bairro Niterói. A campanha irá sortear vale compras em quem optar por fazer suas compras naquela região.
O vereador Anderson Saleme (PR) solicitou que sejam incluídas nos expediente da Câmara diversas sugestões para melhoria do transporte coletivo divinopolitano. Anderson Saleme afirma que há quatro anos apresenta as mesmas sugestões ao Executivo, mas que não tem obtido respostas. O parlamentar sugere, por exemplo, a criação da tarifa social do transporte coletivo para benefício dos estudantes. Anderson Saleme sugere também a redução da idade mínima para acesso ao transporte gratuito para 60 anos, 100% de acessibilidade no transporte coletivo, cadeiras adaptadas para gestantes e outros pontos que permitem melhor qualidade no atendimento da população. Anderson Saleme lembrou que o prazo da concessão do transporte coletivo termina no próximo ano e que estas melhorias devem ser incluídas nas discussões já que encerrado o processo a população terá dificuldades em conseguir tais benefícios. Anderson Saleme convocou a população e a imprensa para fomentar as discussões em torno do transporte coletivo divinopolitano. O parlamentar finalizou sua fala criticando donos de caminhonetes que impediram o acesso as rampas dos passeios da área central da cidade em ruas próximo a restaurante.
O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) abriu seu pronunciamento solicitando que seja incluído no expediente da casa o seu requerimento para realização de Audiência Pública para discussão de Políticas Públicas para atendimento de pessoas com deficiência. O parlamentar informou que se trata de um apelo dos profissionais da educação que temem que as escolas não estejam devidamente preparadas para receber os estudantes portadores de necessidades especiais. Rodyson do Zé Milton informou também que esteve na cidade de Itapecerica onde acertou os detalhes para realização da segunda Cavalgada Cidade Amiga que será feita em parceria com a Prefeitura da Cidade Vizinha da qual Divinópolis já fez parte como Distrito. Rodyson do Zé Milton também informou que está trabalhando junto à equipe do Disk Entulho para que sejam desenvolvidas ações no sentido de eliminar os “bota-foras” irregulares existentes no município. O Vereador informou também que já estão sendo debatidas soluções para a falta de material para calçamento de vias públicas no município devido ao fechamento de diversas siderúrgicas. Rodyson do Zé Milton finalizou seu pronunciamento informando que conseguiu junto à Deputada Luzia Ferreira (PPS) a liberação de verba no montante de 15 mil reais que serão destinados a Associação dos Surdos de Divinópolis.
O Vereador Roberto Bento (PT do B) abriu seu pronunciamento informando que passa bem o Vereador Paduano (DEM) que se submeteu a uma cirurgia para retirada de Hérnia realizada pelo médico Rinaldo Valério. Roberto Bento também utilizou seu pronunciamento para elogiar a atuação do Deputado Estadual Fabiano Tolentino (PRTB) que segundo o mesmo tem executado bom trabalho principalmente nas áreas de Segurança Pública, Esporte e Desenvolvimento Social. Roberto Bento também solicitou ao Deputado Estadual que firme parceria com Divinópolis, inclusive viabilizando recursos junto ao Governo do Estado para que os lotes vagos do município possam ser transformados em quadras esportivas para a população. Roberto Bento também pediu a ampliação do Serviço de Academias ao Ar Livre que leva saúde e qualidade de vida para a população. O parlamentar finalizou seu discurso chamando a atenção da população para as discussões do Plano Plurianual do Estado de Minas Gerais que ocorrem durante três dias na Assembléia Legislativa e define ações para o estado nos próximos vinte anos.
O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento registrando manifestou solidariedade à Vereadora Dra. Heloisa Cerri que afirma estar sendo vítima de perseguição política. Beto Machado também manifestou solidariedade ao Vereador Edson Sousa que no passado foi destituído de seus Direitos Partidários de maneira que considera injusta, ao Vereador Edmar Rodrigues que já foi alvo de ação política pedindo a sua perda de mandato, ao Vereador Hilton de Aguiar e a vários outros que em algum momento tiveram algum problema de cunho político na sua trajetória. Beto Machado criticou ainda a atitude de servidora da Câmara que utilizou Tribuna Livre para criticar Vereadora e disse que está ocorrendo inversão de valores, que razão de servidores existirem é para garantir o funcionamento da Câmara e atender o mandato dos Legisladores. Beto Machado entende que estão diminuindo a importância do parlamente perante a figura dos servidores da Câmara e pede providências. O parlamentar também utilizou seu pronunciamento para registrar o sucesso da Feira Livre de Ermida que contou com a presença de mais duas mil pessoas. Beto Machado informou que o evento ocorrerá todos os domingos a partir de sete horas da manhã. Beto Machado informou também que o seu Projeto de criação da Central de Documentos Perdidos também estará sendo implantado na cidade de Piumhí onde a convite da Câmara estará presente no próximo dia 25.
O Vereador Edson Sousa (PSB) mais uma vez em seu pronunciamento falou de sua insatisfação com a maneira em que a Câmara de Divinópolis vem sendo tratada através da imprensa e fez um histórico do que considera perseguição política contra a sua pessoa, quando chegou a ser acusado de inimigo público número um por Jornal Local. Edson Sousa pediu que a Câmara se manifeste sobre os ataques que os Vereadores têm recebido e deu um prazo de sete dias para a Mesa Diretora se manifestar sobre o assunto. Edson Sousa também se manifestou solidário à Presidência da Câmara que segundo o mesmo também está sendo injustamente criticada através de veículos de comunicação. Edson Sousa também se manifestou no sentido de parabenizar o Vereador Anderson Saleme que tem trabalhado ativamente pela promoção de ações que incentivam a Inclusão Social. Edson Sousa afirma que em termos de acessibilidade e inclusão existe a Divinópolis de antes e de depois do mandato do Vereador Anderson Saleme.
O Vereador Hilton de Aguiar (PMDB) comemorou em seu pronunciamento o grande volume de obras que a região Sudeste da cidade tem recebido. São obras de infraestrura e recuperação das ruas da região. Hilton de Aguiar ressaltou a mobilização dos Vereadores da região para conseguir a viabilização das obras e agradeceu ao Prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) pelo atendimento das reivindicações. Hilton de Aguiar informou também que a Rua Professor Francisco Dias em breve irá recebe pavimentação. O serviço será executado no local após o término das obras da Rua Jesus Jota. Hilton de Aguiar também utilizou sua palavra para fazer votos pela recuperação da saúde do Vereador Antônio Paduano e também cobrou limpeza para o campo de futebol do bairro Davanuze. O Vereador afirma que já fez vários pedidos à Prefeitura, em especial a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e que não recebeu resposta para os mesmos.
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) usou seu pronunciamento para orientar os cidadãos sobre o endurecimento das leis brasileiras que impõem penalidades para motoristas que dirigem alcoolizados. Adair Otaviano falou das conseqüências de se dirigir embriagado e falou da necessidade de se desenvolver campanhas de conscientização. Adair Otaviano também falou sobre as discussões da possibilidade do Governo Federal instituir algum imposto para custear os atendimentos na área da saúde. Segundo o parlamentar há o compromisso da Presidente Dilma de fazer um estudo aprofundado sobre o assunto antes de chegar a uma posição definitiva.