terça-feira, 28 de junho de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 28 de junho de 2011

O Vereador Hilton Aguiar (PMDB) abriu seu pronunciamento pedindo providências para a falta de segurança que hoje prejudica os moradores da Região Sudeste da cidade. Em seguida, o parlamentar denunciou que após alguns meses com o problema solucionado, voltou a faltar água na região do bairro Davanuze. Hilton de Aguiar disse que os moradores da região ficaram sem abastecimento de quinta-feira a domingo sem nenhuma providência por parte da empresa COPASA, que considera incompetente para gerir o sistema de água do município. O Vereador afirmou que teme pela qualidade do tratamento do esgoto do município já que a COPASA não consegue sequer garantir o abastecimento do município. Hilton de Aguiar reclamou também do distanciamento dos secretários municipais para com as demandas populares e diz que equipe administrativa deveria estar mais próxima da comunidade. O Vereador reclamou também da situação de um campo de futebol que se encontra abandonado no bairro Davanuze, desperdiçando uma área que poderia ser utilizada para a prática esportiva. Hilton de Aguiar finalizou seu pronunciamento solicitando apoio para o trabalho social que é desenvolvido pela Casa Virgem de Nazaré.
  
O Vereador Roberto Bento (PT do B) abriu seu pronunciamento afirmando que não considera ruim a administração do Prefeito Vladimir Azevedo, mas que alguns projetos são nocivos ao interesse público e que com estes não pode concordar. Roberto Bento citou obras positivas que estão sendo executadas pelo município, mas reafirmou que o contrato para terceirização do tratamento do esgoto foi prejudicial para a cidade. Roberto Bento voltou a questionar o contrato firmado pelo município com a empresa COPASA por intermédio do Governo do Estado e questionou diversos pontos do contrato. Roberto Bento voltou a insistir em um processo licitatório para escolha da empresa que irá prestar este tipo de serviço. O parlamentar apresentou novas alternativas para tratar o esgoto da cidade e indagou pontos do contrato referentes à agressões ambientais que ainda não foram explicados. Roberto Bento afirmou também que a COPASA está recebendo para ficar com algo que é patrimônio do município e que não houve respeito com o princípio da publicidade no que se refere a assinatura do contrato.
  
O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento manifestando pesar pela morte do Sr. José Antônio Filho, pai do empresário João Welington, ocorrida no fim de semana.  Em seguida, Beto Machado informou que foram feitos vários ofícios, através da Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos e compositores, que foram encaminhados para os Senadores de Minas Gerais e outras autoridades manifestando contra a cobrança do ECAD. O Vereador pede que sejam fiscalizadas as ações deste Escritório. Beto Machado apresentou ainda diversos ofícios que foram recebidos em resposta à cobrança, com destaque para ofício do Senador Aécio Neves, informando que nesta semana deverá ser instaurada uma CPI para fiscalizar todas as denúncias recebidas até o momento. Beto Machado discursou também sobre a importância dos músicos e o trabalho que desenvolvem, afirmando que uma sociedade sem músicos seria uma sociedade triste.  O parlamentar informou também que no próximo sábado estará na Igreja da Paróquia do bairro São Roque onde fará entrega de Moção Congratulatória ao Monsenhor Evaristo em razão dos seus 50 anos de ordenação e dos trabalhos sociais prestados à cidade.  Beto Machado disse também que no próximo sábado estará participando de passeio ciclístico da Escola Miguel Couto que irá passar pela ciclo faixa na Rua Pitangui.
  
A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento criticando a Prefeitura de Divinópolis pela instalação de grades em travessia de pedestres no cruzamento da Avenida Antônio Olímpio de Morais com Rua São Paulo. A parlamentar disse que a medida é inútil e que representou apenas mais gastos para o município, já que o aparato acabou sendo retirado, após o chefe do Executivo tomar conhecimento da medida equivocada adotada por funcionários da Secretaria de Trânsito e Transporte. Em seguida, Heloisa Cerri criticou os ataques que tem recebido por parte dos dirigentes da Secretaria Municipal de Saúde. A parlamentar diz que não tem participado de prestação de contas da SEMUSA porque as reuniões sempre são agendadas para a segunda-feira, dia da semana em que está operando, já que é médica. Heloisa Cerri diz que solicitou mudança do dia da semana em que a prestação é realizada, mas, que não foi atendida.  A Vereadora disse também que vem sendo acusada de ter mentido em justificativa de ausência em última reunião para prestação de contas da SEMUSA e apresentou informações para comprovação da veracidade da justificativa.   Heloisa Cerri diz que o hábito de mentir é da rotina da Prefeitura, e citou como exemplo o fechamento das unidades de saúde em feriados, contrariando promessa feita pela Secretaria Municipal de Saúde. A Vereadora diz que está oferecendo denúncias ao Ministério Público sobre o que considera falhas da administração. Em seu pronunciamento, Heloisa Cerri denunciou ainda a falta de dentistas nas unidades de saúde do município.
  
