segunda-feira, 13 de junho de 2011

Plenário volta a discutir proibição de uso de uniforme médico fora do ambiente de trabalho



Estará novamente apto para discussão e votação, a partir do dia 16 de junho, o Projeto de Lei CM 36/2011 de autoria do Vereador Hilton de Aguiar (PMDB), que proíbe  os profissionais de saúde que atuam no Município de Divinópolis, de utilizarem qualquer equipamento de proteção individual, inclusive jalecos, aventais e outras vestimentas especiais fora do ambiente de trabalho, afim de se evitar  contaminação e propagação de doenças contagiosas.

Caso o projeto venha a ser aprovado, os profissionais e estagiários da área da saúde que descumprirem a norma receberão multa equivalente a 10% do salário mínimo vigente, com duplicação do valor no caso de reincidência.

A proposta de lei prevê ainda o desenvolvimento de campanhas de conscientização através da Secretaria Municipal de Saúde e a divulgação da determinação através de cartazes que deverão ser afixados em veículos do transporte coletivo, bares, restaurantes, supermercados e estabelecimentos do gênero.

O Vereador Hilton de Aguiar justifica a proposição afirmando que profissionais de saúde estão em constante contato com microorganismos que se alojam em suas roupas e quando estas são expostas a cidadãos comuns, eles podem vir a se contaminar pelos mesmos, provocando assim o surgimento de surtos e epidemias de doenças contagiosas.

A matéria estava sobrestada pela Vereadora Heloisa Cerri (PV) que ficou de levar um profissionaol médico até o legislativo para que o mesmo explique a real chance de contaminação que as vestimenta as profissionais representam.