quinta-feira, 30 de junho de 2011

Resumo de pronunciamentos do dia 30 de junho de 2011

O Vereador Roberto Bento (PT do B) abriu seu pronunciamento cumprimentando a Líder Comunitária Josefa Maria que fez uso da Tribuna Livre para reclamar dos transtornos para moradores do bairro Terra Azul, provocados pelos lotes vagos.  O parlamentar falou que já apresentou junto à Câmara, Projeto de Lei que visa amenizar os problemas provocados pelos vagos e discorreu sobre a importância de ações mais eficientes para diminuir a quantidade de lotes vagos no município. Roberto Bento diz que já fez trabalho no sentido de fotografar e denunciar lotes que não recebem manutenção e que inclusive o material foi encaminhado para o Ministério Público. O parlamentar denunciou também que a Prefeitura é dona de lotes vagos que se encontram em situação de abandono e que poderiam estar sendo utilizados à serviço da comunidade. Roberto Bento diz que não é um opositor da atual gestão municipal, mas que não concorda com a terceirização do tratamento do esgoto. O vereador elaborou 20 perguntas para as quais cobra resposta, todas referentes ao tratamento de esgoto do município. Roberto Bento voltou a apresentar alternativas para custeio do serviço em Divinópolis, sendo a principal delas através do recolhimento do INSS no município. O parlamentar cobrou também apoio maior dos Deputados da cidade para que o problema seja resolvido sem penalizar população.
  
O Vereador Milton Donizeti (PRTB) abriu seu pronunciamento comemorando a conquista da Sociedade dos Surdos de Divinópolis que adquiriu imóvel para sua sede própria. Em seguida, o parlamentar comemorou o aumento no número de seguidores do facebook. Milton Donizete inclusive leu em plenário, correspondência que recebeu de morador do bairro Bom Pastor, na qual o cidadão pede melhorias para o trânsito no entorno da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Milton Donizete leu também em plenário, correspondência enviada pelo Deputado Federal Jaime Martins Filho na qual o mesmo anuncia liberação de recursos para a saúde pública do município. Milton Donizete informou também que está promovendo movimento no sentido de conseguir a implantação do SAMU no município de Divinópolis. Milton Donizete falou também da importância de ser aprovado o Projeto de Lei que declara de utilidade a entidade “SOS do Câncer” e afirmou que sempre há espaço para a filantropia.
  
O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu seu pronunciamento manifestando apoio ao trabalho da entidade social “SOS do Câncer”. Em seguida o parlamentar informou que esteve no início da tarde acompanhando visita do Secretário de Estado da Saúde Antônio Jorge ao município de Divinópolis. Beto Machado discursou também sobre a importância de se apoiar projetos que incentivam o uso de bicicletas como meio de transporte. O parlamentar lembra que foi autor de lei que trata da implantação do sistema de ciclovias em Divinópolis. Beto Machado informou também que no próximo sábado haverá passeio ciclístico, no qual estará presente, para valorizar a implantação da ciclovia criada na Rua Pitangui. O passeio ciclístico está sendo organizado pela Escola Estadual Miguel Couto com saída às 8 horas. Beto Machado falou ainda da importância de se valorizar ações que proporcionem saúde e qualidade de vida para o cidadão e cita o Projeto das “Academias ao Ar Livre” como um exemplo de sucesso. O parlamentar voltou a falar também da dificuldade que os músicos divinopolitanos vem enfrentando para conseguir se apresentar na cidade devido a determinações que proibiram os shows em diversos bares e restaurantes. O Vereador informou que na próxima semana estará reunido com Secretários de Meio-Ambiente para tratar do assunto.  Beto Machado finalizou pronunciamento anunciando a instalação de uma agência do Banco do Brasil no Distrito de Santo Antônio dos Campos, Ermida.

O Vereador Adair Otaviano (PMDB) abriu seu pronunciamento manifestando apoio aos moradores do bairro Costa Azul e imediações que enfrentam uma série de transtornos provocados pelo grande número de lotes vagos naquela região. Adair Otaviano disse que a situação é crítica em vários bairros e pediu que seja criada uma lei que faça com que donos de lotes vagos paguem mais impostos, para que isto force a manutenção dos mesmos, ou construção, para diminuir problemas que os mesmos trazem para moradores.  O Vereador Adair Otaviano falou ainda das obras de pavimentação que em breve terão início nos bairros da região Sudeste e orientou a população a ficar atenta para propostas de calçamento particular para evitar gastos desnecessários de dinheiro.
  
O Vereador Andersom Saleme (PR) abriu seu pronunciamento falando da importância de se fortalecer movimentos sociais e manifestou apoio aos membros da entidade SOS do Câncer.   Andersom Saleme parabenizou em seu pronunciamento, o Vereador Beto Machado (PSDB) por apresentar projetos socialmente relevantes como os que criam as Ciclovias e as Academias ao Ar Livre. Em seguida, o parlamentar concedeu à parte ao Vereador Hilton Aguiar (PMDB) que o parabenizou pela posse como Presidente do Lions Clube Divinópolis Pioneiro. Na seqüência o Vereador Andersom Saleme passou a discorrer sobre as importantes ações sociais que este clube de serviços já desenvolveu em Divinópolis.  O parlamentar informou também que já é possível assinar em seu gabinete o abaixo-assinado que pede a redução da idade mínima para acesso gratuito ao transporte coletivo.
  
A Vereadora Heloisa Cerri (PV) afirmou em seu pronunciamento que é contra o aumento no número de vereadores. A parlamentar afirma que não há nada de positivo nesta medida. Heloisa Cerri defendeu também o voto distrital e o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais, o que segundo a mesma, permitirá melhor identificação das propostas de cada sigla. A Vereadora defendeu também a regulamentação do transporte por tração animal no município e disse que a lei de sua autoria que foi ironizada na cidade já existe em várias cidades do país. Heloisa Cerri agradeceu também a todos os que apoiaram a indicação de sua autoria que resultou no tombamento do Casarão dos Ferroviários no bairro Esplanada que agora se tornou Patrimônio Histórico com aval do Governo Federal. A parlamentar finalizou seu pronunciamento valorizando o trabalho das entidades de apoio aos portadores de câncer, já que muitas vezes estas preenchem lacunas no atendimento público oferecido pelo SUS.
  
O Vereador Edson Sousa (Sem partido) abriu seu pronunciamento pedindo apoio para aprovação de projeto que permitirá o apostilamento dos diretores da rede municipal de ensino que se sentiram prejudicados por mudanças na lei que trata do assunto.Edson Sousa entende que se trata de um direito dos professores e por isto deve ser respeitado. O parlamentar exibiu ainda vídeo elaborado por uma professora no qual ela transmite mensagem especial para os vereadores incentivando a serenidade e a tranqüilidade.