O Vereador Adair Otaviano (PMDB) abriu seu pronunciamento manifestando sua solidariedade aos moradores de bairros da cidade que ficam mais afastados da região central e que mesmo tendo sido criados há vários anos, até hoje não foram atendidos com obras de infraestrutura. O parlamentar entende que o Programa “Minha Casa, Minha Vida” poderia ter sido utilizado para corrigir esta deficiência do município. Em seguida, Adair Otaviano denunciou que em alguns bairros da cidade as obras de calçamento estão sendo feitas com terra de saibro em lugar de cascalho, o que resulta em pavimentação de má qualidade. O parlamentar disse que apresentou o problema para o prefeito que anunciou providências. Adair Otaviano questionou também o empréstimo solicitado pela Prefeitura Municipal para realização de obras de rede esgoto no município, o parlamentar entende que empréstimos públicos são necessários, mas não concorda com município investir no serviço de rede de esgoto já que esta atribuição agora é uma competência da COPASA.
  
O Vereador Andersom Saleme (PR) denunciou que lei municipal que dispõe de reserva de residências em programas populares não está sendo cumprida. A legislação determina cotas para deficientes e idosos em programas públicos de habitação. O Vereador disse que está fiscalizando e pediu apoio da imprensa neste trabalho. Andersom Saleme questionou também a falta de respostas para questionamentos feitos por parlamentares ao projeto de tratamento do esgoto do município.  O parlamentar denunciou também que vários pontos da cidade ainda enfrentam problemas no abastecimento e água e afirmou de maneira categórica que não é possível mais aceitar desculpas por falha neste serviço. Andersom Saleme falou também da importância que foi a doação de imóveis para que 6 entidades sociais possam construir suas sedes, que foi autorizada pela Câmara.  O parlamentar cobrou também providências para a falta de estrutura adequada que é verificada no “camelódromo” da cidade. Andersom Saleme finalizou seu pronunciamento cumprimentando o Deputado Jaime Martins Filho (PR) pela liberação de recursos para a área da saúde no município.
  
O Vereador Antônio Paduano (DEM) abriu seu pronunciamento falando sobre os projetos que estarão em breve sendo votados pelos vereadores, autorizando que a Prefeitura de Divinópolis contraia empréstimos para obras de infraestrutura. Paduano pede que parte destes recursos sejam utilizados na infraestrutura dos povoados localizados nas comunidades rurais da cidade que estão aos poucos sofrendo declínio populacional devido a falta de investimentos. O Vereador informou que esteve reunido com o Superintendente da Usina de Projetos, Lúcio Espíndola, para quem expôs a questão e agora aguarda a sensibilidade do Poder Executivo. Paduano diz que os custos para melhorias nas comunidades rurais não são saltos já que apenas pouco mais de 20 localidades carecem do benefício. Paduano finalizou seu pronunciamento comunicando que foi informado pelo Superintendente da Usina de Projetos, Lúcio Espíndola, que rede de esgoto para bairros periféricos do Distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida) é uma prioridade da atual gestão.
  
O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu pronunciamento convidando toda a comunidade e vereadores à visitarem a Mostra de Trabalhos de alunos do Campus Dona Lindu, da Universidade Federal de São João. Segundo o parlamentar os trabalhos apresentam diversas alternativas para melhor gestão da saúde pública, em especial para os Programas de Saúde da Família. Geraldinho da Saúde afirmou também que trabalhar a humanização dos atendimentos nesta área é muito importante e que a UFSJ tem papel fundamental neste sentido, já que está formando os futuros profissionais da saúde. Geraldinho da Saúde voltou também a cobrar a convocação de agentes sociais para preenchimento de vagas na rede pública para que o atendimento oferecido à população possa ser feito de maneira mais eficiente. Geraldinho pediu apoio para os cursos oferecidos pela Universidade e falou dos ganhos que estes representam para o município.

O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) utilizou seu pronunciamento para falar da importância que foi a doação de vários imóveis para que seis entidades de Divinópolis possam construir suas sedes. Rodyson citou cada umas entidades ressaltando a importância do trabalho que hoje elas prestam no município. Rodyson do Zé Milton informou também que esteve acompanhando reunião do Executivo Municipal junto a Caixa Econômica Federal para discussão da utilização dos recursos do PAC habitação para inclusão do bairro São Vicente na listagem de áreas a serem beneficiadas pelo projeto. Rodyson informou que a decisão final sobre a execução destas obras será tomada nos próximos dias.