quarta-feira, 29 de junho de 2011

Canal digital aproxima a Câmara da sociedade


O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, afirmou nesta terça-feira, ao inaugurar a transmissão digital da TV Câmara no Distrito Federal, que o canal digital vai ampliar a aproximação da Câmara com a sociedade. “Precisamos estar cada vez mais conectados com a tecnologia, mas o grande motivo desse projeto é aproximar cada vez mais a Câmara da sociedade, apresentar a Câmara de forma transparente”, disse.

Maia lembrou que a intenção é ampliar o sinal da TV Câmara para todas as capitais brasileiras, o que faz parte de uma política de fortalecimento das ferramentas de relacionamento do Parlamento com a sociedade: “Quanto mais transmitirmos em sistema digital e aberto, mais estaremos divulgando as ações do Parlamento, que têm influência decisiva na vida dos cidadãos.”

O canal digital da TV Câmara no DF estará disponível na TV aberta, totalmente gratuito. Pelo canal 61, o público poderá assistir ao mesmo tempo a sessões do Plenário e a reuniões das comissões. Para sintonizá-lo, o cidadão precisará ter um conversor para TV digital (set top box) ou uma TV com conversor integrado. A transmissão digital também permitirá ao público acompanhar as notícias e sessões da Câmara por meio de telefone celular.

O deputado Izalci (PR-DF), que foi secretário de Ciência e Tecnologia do DF, disse que a população da capital é bastante politizada e que o canal digital deverá provocar um grande interesse.

Ceará

Durante a cerimônia, também foi assinado convênio com a TV Assembleia do Ceará para viabilizar a transmissão do sinal da TV Câmara naquele estado, em parceria com aquela emissora.

A reportagem especial da TV Câmara apresenta os novos recursos do sistema digital e os planos para a TV interativa.

O presidente da Assembleia do Ceará, deputado Roberto Cláudio, afirmou que as TVs legislativas trouxeram um novo conceito de representação popular e o aumento do controle social do Parlamento. Ele afirmou que a TV Assembleia do Ceará está no ar há mais de cinco anos, com sinal analógico, e que está honrada com a parceria com a TV Câmara, com a qual vai compartilhar recursos para a transmissão digital.

Fonte: http://www2.camara.gov.br/